20060830

# Caras amigas, preciso novamente dos vossos


sábios conselhos. Lavei uma máquina de roupa e uma T-shirt branca do meu filho, que a mãe lhe comprou há 15 dias atrás (!!!) quando estiveram no Algarve, ficou um pouco tingida de vermelho – esqueci-me que não se podem misturar determinadas cores. Já pensei em pô-la de molho em lixívia para ver se resolvia o problema, mas como tem uma estampagem em tons de cinzento, tenho medo de piorar ainda mais as coisas. Alguma solução à vista? ;)

34 Comments:

Blogger Dora said...

Estás com azar!
Não percebo nada disso, lavo tudo junto!

09:23  
Anonymous Anónimo said...

Olá!
Pois, a lixivia seria uma solução...
tenta deixar de molho em lixivia gentil (própria para cores) e água e depois enxagua bem em água limpa... volta a lavar na máquina e esperamos que tudo corra bem!!
Beijitos

09:56  
Blogger Teresa said...

Nop, roupa não é a minha especialidade.. sorry.. :(

11:23  
Anonymous Anónimo said...

bem...roupa comprada no algarve...se for daquelas a dizer "i love the algarve" ou "algarvians do it better" estás tramado!
Fora de brincadeiras em principio não haverá problemas se bem que a estampagem poderá perder alguma cor. contudo e tendo em conta que sou boa alma e se a t-shirt tiver sido adquirida por terras de faro, posso ver se te consigo arranjar outra.

11:34  
Blogger Abelhinha said...

mais uma vez supergel

11:59  
Blogger Miguel said...

Manda-a para a "maior loja de tshirts" da blogoesfera!

Que Nós damos conta do serviço!

Bjks da Matilde

12:19  
Blogger gnoveva said...

há um produto, que são umas toalhetas que se metem junto com a roupa, e que absorve as cores, sem as deixar tingir umas às outras.

funciona.. para a próxima, claro! :p

12:21  
Blogger vinte e dois said...

Dora: Quando me lembro separo, mas desta vez passou-me :)

Ana: foi o que eu me lembrei logo, mas o meu medo era a estantagem. Da gentil não tenho mas já me vou encarregar de ir comprar e vou tentar ;)

Teresa: Nem é lá muito a minha ;D

Xantili: Obrigado pela gentileza, mas não é preciso e nem sei onde a compraram :)

Abelhinha: Já me lembrei de usar a lixívia e o supergel ao mesmo, não sei é se dá :)

Miguel: Obrigado pela proposta, mas acho que não vale o trabalho :) Só queria tentar salvar a t-shirt pq quando avisei a minha ex do que tinha acontecido à peça de roupa ela não ficou lá muito satisfeita ;)

Gnoveva: Boa dica na mesma ;D

12:45  
Blogger Tia Cremilde said...

roupa não é bem o meu ramo, mas a ter que te ajudar sugeria a compra de uma igual!!

13:25  
Blogger Joana Carneiro said...

a tia cremilde tem uma certa razao :P

tenta lixivia gentil e agua quente, mas n ponhas a t shirt toda dentro da agua, so a parte manchada. se tiveres q por toda, poe sal em cima das letras (n me perguntes pq, funciona. È o q usam nas estamparias p fixar cor)

em ultimo caso, compra umas boas sapatilhas para correres qd a mae do teu filhote vir a t shirt. Ou suborna o muido p dizer q foi atacado por uma data de insectos extraterrestres q atacavam com tinta!

13:46  
Blogger marta r said...

E que tal uma t-shirt nova?

14:55  
Blogger vinte e dois said...

Tiazinha / Marta: eu só queria tentar recuperar esta, mas se não der paciência. É que o meu filho, para além de tudo, gosta muito dela, é uma das suas preferidas :)

C. Ovo: Ok, tb vou acrescentar sal. Dica após dica, ainda vou conseguir recuperar a t-shirt :D

15:33  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou mais da opinião de voltares a lavar a t-shirt com roupa vermelha para ela ficar TODA vermelha e assim dizes ao teu filho que tem uma t-shirt nova... :-) Não?!
Ok! Falta de humor pah!!!
Então compra uma igual...LOL
A lixívia penso que não vai resolver o assunto

15:53  
Blogger Mariana said...

bem... eu não tenho nenhuma receita miraculosa para acabar com a roupa tingida! Mas, passei apenas para agradecer a passagem no meu blog! É sempre bom! Passarás a ser leitura obriatória na minha ronda de blogs!

:)

16:46  
Blogger Stella said...

Com leite fervido, tenta nao custa nada....

16:52  
Blogger Utopia said...

no mercado há um pó para quando tingimos a roupa (lava-se novamente com o pó na maquina), mas nem sempre dá resultado satisfatório!
Mas num alguidar que leve apróx. 5 l de água deita uma chavena de café de lixivia e mexe depois deita a camisola toda por inteiro dentro da agua e penso que vai resolver, atenção que não pode ficar muito forte senão estragas ainda mais
bons resultados
ah já agora obrigada pela visita ao meu cantinho

17:10  
Blogger Estranha pessoa esta said...

Realmente isso da roupa não é mesmo o meu forte :(
E isso do arquitecto não fazer um buraco qq para a bela da 'maria' é que não pode mesmo ser eheheh
Arranja um canto qq nem que seja nas escadas do prédio para a máquina :P
Gostei do teu blog.
Voltarei.
Bjs e boa sorte com a roupa ;)

18:03  
Blogger teresa.com said...

eheh, na verdade a unica solucao que vislumbro é ir ao Algrave buscar outra... Sorry, ja estive ai muitas vezes e sei o chato que é! Mas antes estragar as roupas que rachar a cabeça!
beijinho

18:50  
Blogger just me said...

Lamento informar-te de que foste acorrentado outra vez! Desta vez por mim. Passa lá pelo estaminé!

18:57  
Blogger menir said...

Caro 22, lixívia "gentil" e segunda lavagem parece a melhor opção. (Não mistures lixívia com supergel ou outra coisa que não água, o teu puto precisa de um pai, certo???)

19:45  
Blogger sem-comentarios said...

Pois...melhor mesmo é ires comprar lhe outra :))

bjs *

20:06  
Blogger Buttafly...fly...fly... said...

Ó 22,

mas que piadão eu acho a este blog!!! Estas tuas dúvidas quotidianas são uma delícia - quer dizer, para quem lê e está de fora...
Infelizmente não sei mto bem como hás,de resolver a situação - "toda a gente" sabe que não s misturam cores fortes (vermelhos, pretos e outras qua tais) com brancos.... Queres um conselho? Buy a new one...

Bjokas borboletadas! ;-)

PS - É favor publicar o desfecho de mais uma aventura borralheiresca, hã???

21:54  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Fixe já sei pega numa tesoura e corta a parte vermelha. a T-shirt fica mais arejada e muito mais in.
bjos e sempre as ordens...

22:53  
Blogger Prof said...

Olá! Não , não te vou dar nenhum conselho sobre roupa tingida porque não percebo nada do assunto e, para além disso, já tens muitas sugestões. Estive a ler alguns dos teus posts e gostei de ler aquele das tuas preferências. Reparei que passaste por Sines. Engraçado que eu também passei por lá mas não fui à praia, portanto, não reparei no pormenor. Comi num restaurante chamado Mexilhão uma excelente feijoada de búzios com vista sobre o porto. Um abraço.

00:24  
Blogger vinte e dois said...

Ds: já a passei pela lixívia e saiu um pouco, mas amanhã volto a carga e vou tentar novamente com uma dose mais forte. Falta de sentido de humor, eu? Dificilmente ;D

Mariana: Continua a aparecer por cá, serás sempre a bem-vinda ;)

Me: em caso de necessidade, até isso vou tentar :)

Utopia: foi o que fiz, mas não saiu tudo, mas como disse a nossa amiga Ds, amanhã vou tentar novamente. Volta sempre ;)

Estranha: o meu apartamento até é grandito, mas realmente podiam ter deixado um pequeno espaço na cozinha para uma máquina da louça. Mas não pensam nesses pormenores. Se a planta tivesse sido feita por uma mulher, se calhar ela lembrava-se disso, mas como foi por um homem.. Volta sempre ;)

Boleia: Ai, ir ao Algarve por causa de uma t shirt he he! Não fui eu que a comprei foi a minha ex quando estiveram no Algarve agora de férias :D

Just me: está em fase de elaboração. será publicado assim que estiver pronto ;)

Menir: adorei essa! Isso quer dizer que supergel e lixívia dá uma solução explisiva, não é? Então é melhor nem tentar ;D

Sem comentários: vou só tentar salvar a t shirt pq o meu filho gosta muito dela (só soube hoje à noite) mas se não der, não me vou preocupar mais com isso :)

Buttafly: pois, esse "toda a gente" tb me inclui, só que por vezes esqueço-me :) Depois digo o resultado final ;)

As velas: boa ideia, agora a roupa furada está na moda he he!

Jade: estive lá este fim de semana, mas almocei perto de Porto Covo num restaurante bastante conhecido no meio do nada. Mas já não me lembro do nome :)

04:17  
Blogger Andr3 said...

Eu até tenho a solução, não sei é se será a indicada!
Fazias uns recortes de bolas de cor florescente e formas engraçadas e Más, e oferecias como prenda a uma filha tua! Assim ela ja estava vestida á Flloribunda!!;)
Amanhai-vos;)




Um Mau Dia;)

08:36  
Blogger vinte e dois said...

Mano mau: obrigado pelo conselho, mas não dá.. não tenho filhas ;)

11:14  
Blogger cá-cá (Portugal) said...

22, parece q cheguei tarde!! Segundo a minha 'vasta' experiência nesta área, sim, eu já fiz isso de misturar cores várias vezes!!, posso garantir que com a lixivia normal não vai funcionar!! Uma vez fiz isso com uma camisola do meu filhote, ficou só a manga de molho pois era a zona danificada e o resultado foi... depois de secar ao passar a ferro a camisola de manga comprida virou camisola de uma só manga!! Portanto, qdo isso acontece o que costuma resultar é logo de seguida, antes de secar usar a lixivia delicada (do pacote verde!!) misturada com água, ou mesmo pôr novamente na máquina (mas desta vez só com roupa branca!!) e pôr a lixivia delicada na máquina. Um truque tb muito antigo é ferver folhas de louro e pôr a camisola de molho neste chá (não a cozer!!) mas tb só funciona se fôr logo de seguida... resumindo, qdo voltar a acontecer tens que agir rapidamente!! Bjinhos!!

13:00  
Blogger vinte e dois said...

Baunilha: ainda vieste a tempo :D Ontem fiz uma primeira lavagem em lixívia mas não saiu tudo. Vou tentar novamente hoje ;)

14:14  
Blogger just me said...

Como dizem os brasileiros: No aguardo!

15:09  
Blogger Selene said...

Tenho ideia de já ter visto no supermercado, próximo dos detergentes para a roupa, um produto para usar em roupas que debotam...só não tenho a certeza se dá para usar depois (tenho ideia que tem que ser antes :(

23:59  
Blogger Cristina said...

Coloca um bocadinho de lixivia na parte que está manchada, coloca ao sol durante mais ou menos 1 hora para corar, e depois lava com água, de certeza que vai sair
:)

beijinhu

22:34  
Blogger Portuguese Language Services said...

Acho que estas pessoas fizeram o mesmo que eu: foram ao google e escreveram "roupa tingida". Safa! é ja a segunda opção... bolas esta cheio de experiencias! Uma vez pus so roupa interior na maquina ia lá um pijama aos corações da minha filha... ainda hoje uso roupa interior cor de rosa, toalhas amarela que ficaram laranja, lencois cor de rosa! mas sei de certeza que que a solução, seja ela qual for, tem que ser na mesma hora que a tiras da maquina. Voltou a acontecer! afinal o rosa esta na moda, quer gostemos dele, quer não! e desta vez pus agua praticamente a ferver com super gel e lixivia gentil (tudo o que sugeriram aqui eficazmnte junto!)resultou! mas depois a roupa ficou como o bacalhau... sem problema, 24hrs em amaciador! prfeito!
Mas relmente para evitar é po-la em vinagre... assim reparemos nela!
Tenho a certeza que o leite a ferver também resulta, mas uma maquina inteira... sai muito caro! mas resulta para tirar pequenas noduas e esferografica!
Muito obrigada por este blog! foi muito util!

08:47  
Anonymous mimi said...

Boas!
Nao vale a pena ir a uma lavandaria porque eles nao tratam disso. Tingi umas calças de ganga brancas com uma echarpe cor de rosa..bem, as calças ficaram completamente rosas e com manchas rosas muito carregadas.
Soluçao: Blancotex. Para roupa branca é infalível! ficaram como novas :) Comprei no Jumbo e é muito mais barato do que o Vanish ;)
Aplicaçao: coloque a peça num alguidar. De seguida, aplique o pó (blancotex) sobre a peça de roupa tingida e insista nas manchas, se existirem. Ferva uma panela de água à parte e, uma vez a água quase fervida, verta no alguidar (mesmo em cima da peça).
Mexa com uma colher de pau (para nao queimar as maos) até a peça ficar branca, novamente! :D

NOTA: Nao utilize o blancotex em roupas frageis, como camisas ou blusas de cor (se forem brancas nao há problema), pq eu utilizei numa camisa cor de rosa e ficou com manchas brancas :/

16:59  

Enviar um comentário

<< Home