20060829

# A revista Sábado trazia na semana passada


um artigo bastante interessante sobre o que os guias turísticos estrangeiros dizem a nosso respeito. E é espantoso verificar que somos retratados como se o nosso país tivesse estagnado nos anos 50. Segundo consta, somos um povo obcecado por azeitonas, deprimido pelo fado e a nossa segunda religião, é o futebol. Apesar de na generalidade falarem bem de Portugal, fica contudo a imagem de um país desactualizado, onde ainda é perigoso falar de religião, da família e onde os homossexuais são ainda pessoas muito mal vistas. Vale a pena dar uma volta rápida por alguns guias e as suas informações por vezes disparatadas:

- 101 places not to visit (anti-guia inglês – Enumera os destinos mais miseráveis, feios e aborrecidos do mundo): A cidade de Faro é citada como um destino em que a única actividade mais relaxante é o turista ficar trancado no quarto do hotel de forma a tentar escapar a uma possível bala perdida (?!!)
- Lonely Planet (guia inglês): Este guia tem o cuidado de avisar as suas turistas que não se devem ausentar do país sem previamente terem comprado um stock de tampões já que em Portugal são caríssimos e o mais provável será só os encontrarem à venda nas farmácias. Aconselha ainda a compra de anti depressivos pois o nosso fado-nostalgia-saudades pode de alguma forma contagiá-los. Desaconselha ainda qualquer passeio a Belém porque é atravessado por uma estrada muito movimentada e um comboio suburbano.
- Let´s go (guia norte-americano): segundo este guia, as invasões napoleónicas, que teriam durado de 1807 a 1910, traumatizaram o povo português e só o 25 de Abril voltou a dar alegria aqui ao pessoal. Esse mesmo guia acrescenta que Pedro Santana Lopez foi um dos nossos governantes – quanto é que ele terá pago por essa referência? Por fim, a nossa querida Mariza corresponde à nossa Madonna portuguesa!
- Guide du routard (guia francês): Para este exemplar, o povo português raramente chega a horas a qualquer sítio – bom, vendo bem…!! – e o futebol alimenta metade das conversas entre os machos.
- National Geographic – Este guia até fala bem de Portugal, mas esquece-se de falar das nossas praias e das nossas bonitas paisagens!!
- Ricksteves.com ( Guia on-line norte americano – Indicações dadas por turistas que visitaram o nosso país): Refere-se ao famoso restaurante Pap´Açorda, em Lisboa como um dos piores restaurantes de Lisboa, com empregados arrogantes que tentam aproveitar-se dos turistas. A Pousada dos Lóios em Évora também não escapa sendo que o seu pessoal é classificado como nada prestável, e a cidade é considerada um local morto…


27 Comments:

Blogger Mim said...

Olha, olha, e eu a pensar que Portugal era um belo jardim À beira mar plantado, o paraíso dos turistas, e que os estrangeiros até ns adoravam, txiii, afinal não.
;)

10:37  
Blogger gnoveva said...

isso das azeitonas.. se calhar foi por isso que na grécia, um gajo meteu conversa connosco [para ver se nos conseguia convencer a ir ao restaurante dele almoçar] e quando dissemos ser portugueses, perguntou-nos se era verdade que tínhamos robots que apanhavam as azeitonas. estava todo contente, porque esses mesmos robots estavam a chegar à grécia. :)

é um bocado revoltante, essa imagem de portugal, mas ninguém faz nada para promover este país.

11:04  
Blogger Sapito said...

Eu sei que o nosso rico país tem defeitos, e por sinal graves, massendo assim, que vem essa gente toda fazer para aqui?! Procurar defeitos?! Isso é o que faz alguém ligeiramente limitado de ideias... (acho eu!) ;)

11:07  
Blogger LoiS said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11:17  
Blogger LoiS said...

NÃO stressem por favor, estes mesmos guias mandam enormidades sobre outros destinos, igualmente !

O pior são artigos de opinião, como o de uma conceituada revista Inglesa, sobre um restaurante Português em Londres em que a crítica gastronómica não se ficou pela análise ao restaurante, desbravando considerações sobre o nosso país " de pessoas deprimidas cuja culinária não é mais do que a a cozinha espanhola com uma mão cheia de sal "; " gente atrasada e rural ", ou a que me ficou ainda mais na memória " um país que andou nas descobertas apenas com o proposito de ter sexo ...".

Tenho pena de não ter guardado essa monumental divagação de alguém com muitos problemas com Portugal, alguém reputadíssimo no meio jornalístico britânico. Sei que esse artigo levou com uma resposta em cima do nosso adido para o turismo do ICEP de Londres.

Vou tentar descobrir essa preciosidade !

Abraços

11:19  
Blogger Teresa said...

Ai ai.. Faro com balas perdidas!!.. lolol, coitados, sabem lá o que é paz.. eles que se tranquem nos quartos de hotel, a perda é deles.

11:27  
Blogger desculpeqqc said...

Sinceramente nem sei bem o que acho melhor para o país.
Pode ser que se disserem muito mal, cativemos os grupos de turistas radicais.
Atenção que muitos deles acertaram.

11:53  
Blogger vinte e dois said...

Et: realmente é, e quando se fala de gastronomia no nosso pais, há sempre uma óptima referência aos nossos pratos, mas uma má aos serviços.

Mim: Pelos vistos os turistas gostam mesmo de nós, mas tb há estas informações a circular pelo mundo e que dão uma imagem um pouco distorcida do nosso país :)

Gnoveva: olha que ele era capaz de ter razão, devia estar a referir-se a uma máquina que faz vibrar as oliveiras que é utilizada na apanha das azeitonas :)

Sapito: Penso que a grande maioria dos turistas turistas depois de se apanhar por cá deve verificar que afinal isto até é bem bom ;)

Lois: Sim, é bem provável que tb falem de outros locais da mesma forma.
Mas o anti-guia "101 places not to visit" põe por exemplo Faro em pé de igualdade com cidades como o Rio de Janeiro onde a taxa de criminalidade é elevada... Pessoalmente acho um exagero.

Teresa: és de Faro? se és, tu é que te podes pronunciar sobre as balas perdidas ;)

Lfm: concordo. Há situações apontadas que são uma realidade, mas há outras que estão completamente deslocadas da realidade :)

Vale a pena ler o artigo todo se tiverem oportunidade. O artigo tb fala de coisas positivas. É na Sábado de 17 a 23 de Agosto

12:26  
Blogger princesa said...

é certo que quando vamos para fora tudo nos parece melhor, mais ordenado e saboroso...Mas como será viver diáriamente com:
- chuva 90% do ano
- restaurantes em que só se come acima dos 30€ p/p
- sem comida tradicional
- sem história
-....

Portugal é lindo! Tem muito que evoluir...Mas todos nós podemos contribuir...e ás vezes somos os primeiros a criticar...

bjs
(vou ler o artigo)

12:47  
Blogger Joana Carneiro said...

a minha alma ta pisica... balas perdidas em faro?? sera q acham q faro é no brasil? :P

bem...uma vez em londre, conheci um gajo q qd lhe disse q era de portugal, fez uma exclamaçao (ahhh) e disse: portugal...uma cidade na russia, n é??

claro q eu fiz-lhe o favor de poupar a minha bebida e n lha atirei a cara... mas la vontade n faltou!!

13:08  
Blogger Nomyia said...

Incrível. Essas referências ao país antiquado e parado no tempo é o que se diz quando não se sabe o que se há-de dizer sobre o país. Sai mais barato contratar escritores que escrevam o que de pouco senso comum sabem sobre o destino em questão do que procurar INVESTIGAR e RELATAR FACTOS e TRADIÇÕES que tenham alguma semelhança com a realidade. O melhor guia é aquele que se limita a descrever e não a fazer juízos de valor. *****

13:46  
Blogger vinte e dois said...

Lxexpo: Concordo contigo!! Portugal é um país lindíssimo que eu adoro... acho que só fala mal quem tem inveja ;D

C. Ovo: Não é de admirar!Quando tu lês que uma grande percentagem dos norte americanos ou nunca ouviu falar de Portugal, ou não tem a mínima ideia de onde fica, já nada me espanta ;)

Nomiya: Realmente, acho que um bom guia deveria ser actualizado todos os anos e não se limitar ao diz que diz, que parece ser o caso. E até em relação aos guias on-line com experiências pessoas, uma má experiência de um turista não pode de forma alguma servir de imagem para um país inteiro! :)

14:17  
Blogger sem-comentarios said...

Só querem denegrir a imagem do nosso país !
Mas, tb há quem goste muito do nosso cantinho :)

Bj*

14:46  
Anonymous Anónimo said...

sim, eu li essa reportagem. algumas coisas dão para rir, mas se nos pusermos a pensar melhor, de facto, a imagem que ainda continua a ser transmitida para fora é a de um país parado no tempo. e, patriotismos à parte, algumas coisas já evoluíram! não totalmente, ainda temos um longo caminho pla frente, mas muito do que é escrito nesses guias turísticos não corresponde à verdade.
resta-nos trabalhar para mudar essa imagem.

14:54  
Blogger just me said...

Bom, só me ocorre dizer que, tirando o Guide du routard, está tudo doido!
Mas para quem vem de fora, às vezes, a imagem não é a melhor.
E mais a mais, depende sempre de com quem é que se está. O Portugal que eu poderia apresentar a um estrangeiro não seria, quase de certeza, o mesmo que tu apresentarias.

15:14  
Blogger Dora said...

Está bonito, está...
Nunca vamos sair da cêpa torta se não mudam a ideia que têm de nós.
Embora a parte dos anti depressivos e futebol seja verdade! Ehehehe

17:18  
Anonymous Anónimo said...

Ai cum caraças...gostam pouco gostam... Pode ser mau mas não deixam de vir...

18:04  
Blogger passarola said...

eu acho é quessestais de guias turísticos não põem cá os pés desde os anos 50....

18:58  
Anonymous Anónimo said...

Tá bem que nem tudo são rosas, mas tb não vamos exagerar!!
Balas perdidas?! Tampões a preço de ouro, como se fosse uma raridade?! E os outros comentários que eu acho que quem os escreveu ouviu falar de Portugal e nunca cá colocou os pés!!

20:56  
Blogger Teresa said...

Só para avisar que foste oficialmente etiquetado.. :P

22:46  
Blogger Betty Coltrane said...

Epah, é sempre bom saber essas cenas - para além de darem para umas boas gargalhadas, ainda fazem o favor de nos mostrar o que temos de corrigir na visão internacional... Se a maioria da nossa classe política se esconder num buraquinho bem fundo, a coisa é capaz de resultar! LOL! Mas antes de se esconderem, é favor aumentar os subsídios pa cultura!!! Que eu quero ter trabalho quando acabar a licenciatura!!! Hehehe!
Ai, que risota...

00:25  
Blogger besouro said...

Em Munique, em frente à estação central, há uma loja do ICEP que qualquer dia mostro. A montra tem imagens de Fátima, das rendas de Viana e de uma areal de uma qualquer praia. A promover assim o país não devemos ir muito longe.

00:33  
Blogger Lígia said...

deslculpem lá! Não há condições! mas tb deixa estar que já vi um guia em que Portugal era uma provincia de Espanha logo abaixo da Galiza. Quanto às balas perdidas antes O intendente à noite, vestida a ouro que Londres de chanatas

02:24  
Blogger vinte e dois said...

O que é certo é que temos em média, por ano, mais de 11 milhões de turistas que visitam o nosso país. Podem falar muito mal, mas o que é certo é que gostam e voltam ;)

03:40  
Blogger Carapaus com Chantilly said...

Infelizmente há alguns pontos verdadeiros: o futebol é sem dúvida o tópico dominante nas conversas mas ao menos nós falamos sobre futebol enquanto que outros esmurram-se como divertimento pelo futebol! Faro é sem dúvida uma cidade mal preparada para o turismo (eu sei pois vivo lá, humm "aqui"!) contudo esta "má preparação" pode ser colmatada se o turista resolver, humm assim por exemplo ir à praia! O marasmo tb pode ser colmatado caso o turista resolva planear de facto umas férias e não se ficar apenas pela cidade de faro.
Infelizmente concordo que os empregados da maior parte dos restaurantes ditos "de renome" são muito maus e quanto a isso só com uma mudança de atitude é que a coisa vai lá!Fora isso, malditos pedantes que ainda julgam que Portugal é um pais atrasado!

03:46  
Blogger Sofia said...

Posso dar a minha opinião como turista (acho que sou a única não-portuguesa por aqui... )?
1) vou a Portugal porque gosto, e sempre encontro motivos para voltar;
2) o comportamento dos portugueses não me causa estranheza, porque vivo num país com milhares de imigrantes desse país e sei como ligar com isso;
3) aspectos positivos e negativos são encontrados em qualquer lugar do mundo;
4) se alguém pensa em visitar outro país tem que, no mínimo, ler a respeito desse lugar ( história, geografia e comportamento ) e não apenas ler os guias turísticos;
5) quem está acostumado a viajar sabe que um dos fundamentos do turismo é RESPEITAR a cultura dos outros países e não simplesmente compará-la com a sua.
Poderia listar aqui pelo menso outros 100 itens, mas termino com a minha opinião pessoal: todas as críticas foram exageradas, mas não penso que devam ser descartadas. Sempre existe a possibilidade de melhorar o que já é bom !!
Abraços carinhosos aos portugueses,
(em Abril estarei de volta na vossa terrinha !!)

13:28  
Blogger Yashmeen said...

O Guide du routard tem uma certa razão...

17:38  

Enviar um comentário

<< Home