20061220

# Olha para o que eu digo, mas não olhes para


o que eu faço. Parece ser um pouco o lema da mais famosa cadeia de Fast food do mundo. Sim, é essa, a Mac Donalds. Para que os mais pequeninos comecem desde muito cedo a cuidar do nosso planeta ( e a viciarem-se em comida de plástico), a Mac Donalds tem um recadinho nas caixas do Happy Meal: Protege o nosso planeta. Reduz, reutiliza e recicla o máximo que puderes. Sim, o máximo que puderes, porque com todo o lixo que fica em cima da mesa depois de comer uma refeição, é mesmo preciso ter paciência para arrumar aquilo tudo até ao fim! Mas vamos fazer as contas. Temos então a caixa principal da refeição, o papel vegetal do hambúrguer, a palhinha da bebida, o plástico que cobre a palhinha, o copo, a tampa do copo, os guardanapos, o saco das batatas fritas, a embalagem dos pacotes de ketchup, o saco de plástico que traz o brinquedo e o papel com as instruções do brinde. E já me ia esquecer, o papel A3 que vem no tabuleiro! Muita coisa para quem pede em letras grandes para proteger o planeta. Mais, onde é que os estabelecimentos da Mac Donalds têm aqueles caixotes de lixo com aquelas cores divertidas para separar o lixo? Não sei se tenho andado distraído, mas pessoalmente não me lembro de ter visto algum. Assim as nossas criancinhas ficam baralhadas, e não pode ser! Em casa, são bombardeadas na televisão com aquele anúncio dos miuditos que separam o lixo – e que já acho um bocado irritante. Era muito bonito e engraçado no início, mas já era tempo de passar para outra. Nas caixas do Happy Meal, mandam-nas proteger o planeta. E depois, quando essas alminhas pequenas, depois de muito esforço, conseguem juntar a tralha toda que sobra da refeição, não têm onde dar largas a todos os bons ensinamentos que lhes dão!

Faz-me lembrar um local que cá sei. Durante o dia, os miúdos são motivados para separar o lixo e colocá-lo nos devidos recipientes. Ao final da tarde, chegam as funcionárias da limpeza e esvaziam tudo para o mesmo saco para colocar posteriormente num único contentor que se encontra no exterior…

23 Comments:

Blogger Eva said...

Como eu entendo! No local de trabalho temos um caixote para lixo, outro para papel. Qual o meu espanto quando vejo ao fim do dia os dois a serem despejados para o mesmo saco!:(

11:06  
Anonymous Anónimo said...

Olha mas que bem. Eu também conheço um local assim... Enfim!!!

11:17  
Blogger TONY, Duque do Mucifal said...

mais uma incoerencia do nosso Portugal! A McDonalds lança altas campanhas para o segemnto infantil-juvenil, mas esquece-se de praticar os valores que advoga. Eu não vou a McDonalds por diversos motivos.
Mas fico satisfeito em saber que há Pais com consciência social activa como tu que se preocupam com a educação civica a prestar ás crianças.
Votos de um Bom Natal!
um abraço,
Tony

11:36  
Blogger marta r said...

É só mais um motivo para continuar a ir ao MacDonalds para aí uma vez de cinco em cinco anos...

14:29  
Anonymous Anónimo said...

Estou totalmente de acordo, por isso é que eu não vou a esses sitios.

15:04  
Anonymous Anónimo said...

andamos a apelar ao Civismo e sentido ecologico das crianças, ao mesmo tempo que cultivamos a obesidade nelas... lindo não é?

17:07  
Anonymous Anónimo said...

bem....acho q para acabar com o mal pla raíz é n ir ao mac donalds. assim poupa-se a baralhação na cabecinha dos pequenos e previne-se a obesidade, e n contribuímos para os bolsos cheios dessa cadeia tão conhecia e apreciada sabe Deus pq...

18:05  
Anonymous Anónimo said...

Se todas as pessoas fizessem como eu, o Mc'Donald's não existiria, concerteza :)

Boas festas :)*

21:53  
Blogger White_Fox said...

Quanto ao último parágrafo do post... Na minha zona acontecia a mesma coisa. Mas acho que agora já está tudo controlado e bem encaminhado.

22:23  
Blogger Marina said...

Infelizmente, é pratica comum em mts sitios.
As pessoas separam, mas depois ninguem responsavel se quer dar ao trabalho de ir levar ao ecoponto... :-(
E triste

23:07  
Blogger zé lérias (?) said...

...e assim vai Portugal!

BOAS FESTAS, apesar de tudo.

23:35  
Blogger Belzebu said...

É verdade! Aqui, nem a intenção conta! Na realidade esses senhores, com todas as mariquices, dão um péssimo exemplo ás crianças! Mas os paizinhos das criancinhas, ao levá-las a esses sitios também não ficam nada bem na fotografia!

Saudações infernais!

02:15  
Blogger Miguel said...

MacDonald´s,

Uma Maquina enorme em todos os sentidos ...

De fazer dinheiro ...
De fazer lixo ...
De fazer Barriga ...

Um abraço da Matilde e Cª!

09:36  
Anonymous Anónimo said...

Essa mensagem nas caixas da Happy Meal deveria ter um asterisco: "Outra maneira de salvares o mundo e a ti próprio é... FOGE DAQUI PARA FORA! CORRE PELA TUA SAÚDE!"

09:40  
Blogger Haddock said...

O cheiroso aqui de cima acertou no alvo, como tu, aliás! Abç.

09:45  
Blogger Atlantys said...

Esse parece ser o lema de vida no nosso país, não só no McDonalds...
Deve ser por isso que há mais de 12 anos que não como um dos hamburgueres de lá lol

10:49  
Blogger Sereia said...

Feliz Natal!

11:07  
Anonymous Anónimo said...

Sei 22!! É complicado!! Lá em casa temos sacos separados para o lixo e a coisa funciona bem!! Só quando vai a D. São é que temos que ter cuidado que ela não está muito sensibilizada para estas coisas da reciclagem!! Aproveito para congratular todas as marcas que nas suas embalagens indicam a "côr" do lixo a que pertencem, é uma grande ajuda!! 22, para comentares no meu blog tens q escolher a opção 'Other', ok? Bjs!!

11:58  
Blogger Andreia said...

lol, realmente, nunca tinha pensado nisso!

14:22  
Blogger just me said...

Não quero ser do contra, mas sei que há pelo menos um Mc Donald's que tem lixos diferentes para reciclar! Não posso falar por todos os que há em Portugal, óbvio!
E já agora, um feli Natal para ti e para os teus!

15:33  
Anonymous Anónimo said...

Este bolgue é extraordinário.

Queremos-te para NOSSO AMIGO

Faz parte da nossa equipa:

www.lusoprosecontras.blogspot.com

BOAS FESTAS

17:41  
Anonymous Anónimo said...

Está na moda fazer passar-se por ecologista. Se realmente tivessem preocupações... Lá não gasto dinheiro.

20:23  
Anonymous Anónimo said...

:)

01:55  

Enviar um comentário

<< Home