20070424

# Quem fala assim... (13)



Fumar causa dependência. Não comece a fumar.

Aviso lido num maço de SG Ventil de um colega meu.

- Senhores da Tabaqueira, vão desculpar-me mas avisar um fumador que o tabaco pode provocar dependência é a mesma coisa que avisar um rato, que já está na barriga de um gato, para ter cuidado porque o bichano pode comê-lo!

Nota: Perceberam a piada da T-Shirt? Ok, eu sei que é francês... :)

Boa Tuxa! Acertaste em cheio na tradução da piada da T-Shirt!

Etiquetas:

58 Comments:

Blogger Mim said...

Para começar: obrigada pela visita e pelo comentário. Espero via a ser de utilidade publica, eheheheh

Parece-me também que esses avisos já chegam demasiado tarde, ora pois se se está a comprar um maçito é mesmo porque já se começou e está dependente.
O meu aviso favorito é aquele sobre a diminuição dos espermatozóides... não consigo ver onde está o problema...
;)

01:47  
Blogger Mim said...

UAUUUUUUUUU
Fui a 1ª a comentar
iupiiiiiiiiiii

;)

01:47  
Blogger zé lérias (?) said...

O teu poste tem piada.

passei para te deixar isto:

«Agora que já floriu
A esperança na nossa terra
As portas que Abril abriu
Nunca mais ninguém as cerra».
Ary dos Santos

Que o Portugal de Abril se cumpra de uma vez por todas.
Bom feriado.

04:11  
Blogger Cadinho RoCo said...

Se é assim, deixe que assim seja.
Cadinho RoCo

05:10  
Blogger JustAnother said...

Se oferecessem "pipes", garanto que a taxa de fumadores diminuia drasticamente... LOL!
"Bonne blague"!

07:57  
Blogger R. said...

mas acredita que é verdade! tirei a carta fez ontem 8 dias, como sempre, em carro a gasóleo. é compeensivel que o a gasolina vá abaixo. Mas no sabado eu peguei noutro carro, a gasóleo e arrancou sem problemas, N vezes. no momento em que tinha um autocarro atras e uma fila enorme, mesmo sem apitar, foi abaixo umas 7 vezes seguidas. entao quando começaram a apitar é que nao deu mesmo! entretanto passaram todos pelo lado.. quando ja nao tinha ninguem atras, puff, pegou à primeira. ontem o carro a gasolina portou-se bastante bem... mas estava pouco transito :|

09:41  
Blogger Ricardo said...

Amaldiçoo quem fuma, perdoem-me a sinceridade. Só mesmo quem não tenha o mínimo de inteligência é que, conscientemente, chupa toda a porcaria que vem dentro de um cigarro. Porque é que não sobem à chaminé de uma fábrica e inspiram fundo, hein?

Eu compreendo o sentido das mensagens nos maços de tabaco, mas julgo que chamaria mais a atenção se se colocassem imagens de pulmões cancerígenos e "queimados" pelo fumo.

A sério, caros fumadores, pensem um bocado e vejam lá se vale mesmo a pena...

Cumprimentos

10:54  
Blogger Enfim... said...

eheheh não é por acaso que um fumador viciado vai comprar tabaco n será???é mesmo por isso que eu vou deixar de fumar quem me dera que tudo fosse tão simples lol

bjokas e tem um bom feriado

11:55  
Blogger Cristina said...

Pois infelizmente quando lemos o aviso no maço de cigarros já é tarde, já o vicio está entranhado dentro de nós!
Não percebi o que a t shirt diz, não percebo nadica de francês, nadica mesmo :p
Como sempre a música está linda, estou aqui a dançar na cadeira enquanto escrevo, sempre adorei os Modern Talking
:)
Um bom feriado para vós sortudos em Pt...Aqui não há 25 de Abril heehee, haver há, não é feriado
:)
beijinhu

11:55  
Blogger Unknown said...

...pois...

Viva a Liberdade! Bom Feriado!

Beijokitas boas.

11:56  
Blogger Márisa said...

Nunca é tarde!
Enquanto se vive vai-se sempre a tempo para mudar algo para melhor, para cuidar do futuro! Bom Feriado!

12:52  
Blogger luna said...

passei para te desejar um bom feriado. e para saberes que mesmo sem comentar nao passo sen te ler... beijinhos

13:41  
Blogger redonda said...

Eu até acho que sei alguma coisa de francês, mas vou ter de recorrer a um dicionário para a 2ª frase... Se entretanto encontrar algum...

16:27  
Blogger redonda said...

Encontrei um (era o deténd que eu não estava a atingir). Felizmente não tenho esse vício (só o do chocolate) à partida não me incomoda, apesar de saber que também não é bom ser fumadora passiva.

16:32  
Anonymous Anónimo said...

tenho um amigo k kando compra uma maço de tabaco pede sempre um k tenha a seguinte frase:
FUMAR MATA
ele diz k kom ele nunca funcionou, e enkanto for possivel so compra maços kom essa frase, pois continua vivo.
hi, hi, hi
bom feriado

17:23  
Blogger JustAnother said...

Redonda,
O blog nao e meu, mas achei tanta piada a piada que vou traduzir, mesmo sem permissao do dono da loja. Acho mesmo que nao "apanhaste" o trocadilho!
Le tabac tue - o tabaco mata,
la pipe détent - um (cachimbo/broche(giria) descontrai

17:33  
Blogger desculpeqqc said...

lol
nem mais!

19:03  
Blogger sonhadora said...

Hoje deixo-te sonhos, um cravo de Abril e beijinhos mil embrulhados em abraços.

20:54  
Blogger Atlantys said...

Onde foste tu desencantar a musica que tens aqui hoje??? És quase tão cota como eu estou a ver =D

22:08  
Blogger Atlantys said...

Hahahaha já li o teu comentario no meu blog e a tua resposta no post lá debaixo...
Vamos fazer disto um enigma... Lê o post de dia 20 de Março no meu blog LOL ;-)***

23:04  
Blogger paulotpires said...

é como aquele sinal nas auto-estradas: "zona de acidentes"...

23:08  
Anonymous Anónimo said...

looool

nunca tinha lido este blog com som!
looool


a metáfora está muito gira e tem tudo que ver. assim à primeira vista, sim, mas há mais por trás disso, certo?


(respondi-te!)


abraços

09:11  
Blogger Peste said...

só não tenho lá a Anggun em francês pk não encontrei o "code", com muita pena minha, pois tb prefiro em francês, mas para os que não a conhecem... pode ser que vão investigar e se surpreendam com as musicas fabulosas.

beijocas

09:22  
Blogger Isa Maria said...

eu sou fumadora passiva e não adianta refilar. não me ouvem.
Odeio tabaco e o cheiro pestilente que deita.
Tou mesmo cota, Bah!!

10:21  
Blogger Miss Alcor said...

Ai... Haja Liberdade! Ainda ontem foi 25 de Abril!
Cada um faz o que quer... as pessoas estão avisadas.
Detesto falsos moralismos! O governo aprova a lei das mensagens nos maços, e no entanto ganha rios de dinheiro por mês à custa do tabaco! Incongruências...

13:35  
Blogger M. said...

Que idiotice...
A mim parece-me que (re)lembrar um jovem fumador dos malefícios do tabaco a longo prazo não tem nada de redundante.

13:50  
Anonymous Anónimo said...

Bem, na verdade, a iniciativa de por rotulos a avisar sobre a perigosidade do tabaco nao partiu de nenhuma associacao anti-tabagica ou de um Estado mais consciente...

A razao da existencia desses rotulos e bem mais prosaica... foram as tabaqueiras que, atraves dos lobbys, fizeram pressao nesse sentido sobre o congresso dos EUA. Havendo informacao clara sobre os maleficios do tabaco providenciada pelas tabaqueiras, acabavam-se os processos judiciais de milhoes de dolares com que estavam a ser inundadas. Ninguem pode alegar desconhecimento do perigo quando este esta "escarrapachado" na face do maco de tabaco...

14:05  
Blogger cá-cá (Portugal) said...

uauuu... obrigada Tuxa!! ;P

17:56  
Blogger R. said...

ah.. eu so conhecia o significado de pipe como cachimbo mesmo :P

22:17  
Blogger Barão da Tróia II said...

Há 3 dias que não fumo, pode ser que consiga, boa semana.

23:37  
Anonymous Anónimo said...

mas há pessoas que não querem esses maços a dizer "fumar mata" lol preferem morrer sem ver lol...

00:10  
Blogger Rafeiro Perfumado said...

Ou avisar os americanos após terem "votado" no Bush que se iam arrepender! ;)

12:06  
Blogger Lusófona said...

Só quem detesta o cheiro do tabaco e tem problemas respiratórios sabe o quanto é horrível entrar num restaurante ou ir a qualquer lado sentindo as baforadas...affff

Beijinhos

12:07  
Blogger Eumesma said...

Olá!!! :-)

Acho que existem anuncios que incitam aquilo que não é suposto acontecer, e acho que isto é o caso...
Não fumo,mas não seria por ver um anuncio destes que deixaria de fumar, se o fizesse...

Bjs

13:16  
Blogger Francisca said...

Acho que vem tarde... os avisos!!
Bom fim de semana.

14:45  
Blogger Bolacha Maria said...

Sempre achei ridiculos os comentários nos maços de tabaco!Será que alguma vez demoveram alguém de fumar?!

17:03  
Anonymous Anónimo said...

mas voces pensam que a publicidade (enganosa) anda a ser enganada??? eles sabem é muito!!!

http://donodecasa.blog.pt

21:34  
Blogger Matisfolle said...

Les tabacultrices avertissent… les gouvernements interdisent dans tous les lieux et plus quelques-uns mais alors….
S'il est aussi mauvais ainsi, parce qu'ils ne ferment pas les tabacultrices ? ? ?
Il ne convient pas ... alors et l'argent qui cessait d´entrer dans les poches, je dis, des coffres-forts de l'état ? ? ? ?
Laissent la volonté de chacun fonctionner.

Bonne fin de semaine.
Abrçs

22:30  
Blogger Marina said...

E se nos pacotes de chocolate estivesse escrito:

"ATENÇÃO! O conteúdo desta embalagem pode provocar cáries, aumento de peso, ..."

Eu admito: acho que ia continuar a comer!
Bem, pelo menos tambem ajuda a descontrair! =)

Beijitos 22 e boa semana

00:36  
Blogger Patricia said...

Marina, eu concordo plenamente contigo!

17:15  
Blogger mymind said...

ganda lol
=D
bm feriado

20:48  
Blogger Lua said...

Dei as minhas passas em adolecescente para saber como era mas não fiquei com o vício. Acredito que muita gente o começe a fazer numa de "dá estilo"... que parvoice!!!

Qt ao aviso concordo ctg, o mal por norma já está feito e não há remédio.

bjs

23:16  
Blogger Cusca said...

Je préfére quand même le tabac, à moi personne ne peut me faire de pipe ;)* Lindo, o meu blog encerrou, novas aventuras em: http://www.olharindiscreto.blogspot.com/ Bjs

11:43  
Blogger susemad said...

Não posso com cheiro do tabaco, aliás detesto o tabaco. Espero que chegue rápido essa legislação proibitiva.

Um abraço

Nota: Ainda bem chegou ao destino. :) Faz um bom uso dele!! Nada de acender cigarros!! ehehe

13:55  
Blogger vinte e dois said...

Mim: bom, quanto à diminuição dos espermatozóides também não vejo qual é o problema. Um homem pode ter filhos na mesma com um número reduzido. Até é um caso bastante frequente com pessoas que nem sequer fumam.
ps: e parabéns, foste mesmo a primeira ;D

Zé Lérias: muito obrigado pela tua mensagem de esperança para o nosso país. Acho realmente que bem precisa ;)

Cadinho Roco: eu vou deixar, sem dúvida. Mas continuo a dizer que há avisos nos maços que deixam um bocado a desejar. E acho que não é dessa forma que a Tabaqueira irá motivar alguém para deixar de fumar, mas enfim.. ;)

02:38  
Blogger vinte e dois said...

Tuxa: bem, acho que foste a única pessoa que percebeu a piada da T Shirt ;D

Salseira: quando tirei a carta, passei de um carro a gasóleo para um a gasolina. não o deixava ir abaixo mas confesso que tive alguma dificuldade a me habituar também ;)

Ricardo: eu fumo, mas muito pouco. Normalmente é o cigarro quando tomo um café. Mas acho que nem as imagens nos maços iria resultar. Repara, eu compro um maço e já estou tão habituado a ver mensagem que inconscientemente já nem ligo a mínima. E o mesmo iria acontecer com as fotos. Nos Estados Unidos até lançaram no mercado um maço de tabaco todo preto com uma caveira e as pessoas acharam tanta piada que foi um sucesso e as vendas dessa marca até aumentaram ;)

02:44  
Blogger vinte e dois said...

Enfim: foi o que acabei de dizer mesmo aqui em cima ao Ricardo. Não é uma mensagem num maço de tabaco que vai convencer uma pessoa a perder definitivamente o vício. Quem compra já está viciado e terá que optar por uma solução muito mais eficaz para deixar de fumar ;)

Cristina: bom, o significado da T-Shirt já está aí mais em baixo ;)
Os Modern Talking, apesar de quase já não se ouvirem, continuam no activo e fizeram parte da minha adolescência. E como temos praticamente a mesma idade, imagino que também tenha feito parte da tua ;)

Cindy: Bom feriado! Já passou, mas espero que tenha sido mesmo bom ;D

02:50  
Blogger vinte e dois said...

Márisa: sei que nunca é tarde, só acho é que esta forma que a Tabaqueira tem de motivar as pessoas não resulta. Ainda mais, vinda da própria Tabaqueira é uma grande hipocrisia. O objectivo é não acontecer como nos Estados Unidos em que algumas pessoas processaram determinadas marcas de tabaco pelo mal que o fumo lhes fez. Com estes avisos já se podem descartar de responsabilidades. Até compreendo mas isso não lhes retira todas as culpas depois de se ter descoberto que algumas marcas incluíam no cigarro determinados produtos que faziam com que as pessoas ficassem ainda mais viciada... ;)

Luna: não te preocupes ;) Ninguém é obrigado a comentar. A tua visita já é um grande prazer para mim ;)

Redonda: mas procurando num dicionário, vais encontrar a tradução literal, mas não chegas à piada ;) Mas já foi desvendada pela Tuxa ;D

02:57  
Blogger vinte e dois said...

Eskape: he he cada um tem as suas técnicas para enfrentar essas mensagens ;D

Tuxa: pois, foste a única que percebeu a piada. Só sendo francófona é que conseguias chegar lá. Acertei? ;D

Lfm: Pois é amigo Lfm ;)

Sonhadora: obrigado pelos sonhos e pelo cravo ;)

03:00  
Blogger vinte e dois said...

Atlantys: Mas não sabe bem recordar um grupo do século passado? ;D
Já sei a tua idade ;D

Paulo t: sim, é que muitas vezes só o tempo de abrandar, e já estamos na zona de acidentes ;)

Lia: este blog tem sempre música. Na maior parte das vezes é comercial e animada mas é precisamente para corresponder ao espírito do blog que quero animado e bem disposto ;)
E não, não há nada por trás ;)

Peste: eu tenho-a em francês e como sou eu que coloco as músicas no blog, um dia desses vai ser uma das minhas escolhas ;)

03:06  
Blogger vinte e dois said...

Isamar: eu fumo, mas muito pouco. Mas apesar de fumar, também me incomoda bastante ter alguém ao meu lado a enviar-me fumo para cima. Concordo contigo, é bastante desagradável ;)

Miss Alcor: o governo sabe que apesar dos avisos, ninguém vai deixar de fumar simplesmente porque o maço diz isto e aquilo. Portanto não se preocupa com a quebra nas vendas e para além disso pode fazer-se de bonito e dizer depois "nós preocupamo-nos muito com a saúde das pessoas, elas é que não querem ouvir!" :)

Maria: Olha que os jovens fumadores são precisamente os que menos se preocupam com esses avisos. Talvez a solução passasse, isso sim, por campanhas na escola. Mas disso o governo não se lembra porque é preciso gastar dinheiro a formar pessoas e a pagar ordenados ;)

03:12  
Blogger vinte e dois said...

Tuxa: concordo plenamente contigo! E uma forma do governo se descartar de qualquer responsabilidade porque todos sabemos que essas mensagens na prática não têm efeito nenhum ;)

Baunilha: Bom, acho que já percebeste a piada da T Shirt ;)

Salseira: só mesmo quem seja francófono é que conseguia perceber a piada porque nos dicionários não aparece o outro significado ;D

03:16  
Blogger vinte e dois said...

Barão: os meus parabéns sinceros! ;) tens agora que nos manter a par da tua evolução. Falo em nome de todos sem perguntar a ninguém, mas penso que todos estarão a dar-te força para que consigas ;)

Jeremy: acredita que uma pessoa que compre tabaco, já está tão habituado a ver essas mensagens que deixa de as ver. E falo por mim ;)

Rafeiro: eles são um caso à parte ;D São tão tapados que nem conseguiam ver um elefante num corredor ;D

03:20  
Blogger vinte e dois said...

Lusófona: compreendo-te. Apesar de fumar um cigarrito de vez em quando, este fim de semana fui a um aniversário e no final até já me doíam os pulmões por causa da densidade do fumo no restaurante. E eu não tenho problemas respiratórios..

Eumesma: e eu digo o mesmo. não é com mensagens que se convence alguém a deixar de fumar. E com campanhas, mas mesmo assim têm que ser muito bem elaboradas ;)

Francisca: para aquelas pessoas que já estão mesmo viciadas, vem realmente muito tarde. E para as outras que estão no começo, não é isso que as vai convencer a deixar de fumar ;)

03:25  
Blogger vinte e dois said...

Bolacha Maria: duvido muito que tenham demovido alguém. tenho um maço de tabaco no bolso do meu casaco e se me perguntares qual é a mensagem que lá se encontra, não tenho a mínima ideia ;)

Caditonuno: pois sabem! Como já se falou mais em cima, isso é uma forma que o governo encontrou de se descartar de algumas responsabilidades, não duvides ;)

Matisfolle: le tabac donne bocoup de dinheire à l´estade. Tu as já viste alguém matar la poule aos ovos d´or? ;D

03:30  
Blogger vinte e dois said...

Marina: aqui está uma boa realidade... o que é proibido sabe sempre muito melhor ;D
Estou contigo! Chocolate é uma coisa sagrada ;D

Patrícia: E eu concordo com as duas ;)

My Mind: espero que o feriado tenha sido bom... é que ele já passou ;)

03:33  
Blogger vinte e dois said...

Mystic: é uma realidade. Os jovens, normalmente começam a fumar porque manda pinta e depois já é tarde para voltar atrás. E depois a dificuldade é mesmo encontrar forma de voltar atrás...

Silvia: estou a ver que também és francófona ;) Ainda não tive oportunidade de visitar o teu novo blog, mas sou capaz de já lá ir daqui a pouco depois de acabar estas respostas ;)

Tonsdeazul: a lei já chegou, mas não acredito que se vá manter como está. Ela mete em causa o funcionamento de grandes estabelecimentos de diversão que têm muita força... ;)

03:38  
Blogger Juan Pablo said...

Me hubieras avisado antes!
jajja obrigado. ¿?
Saludos

20:28  

Enviar um comentário

<< Home