20060831

# Segundo consta, esta é uma das grandes modas


do momento nos Estados Unidos: uma bolsa para passear o cãozinho. Atentos às novas tendências do mercado e aos caprichos das grandes estrelas de Hollywood, os designers americanos Hedy Grant e Suzanne Sherman decidiram então criar uma linha de bolsas à qual deram o nome original The Doggie Bag.

Há vários estilos e um grande leque de cores para que o cãozinho possa condizer com a roupa da sua dona.

O meu preferido é sem dúvida o estilo Colete de emergência:


Mas cada um pode escolher o seu preferido:

http://www.glamourdog.com/puppy-purses.html

20060830

# Caras amigas, preciso novamente dos vossos


sábios conselhos. Lavei uma máquina de roupa e uma T-shirt branca do meu filho, que a mãe lhe comprou há 15 dias atrás (!!!) quando estiveram no Algarve, ficou um pouco tingida de vermelho – esqueci-me que não se podem misturar determinadas cores. Já pensei em pô-la de molho em lixívia para ver se resolvia o problema, mas como tem uma estampagem em tons de cinzento, tenho medo de piorar ainda mais as coisas. Alguma solução à vista? ;)

# Fui etiquetado pela nossa amiga Teresa.

(Nota importante: a foto não tem nada a ver com a Teresa)

Lembro-me de também o ter sido durante o tempo em que estive de férias, mas só hoje com este novo convite é que me surgiu um Ah, pois é! Peço desculpa a quem já me tinha lançado o desafio, mas esqueci-me. Li então atentamente as extensas explicações de duas linhas e acho que já percebi tudo o que era para fazer. Atão, vamos a isso:

- Louça - Tenho um grande problema com a louça, mesmo muito grande! Não me importo de cozinhar, não me importo de arrumar a cozinha, mas lavar louça, para mim é um sacrifício. Detesto simplesmente. Então compra uma máquina - ouço já por aí a dizer. Pois, até comprava, mas os senhores que me fizeram o apartamento deixaram-me espaço para tudo menos para uma máquina!

- Figos – Ponham-me à frente de uma figueira e eu só saio de lá quando ela estiver limpa. Mas só gosto dos figos apanhados directamente da árvore, não sendo assim, dificilmente lhes toco.

- Cães – Gosto de cães. Mas não é de qualquer um. Simpatizo e sinto uma ternura especial pelos rafeirinhos que andam pelas ruas, sujos e cheios de pulgas. E não são raras as vezes que vou ao supermercado e compro umas latas de comida que deixo abertas cá fora no parque de estacionamento, porque sei que costuma ser um local de passagem.

- Rir – Adoro rir e procuro constantemente no meu dia-a-dia motivos para o fazer. Faz bem à alma, não duvidem.

- Cores – Tenho uma grande atracção por duas cores e ninguém faz ideia quais são…

- Galinhas – Tenho desde a minha mais tenra idade um fascínio por galinhas. Mal comecei a andar, passava o meu tempo a correr atrás das do meu avô e a agarrá-las. Em casa dos meus pais, ainda chavaleco, cheguei a ter uma galinha anã – era a minha Quequinha – que corria ao meu encontro assim que chamava por ela e adorava andar a passear comigo no quintal, sentada em cima do meu ombro - e era muito limpinha, nunca me sujou. Não cheguei a dizer a razão, mas acho piada às galinhas por as achar o animal mais estúpido, desajeitado e comilão à superfície da terra: quando fogem de algo ou alguma coisa, são muito bem capaz de enfiar a cabeça no buraquita mais pequeno que encontrarem para ver se escapam e não há dúvida que passam o santo dia a encher o papo!

Bom, já me confessei! Passava a batata quente também a alguém, mas não sei a quem. Aceita-se voluntários.

20060829

# A revista Sábado trazia na semana passada


um artigo bastante interessante sobre o que os guias turísticos estrangeiros dizem a nosso respeito. E é espantoso verificar que somos retratados como se o nosso país tivesse estagnado nos anos 50. Segundo consta, somos um povo obcecado por azeitonas, deprimido pelo fado e a nossa segunda religião, é o futebol. Apesar de na generalidade falarem bem de Portugal, fica contudo a imagem de um país desactualizado, onde ainda é perigoso falar de religião, da família e onde os homossexuais são ainda pessoas muito mal vistas. Vale a pena dar uma volta rápida por alguns guias e as suas informações por vezes disparatadas:

- 101 places not to visit (anti-guia inglês – Enumera os destinos mais miseráveis, feios e aborrecidos do mundo): A cidade de Faro é citada como um destino em que a única actividade mais relaxante é o turista ficar trancado no quarto do hotel de forma a tentar escapar a uma possível bala perdida (?!!)
- Lonely Planet (guia inglês): Este guia tem o cuidado de avisar as suas turistas que não se devem ausentar do país sem previamente terem comprado um stock de tampões já que em Portugal são caríssimos e o mais provável será só os encontrarem à venda nas farmácias. Aconselha ainda a compra de anti depressivos pois o nosso fado-nostalgia-saudades pode de alguma forma contagiá-los. Desaconselha ainda qualquer passeio a Belém porque é atravessado por uma estrada muito movimentada e um comboio suburbano.
- Let´s go (guia norte-americano): segundo este guia, as invasões napoleónicas, que teriam durado de 1807 a 1910, traumatizaram o povo português e só o 25 de Abril voltou a dar alegria aqui ao pessoal. Esse mesmo guia acrescenta que Pedro Santana Lopez foi um dos nossos governantes – quanto é que ele terá pago por essa referência? Por fim, a nossa querida Mariza corresponde à nossa Madonna portuguesa!
- Guide du routard (guia francês): Para este exemplar, o povo português raramente chega a horas a qualquer sítio – bom, vendo bem…!! – e o futebol alimenta metade das conversas entre os machos.
- National Geographic – Este guia até fala bem de Portugal, mas esquece-se de falar das nossas praias e das nossas bonitas paisagens!!
- Ricksteves.com ( Guia on-line norte americano – Indicações dadas por turistas que visitaram o nosso país): Refere-se ao famoso restaurante Pap´Açorda, em Lisboa como um dos piores restaurantes de Lisboa, com empregados arrogantes que tentam aproveitar-se dos turistas. A Pousada dos Lóios em Évora também não escapa sendo que o seu pessoal é classificado como nada prestável, e a cidade é considerada um local morto…


20060828

# Este fim de semana, o destino foi Sines.


Paisagens maravilhosas, lindas praias e o sol não faltou ao encontro para animar ainda mais o dia que já se encontrava bastante animado. Mas quem entra nesta praia, fica logo à partida com um pé atrás. É que no topo de um poste, encontra-se uma bóia gigante com as seguintes indicações: Nadador Salvador e o respectivo número de telemóvel do visado. Estranho, muito estranho... será que agora para ir para a água é preciso ir munido com o aparelhozinho no bolso...?

- Tou, sim? Senhor Salvador... Glup! Glup! Podia dar um pulinho aqui, se faz favor... Acho que me tou a afogar... Glup!
- Sim, pode ser! É só acabar o meu café e já vou...
- Ok, tá bem, mas não demore muito, não? Glup! Glup!

20060825

# De fim de semana prolongado... divirtam-se

e até domingo ;)

# Dos Estados Unidos chega-nos mais uma


notícia fresquinha. Mas não é qualquer uma, é daquelas broncas que eu tanto aprecio e que só vem confirmar o que eu penso do povo norte-americano. Na pequena cidade de Black Jack, no estado do Missouri, um casal recém chegado ao local e os seus três filhos, viram ser-lhes recusada uma autorização de residência porque um regulamento local proíbe os seus habitantes de viverem em número superior a três na mesma casa se não houver entre eles pelo menos uma ligação de sangue, um casamento ou uma adopção. E pelos vistos, o casal não cumpre nenhuma destas prioridades. A filha mais velha do casal é fruto de uma anterior relação da mulher; o casal vive junto há 13 anos, mas sem nunca ter dado o nó e nenhum dos filhos é adoptado. Descontente com o regulamento local que tanto o prejudica, o casal com a ajuda da União Americana para as Liberdades Civis – ACLU – decidiu processar o município… é que por cada semana que passar a morar na sua casa, este poderá ser multado em 500 dólares.

Mas esta notícia em nada se compara às duas que andaram a circular nos meios de comunicação social há uns bons anos atrás e que envolveram processos contra duas grandes e conhecidas empresas internacionais.
No primeiro caso, uma mulher depois de dar banho ao gato, secou-o no micro-ondas e fez um churrasco. Processou a marca porque o aparelho não vinha acompanhado de um aviso em como não se podiam secar animais.
No outro caso, o filho ainda bebé de uma mulher aleijou-se quando levou uma caixa de CDs à boca. A mãe levantou logo um processo pelo mesmo motivo, a caixa não trazia nenhuma indicação em como não era comestível!

Tive pena de nunca ter chegado a saber o resultado destes dois imbróglios…

20060824

# Talvez a melhor forma de perceber o horror


do abate de bebés focas seja ver a situação invertida...

20060823

# Ontem à noite, como o sono tardava um


pouco a chegar, dei por mim a relembrar-me de algumas pequenas cenas embaraçosas ou de pura distracção que já me aconteceram ao longo da minha vida…

- Já adormeci a tratar um dente. A dentista abanou-me um pouco aflita e perguntou-me se eu me estava a sentir bem. Quando lhe disse que tinha adormecido, ela nem quis acreditar.
- Ainda na dentista – uma outra - durante um tratamento de um dente, deu-me uma vontade inadiável de ir à casa de banho. Com algodão na boca e mais não sei quantas coisas que se lembram de lá colocar, comecei a gemer e a fazer gestos para dar a entender que estava aflito. Está a doer? - perguntou ela. E eu entre mais gestos e mais algumas tentativas de falar, lá consegui fazer-lhe entender o que queria e fui.
- Já adormeci num semáforo em Aveiro. Acordei com os carros atrás de mim a buzinarem-me.
- Numa reunião em que fiquei frente a frente com a minha chefe, adormeci enquanto ela estava a falar. Acordei com os olhos dela postos em mim. É uma situação que não aconselho a ninguém!
- Um dia, já lá vão uns anos valentes, ao sair de uma bomba de gasolina, como estava cheio de pressa, fiz inversão de marcha sobre um traço contínuo. Um polícia de mota – que infelizmente não vi – mandou-me logo parar. Lá tentei atirar-lhe poeira para os olhos, que não tinha visto o traço… Pediu-me para sair do carro, mandou parar o trânsito de ambos os lados da estrada – e quem conhece a nacional que vai de Aveiro até Cacia sabe o movimento que ela tem - e pediu-me para o acompanhar até ao eixo da via para ver a linha contínua.
- Num dia de recepção de encarregados de educação, pedi a uma senhora para aguardar um momento que já lhe dava as informações da neta. Ela corrigiu-me que não era neta mas sim filha!
- Numa aula em que surgiu uma dúvida sobre o funcionamento de uma catapulta, fiz um pequeno esquema no quadro e expliquei que num dos lados podia colocar-se uma merda que seria depois projectada. Risada geral. Ainda hoje estou para perceber como é que me saiu merda em vez de pedra..
- Já me aconteceu sair de casa para ir às compras, parar para tomar um café e voltar para casa tendo-me esquecido do objectivo da minha saída.
- Já me aconteceu ir tomar um café, abrir o pacote de açúcar e despejá-lo no cinzeiro.

Bom, mas para além disso, sou um gajo normal.

20060821

# Já comecei a colocar novamente os links


mas ainda faltam muitos penso eu. Se não virem o vosso, avisem-me aqui...

# Procurem nas vossas memórias e tentem



lembrar-se se nunca foram alvo desta piadinha:

- Queria? Então já não quer?

Estão a ver qual é?


Se ainda não, vejam esta situação. Entram numa pastelaria, aproximam-se do balcão e dizem muito simplesmente ao funcionário:

- Queria um café, se faz favor!

E ele, com um sorriso impregnado de ironia e com um já te lixei em mente, dispara:

- Queria? Então, já não quer?


E nós, com uma vontade louca de lhe responder enfia o café onde cá sei, lá respondemos:

- Pois, isto é, quero um café.


E é ver o empregado a tirar o maldito café com um sorriso de vitória nos lábios.

Mas terá afinal o funcionário tantas razões para sorrir? Não. Segundo os nossos especialistas da língua portuguesa, as duas formas estão correctas. Tanto se pode dizer Queria um café como Quero um café. O sentido da frase mantêm-se nos dois casos, estamos a pedir um café. A diferença está simplesmente no tempo verbal empregue.

Queria um café – Utilizar o Pretérito Imperfeito exclui acrescentar se faz fazer, já que a utilização deste tempo verbal é sinal de delicadeza e boa educação.

Quero um café – Neste caso, como o verbo está no Presente, se quisermos ser bem-educados teremos que acrescentar se faz favor.

Agora que já sabem, façam como eu, usem e abusem do Queria um café. E se alguém vos corrigir, dêem-lhe uma explicaçãozinha…

20060818

# Há várias pessoas amigas aqui da blogosfera



que já me perguntaram se eu afinal ainda estava de férias ou não. Pois, ainda estou mesmo de férias – fora - até Domingo. Mas de vez em quando, lá arranjo um pc e dou um gostinho ao dedo. A partir de Domingo vou arrancar a sério e vou finalmente voltar a colocar os meus links em dia. E já agora aproveito para pedir para me avisarem se me esquecer de algum.

Vou aproveitar também para responder a um desafio que me lançaram em vários blogs.

Empregos que já tive:

Professor. Sempre foi a minha única profissão, que eu adoro que se diga de passagem. Desde puto, nunca quis outra coisa se não dar aulas. E tudo isso por causa de um velhote vizinho dos meus pais que eu admirava porque achava que, como professor, sabia tudo. Bom, hoje em dia, posso dizer que afinal, um prof não sabe tudo. Seria bom, pois…!


Filmes que adoro, amo, venero:

Esta é complicada, muito complicada! São tantos os filmes que eu adoro que é muito difícil destacar este ou aquele. Mas Tremors é um deles por ter sido um marco na história do cinema. Filme de orçamento muito baixo e com poucos actores, teve um enorme sucesso quando saiu nas salas de cinema.


Programas de TV:

Vejo pouca televisão, mas sempre que posso, não falho A herança, um dos poucos concursos que ainda se digna dar lugar à cultura. Também sou um fã de Sitcoms inglesas. Admiro o humor inteligente. Bom… o humor parvo também tem a sua piada.


Livros:

Aqui não tenho dúvidas. Não vou nomear nenhuma obra de um grande escritor, apesar de já ter devorado muitos livros. O livro que me marcou mais até hoje e que guardo como uma relíquia, foi o primeiro livro que eu li, ainda era chavaleco, mas que me fez despertar o gosto pela leitura: Taurus le révolté (não me lembro do autor). Cada vez que penso em livros, é este que me salta à memória.


Lugares onde estive:

- França: conheço praticamente o país todo de ponta a ponta.
- Bélgica: país lindíssimo que vale a pena visitar.
- Espanha: admiro a descontracção com que o povo espanhol encara o dia-a-dia, para além de ser também um país pelo qual também vale a pena dar uma voltinha.
- Portugal: conhecia melhor o norte de Portugal. Só de há uns anos para cá descobri o sul. Sem comentários, Portugal é o mais bonito de todos os países!


Comidas:


- Couscous
- Frango de churrasco
- Praticamente todos os pratos franceses
- Um bom cozido à portuguesa
- Arroz de marisco


Músicas:

Também muito complicado de escolher! Gosto de tudo um pouco, mas…


Patrícia Kaas - Les hommes qui passent
J. J. Goldman - Comme toi
Francis Cabrel - Todos os álbuns
Scorpions - A minha tara desde os meus 15 anos. Ninguém me diga mal deles!
Heart - All I Wanna Do Is Make Love To You

Expensive Soul – descobri há pouco, mas é sem dúvida um excelente grupo. E então aquela música “Brilho”…


Lugares onde queria estar:

Melhor, país que adorava visitar: os Estados Unidos!

20060811

# Boa continuação de férias para quem as


estiver ainda a gozar. E boas bebidas frescas, com uns cubinhos de gelo e uma rodela de limão, à sombra de uma esplanada com vista para o mar ;)

Um obrigado a todos pelos desejos de boas férias!

ps: sei que é uma seca, nem eu gosto, mas tive que activar a verificação de palavras. Estava a ser invadido por uma praga de spams dos tais "Nice blog... e companhia".

# Ainda estou de férias, mas lá consegui


arranjar maneira de colocar aqui um postzinho sobre um dos assuntos que anda por aí a fazer as delícias das nossas revistas nacionais: a mediática Elsa Raposo foi apanhada a beijar o seu professor de surf. Nada surpreendente e normal se a rapariga não estivesse de casamento marcado com o não menos mediático Gonçalo Dinis. Entre justificações e acusações de parte a parte – que é o que menos interessa aqui – sobressai um pormenor que, este sim, é digno de relevo: quem estava a organizar a boda toda era, nem mais nem menos, que a conhecida taróloga Maya. Rude golpe na carreira desta profissional do adivinha. Então, não é que esta senhora não conseguiu prever que o casamento não se ia realizar! Tantos preparativos para nada querida Maya e tantos clientes que vão dar à sola… Ui! Ui!

20060802

# Amigos, colegas, gajo que me pifou os links



venho desejar a todos umas boas férias. Portem-se bem e muito cuidado com o sol, daqui a um pouco mais de 15 dias estarei de volta. Vou ter saudades disto, porra...

# Só por curiosidade e porque me lembrei



agora. Toda a gente sabe ao quanto é difícil encontrar um trevo de quatro folhas. Pois a minha mãe tem uma autêntica praga deles no jardin em casa dela. E quanto mais os arranca, mais crescem no ano seguinte. Já tentei obter uma explicação junto de uma colega minha bióloga, mas nem ela não me soube dar uma explicação para o caso. Até na minha varanda já tenho um vaso cheio deles..

20060801

# Pessoal, roubaram-me os links todos! Mas vou



voltar a colocá-los à medida que tiver tempo. Só queria avisar quem os levou que não aceito chantagens, nem pago resgates a ninguém. Preciso do cacau para ir de férias!

# Numa entrevista a uma conhecida revista



de especialidade, a jovem actriz Regiane Alves, actualmente a interpretar o papel de Alice na novela Páginas da vida – folgo em saber, porque nem sequer sabia que existia uma novela com esse nome, e muito menos tinha ouvido falar desta menina – fez uma revelação algo surpreendente: adoro homens feios. Conversa puxa conversa e a jovem acrescentou ainda: sou do signo Virgem e por conta do meu perfeccionismo, prefiro homens compreensivos e sensíveis. Sou segura de mim. Tanto que até hoje ninguém broxou comigo.

Peço desculpa pela minha ignorância, mas alguém sabe explicar-me o significado da palavra broxou?