20060906

# Senhores governantes, até posso concordar


com a proibição de fumar em locais públicos como bares, restaurantes, discotecas e afins. Afinal, ninguém é obrigado a levar com o tabaco dos outros. Até eu que fumo um cigarrito com o meu café, incomoda-me levar com uma nuvem do meu vizinho em cima. Mas então, sejamos coerentes e vamos também acabar com o consumo de bebidas alcoólicas nesses mesmos locais. É que eu que raramente bebo, também não me apetece nada ver a minha saúde posta em perigo ao levar com o carro dum gajo embebido em álcool em cima!

35 Comments:

Blogger Unknown said...

Excelent point of view!!!
LOL

08:54  
Blogger Sandra Neves said...

Aí é que a casa vinha abaixo mesmo... lol, lol

08:55  
Blogger vinte e dois said...

Em Portugal, salvo erro, ainda não é proibido fumar em locais públicos :)

09:41  
Blogger sem-comentarios said...

Não sejamos tão radicais :)
eu tb não bebo e acho que a policia até está a fazer mais pressão sobre quem consome alcool e conduz. Pelo menos aqui, sextas e sábados de noite, há sempre brigadas de trânsito junto ás discotecas.

Bj*

10:50  
Blogger Dora said...

Também não concordo mas compreendo o teu ponto de vista.

11:12  
Blogger Eu said...

Já fui fumadora, hoje sou ex-fumadora (felizmente)e cada vez me perturba mais o fumo de um cigaro!

12:27  
Blogger Utopia said...

Bem eu já fumei, mas incomóda-me de morte estar num restaurante a comer e sentir o cheiro a fumo...
No café nem tanto mas se puderem sair para a rua quanto melhor!
Agora quanto à bebida...
Quando eu não conduzo... posso beber! Não prejudico ninguém, antes pelo contrário até contribuo para a algria geral pois fico bué da divertida...
A lei deveria de ser mais severa e mais preventiva, por exemplo nos estacionamentos dos bares e locais de lazer estar policias a ver quem vai pegar no carro e (depois de o por a trabalhar, pois pode ir só bater uma sorna)fazer o teste do balão, se não tiver em condições não ser autorizado a sair com o carro!

12:28  
Blogger LoiS said...

Subscrevo o comment acima da "utopia", embora um pouco utopica, hehehe fazendo juz ao nick, na parte preventiva.

Como ex-fumador tornei-me no terror dos colegas fumadores...está tudo obrigado a fumar bem longe de mim. Era o que faltava ter que fumar ao longo do dia no escritório aquilo que deixei!

Engraçado que existem pessoas que não entendem isso , qd em reuniões sou mesmo OBRIGADO a estar com os fumadores assassinos, passo-me completamente também ao chegar a casa e gramo o cheiro entranhado na roupa. Calculo então como estão os pulmões;(

13:51  
Anonymous Anónimo said...

Nem mais!

Eu estou na mesma situação do lois, como ex-fumadora, mas infelizmente tenho aqui 2 colegas que não respeitam ninguém e continuam a fumar no escritório... :o(

Quanto ao álcool, ouvi dizer que no Brasil existe uma discoteca que tem "motoristas" que vão levar a casa os clientes embriagados... Não está mal pensando, não senhori!!

Abraços!

14:16  
Blogger vinte e dois said...

É só uma questão de ser coerência :) Como eu disse, gosto de fumar um cigarro quando tomo um café e costumo ter muito respeito por quem está ao meu lado. Todos nós sabemos que o álcool faz milhares de vítimas inocentes todos os anos e apesar dos agentes da autoridade estarem minimamente atentos, não conseguem controlar todas as pessoas que se sentam ao volante alcoolizadas. Não sei como estão as estatísticas, mas a curto prazo o álcool deve matar muito mais que o fumo. E temos que ter en atenção que as estatísticas que se costumam ler sobre morte por cancro no pulmão dizem respeito aos fumadores activos. Sobre passivos, confesso que nunca vi. Se a questão é mesmo o respeito pela saúde e vida alheia, seria bom elaborar um estudo rigoroso sobre qual dos dois é mais prejudicial e actuar de acordo com isso. No caso do álcool ser abolido, pagariam tb os inocentes pelos pecadores, mas afinal de contas, o que é isso quando o objectivo é salvar vidas.
Nota: não sou a favor da abolição das bebidas alcoólicas em locais públicos, sou sim a favor de uma politica coerente e que as pessoas não tentem ver simplesmente o que lhes interessa.. ;)

14:29  
Blogger LoiS said...

HAHAHAHA

LEI SECA 2e2

Está tb provado que um copo, apenas um copo de vinho à refeição faz bem á saúde. Não conheço estudo idêntico em relação ao tabaco ;)

E eu a pensar convidar-te para uma imperial acompanhada de camarão amarelo !!! naaaaaaaaaa ;)))))))))

PS. mas n deixa de ser um bom ponto de vista o teu ;)

15:14  
Blogger vinte e dois said...

Durante a lei seca era proibida a venda de álcool, neste caso estava a referir-me só em locais públicos ;)

Opá, camarão!! E logo eu que adoro esses bichinhos! A imperial tb vai desde que fique pelo limite ou não vá conduzir a seguir ;)

Um esclarecimento: isto não é radicalismo de forma alguma da minha parte, só me incomoda um bocado tanta pancada em cima dos fumadores quando eu vejo outras situações muito mais alarmantes e nada ou pouco se faz ;)

15:31  
Blogger Lígia said...

tens alguma razão... mas não estou a ver

17:09  
Blogger marta r said...

Tal e qual. Tens tooooooda a razão!
Digo eu como fumadora e apreciadora de bebidas alcoólicas em doses moderadas....

18:12  
Blogger LoiS said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

19:45  
Blogger LoiS said...

Nota1: camarão amarelo = termoços
LoL
Nota2: o alcool faz apenas danos ao próximo, ao contrário do tabaco, essa do conduzir a seguir a umas bebidas já foi uma utilização tua
Nota3: conduzir alcoolizado é um crime grave, fumar em cima dos outros não o é de todo ;))))))))

Abraços

19:49  
Blogger passarola said...

nãããã...ai não posso concordar contigo..ponham é mais polícias co testezinho do balão nas estradas.. queugosto de beber um copito quando saio e não ponho a vida de ninguém em perigo.. eles os taxis servem para essas coisas!!!

21:56  
Blogger Maríita said...

É pá, uma pessoa não vem aqui logo pela manhã e dá nisto, resmas de comentários...até estou cansada de ler tudo isto, já fumava um cigarrinho e bebia uma imperial...

Brincadeiras à parte, como ex-fumadora, tornei-me bastante intolerante ao fumo, mas sobretudo quando comecei a ter asma. Agora quando alguém está a fumar perto de mim lanço uns olhares assassinos e há uma espanhola que trabalha perto de mim que nunca mais se esqueceu do quanto eu posso ser intolerante ao tabaco. Sua Excelência que fala muito bem português decidiu fazer ouvidos de mercador, dei-lhe uma sariavada em espanhol que ela até ficou a bater mal.

Quanto ao alcool, acho que deveria existir alguém que efectivamente verificasse o estado dos condutores. É um crime o que se passa nas estradas portuguesas, destrói famílias inteiras.

22:52  
Blogger desculpeqqc said...

Excelente exposição!

00:13  
Blogger menir said...

Caro 22, sem dúvida que quem conduz com exesso de alcool no sangue está a cometer um acto criminoso. Sou fumadora e adepta da separação de fumadores e não fumadores (prefiro esplanadas e sítios bem arejados), tenho carta mas nem me passa pela cabeça levar o carro para sair à noite. Agora que já disse isto tudo posso dizer também LEI SECA É QUE NÃO!

00:53  
Blogger Prof said...

Oi 22! De todos os vícios que possa ter tido ou que ainda tenho o tabaco nunca foi um deles. Às vezes, até me forçava a esfumaçar um cigarrito para não parecer mal no meio dos meus amigos fumadores, mas ao fim de duas passas engasgava-me. Incomoda-me levar em cheio com o fumo de alguém por todas as razões conhecidas: porque faz mal à saúde, porque fico com o cabelo a cheirar a tabaco, etc. Também acho uma falta de educação levar com o fumo de alguém num restaurante. Nos bares e discotecas ainda compreendo; se eu não quiser levar com o fumo não vou lá porque já sei o que me espera. Esperemos pela proibição de fumar em locais públicos. A tua comparação é interessante: efectivamente levar com um carro em cima também pode fazer mal à saúde mas a probabilidade de isso acontecer é bem menor do que apanhares com vários cigarros.
Um beijo!

01:51  
Blogger vinte e dois said...

* Ui!Ui! Este tema picou algumas pessoas (no código da escrita, escrever com letras grandes significa levantar a voz com a pessoa) ;D

* Ao contrário do que se possa pensar, o tabaco faz bem a algumas doenças (Elzeimer ou Parkinson - acho que se escrevem assim )e salvo erro, uma destas é uma das visadas. Mas tem o seu aspecto negativo.

* Sou fumador, apesar de pouco, fumo. Concordo que se deva respeitar as pessoas que não gostam de tabaco mas, e foi o que pretendi com o meu post, sou contra a campanha cerrada que está a ser feita tanto no nosso país como noutros contra os fumadores (e teria a mesma opinião se não fosse fumador) e foi nesse sentido e contra as pessoas que tão radicalmente querem abolir o tabaco a todo o custo (concordo com a proibição em determinados locais, entre os quais centros médicos, escolas, etc) que falei em coerência e no álcool. Se o objectivo é o bem-estar da saúde pública, teremos que olhar não só para o tabaco, mas também para outros males que acabam por fazer mais vítimas. Também não gosto de estar ao lado de uma pessoa e levar com o seu fumo, mas as probalidades de eu vir a morrer devido à exposição são mínimas. Enquanto que se levar com um carro em cima, talvez dificilmente escape. E o perigo é multiplicado aos fins de semana e mais ainda a partir de uma determinada hora.

* O fumo dos automóveis em determinadas cidades é insuportável e perigoso para a saúde, para quando a abolição da circulação nesses locais? ;)

* Também sou contra a lei seca, só me servi do álcool para tentar fazer entender o meu ponto de vista. Ainda mais depois de me terem convidado para uns camarões amarelos (desconhecia o termo) e uma imperial ;)

02:26  
Blogger ruth ministro said...

Gostei do raciocínio :) Beijos

12:14  
Blogger Daniel Ferreira said...

Sorry, argumento demagógico.

a)- Com o fumo dos outros levas sempre quando alguém acende um cigarro nesses estabelecimentos, é o chamado "fumo em segunda mão", cujos malefícios estão comprovados.

b)- Há muita gente que bebe responsavelmente e não por aí que depois vai ter acidentes de automóvel.

c)- Há muita gente que bebe sem moderação(eu, por exemplo) quando sai à noite mas não leva o carro ou vai sair com um condutor que não beba.

Conclusão: Há muitas formas de nos insurgirmos contra a proibição do fumo nos bares e afins, nomeadamente advogando a criação de zonas separadas, mas esta não me parece acertada.

Cumprimentos.

12:36  
Blogger vinte e dois said...

Infelizmente caro amigo Robino, as estatísticas mostram que todos os anos morrem nas nossas estradas milhares de pessoas vítimas dos efeitos do álcool e, quer se queira quer não, é uma realidade. Por isso existem tantas campanhas a alertar para a situação.
Se por um lado há pessoas responsáveis que não conduzem quando bebem, outras há que não ligam a mínima a isso. E uma pessoa alcoolizada pode fazer muitas vítimas de uma só vez.
Sem contar com os acidentes de trabalho. Há pessoas que, desde logo de manhã cedo começam a beber ( e eu testemunho isso por vezes quando vou tomar o meu café matinal) para depois irem trabalhar com máquinas que podem pôr em perigo a sua própria vida e a vida dos outros.
Cuidado, mais uma vez volto a referir que não sou a favor da abolição do álcool nos espaços públicos, mas sim simplesmente contra a forma radical com que se quer tratar do assunto do tabaco. Há meios termos penso eu que passam por salas para fumadores e não fumadores ;)

13:32  
Blogger Belzebu said...

Isso nunca acontecerá! Com as carraspanas com que os nossos governantes andam, dá para vêr que essa medida nunca vai ser tomada!

Aliás eu acho que devia ser proibido proibir. As pessoas deveriam era ter o bom senso de não incomodar os outros!

Agora vou fumar um cigarrito e beber um cervejita porque isto fez-me uma secura!!!!


eheheheh! Saudações!

15:19  
Blogger LoiS said...

Nota2: O "alcool" faz apenas danos ao próprio, queria dizer ( isto de escrever a 200 kms/h sem revisão )

15:37  
Blogger marCOX said...

epa... isso é que não nina! não me deixem à sede! jinhos

17:00  
Blogger marCOX said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

17:02  
Blogger vinte e dois said...

Deve haver aqui uma pequena confusão Marcox... "Nina"?... "Jinhos"?... sou um homem, não uma mulher ;D

17:37  
Blogger Sofia said...

hmmm, que polêmica hein??
Eu particularmente acho que tanto o fumo quanto a bebida não precisam ser proibidos, desde que usados com moderação e bom senso.
Abraços,

22:43  
Blogger Mariana said...

ai se eu concordo contigo 22!!! COMPLETAMENTE! eu sou fumadora (não me orgulho mas sou) e concordo particularmente com o teu ponto de vista... aliás o alcool é uma droga tão socialmente aceite quanto o tabaco... porquê penalizar apenas uma?

14:21  
Blogger Yashmeen said...

Tens toda a razão.
Eu não gosto de ser fundamentalista mas, enquanto asmática, ter alguém a fumar ao meu lado reduz dramaticamente as minhas hipóteses de sobrevivência e diversão.

22:59  
Blogger Unknown said...

Apaludo de pé tudo o que disseste no post, e mais nao digo

22:39  
Blogger Sereia said...

Ahhh...mas não podem abulir as caipirinhas, afinal é só fruta afogada em açucar!

16:32  

Enviar um comentário

<< Home