muito cuidado com os excessos, principalmente com o álcool, sobretudo se se vai conduzir a seguir a uma boa jantarada. Por isso, penso que nem é preciso relembrar que, beber sim, até é bom, é porreiro e tudo, mas tem que ser com moderação. Mas, para aqueles que se esquecerem e tiverem ultrapassado um pouquinho o que a lei nos permite ingerir, vou deixar aqui uma pequena dica que até pode dar resultado e enganar os nossos amigos da autoridade – eu seu que é feio enganar esses Senhores tão amáveis, mas paciência! Vamos então a isso. O primeiro passo requer uma pequena pesquisa pelos espaços comerciais mais próximos de casa. Vamos procurar a maior caixa de chocolates Mon Chéri que conseguirmos encontrar - quanto maior a caixa, melhor será o resultado. Se for de quilo, tanto melhor. Uma vez na posse da caixinha, a segunda fase passa por esvaziá-la em casa e deixar lá dentro só dois ou três chocolatinhos. E colocamos a caixa quase vazia ao nosso lado, dentro do carro, antes de ir para a jantarada. Acho que não é preciso relembrar que cada chocolate tem uma pequena quantidade de licor com um grau de álcool mais ou menos elevado. A partir daqui, basta recorrermos ao talento de improvisação que cada um tem dentro de si caso sejamos mandados parar pelos nossos amigos da autoridade:
- Muito boa noite!
- Boa noite, Sr. Guarda!
- Não se importa de soprar no balãozinho, se faz favor… Hmmm, isto está mau, sabia… 0,8… vou ter que o autuar!
- Não pode ser, Sr. Guarda! Juro que não bebi nada de nadinha!
- Então como é que me explica a quantidade de álcool detectada pelo balão? Diga! Então, diga lá!
- Juro que não sei, Sr. Guarda!
E nesta fase que pegam na caixa de Mon Chéri quase vazia e deixam escapar um profundo Aaaaaaaaah, acho que já sei! enquanto a mostram bem aberta ao agente :
- O Sr. Guarda não vai acreditar, mas a caminho de casa esvaziei esta caixa de chocolates Mon Chéri quase toda e deve ter sido com certeza por isso que acusou álcool no balão!
Nesta fase dos acontecimentos, há duas hipóteses. Ou a história cola, ou não cola! Se não colar comem pela medida certa – aproveitam e comem também o resto dos chocolates, já agora. Se colar, óptimo, já ganharam o dia: beberam mais do que deviam, não pagaram multa e o mais importante, ludibriaram um dos nossos amigos. Mas pelo sim pelo não, não custa nada adoçar a boca ao guarda… ofereçam-lhe um chocolatezinho!
(Para a semana - as coisas já acalmaram por aqui - recomeço a visitar os vossos blogs, que já estou com saudades de ler as vossas coisinhas)Entretanto um muito bom fim de semana!