20061026

# Este post não pretende levantar suspeitas...

ou talvez sim. Contudo, não passa de um relato de uma pequena experiência pessoal dos últimos dias e deixo ao critério de cada um tirar as suas próprias conclusões, se é que as há para tirar. Quanto a mim, já tirei as minhas.
Tenho por hábito abastecer o meu carro - passo a publicidade - nas bombas da BP, e mais raramente na Galp, por me ficarem mais à mão. Costumo abastecer com 30 € de cada vez, o que ao preço corrente do gasóleo dá aproximadamente 29 litros de combustível que me permitem andar sensivelmente 630 quilómetros. Após a abertura de um novo posto de abastecimento com combustíveis mais baratos no hipermercado Carrefour - Aveiro - há umas semanas atrás, fui uma das muitas pessoas que decidiu aproveitar os preços abaixo da média praticados no local. E de facto, os 93 cêntimos por litro de gasóleo deixam água na boca a qualquer um. Abasteci o meu carro – que tinha acabado de entrar na reserva - com 40 €, que me renderam 43 litros. O que é certo, é que a partir desse momento, foi um ver o ponteiro do combustível descer a uma velocidade para a qual não estava psicologicamente preparado! O carro entrou hoje de manhã novamente na reserva, e os 43 litros deram-me para andar um pouquinho mais de 450 quilómetros. Sem comentários...

Estive quase 24h sem net. Que saudades já não tinha disto!!

40 Comments:

Blogger Alda Serras said...

Será que enganam o povinho assim dessa maneira? Custa-me a crer mas, há gente capaz de tudo!

Aconteceu-me uma coisa semelhante quando comprei uma impressora nova. Os tinteiros grátis que trazia deram para muito menos tempo do que aqueles que eu comprei a seguir.

21:50  
Blogger Unknown said...

Tens a certeza k colocaram lá tudo? Ou os contadores n estaram viciados? Que à coisa à. Beijos e bem vindo à net

22:01  
Blogger vinte e dois said...

Eu é que pus o gasóleo. Não sei, mas palpita-me que deve ter a ver com a qualidade do combustível. De qualquer forma, não me voltam a apanhar lá. Também já abasteci no Jumbo que faz preços semelhantes e nunca me aconteceu algo assim.

23:34  
Blogger Prof said...

Pois, pois 22, é por essas e por outras que a mim não me apanham nesses sítios. No Jumbo também está sempre uma fila enorme para abastecer, mas também já me disseram que o gasóleo não é fiável.
Um beijinho!
PS Pelos vistos, tu nunca tiveste problemas com o Jumbo, pois não?

00:06  
Blogger Sofia said...

Mas que coisa !! Eu juro que pensei que tais coisas só aconteciam por aqui, do outro lado do Atlântico !!!!!Pois, agora decepcionei-me com os irmãos portugueses ..
Abraços,

00:16  
Blogger vinte e dois said...

Não Jade, já abasteci algumas vezes no Jumbo e não tenho notado diferença nenhuma no consumo. Mas não sei se é melhor ou pior :)

Sofia, acho que essas coisas acontecem em qualquer lugar do mundo. Não fiques decepcionada ;)

00:28  
Blogger Selene said...

Isso acontece-me quando apanho uma semana com mais trânsito, logo mais consumo...não terá nada a ver com isso? Não andaste a velocidades maiores?
São muitos kms de diferença caso tenhas feito exactamente o mesmo uso do carro...

00:40  
Blogger vinte e dois said...

Não Selene, tive a mesma conduta que costumo ter. E por aqui não há o trânsito que costuma haver por aí e mesmo que houvesse, não justificaria uma diferença tão grande :)

00:45  
Anonymous Anónimo said...

ninguém dá nada a ninguem, meu caro amigo!!! grd abraço!

01:39  
Blogger Estranha pessoa esta said...

lol
Não vou comentar o gasóleo, pois tal como disseste sem comentários :P

E isso das saudades, só tenho algo a dizer: VICIADOZECO!!! :P

Um abraço grande e desassossegado para ti **

01:56  
Blogger Rena said...

voce conheceu o que aqui chamamos
de gasolina batizada,as vezes o
barato sai caro! e eu q pensei que
isso so tinha por aqui,que pena!
em todo lugar sempre tem um espertinho querendo se dar bem
beijos

03:17  
Blogger asdrubal tudo bem said...

Acho que devias repetir a experiência e em caso de se repetir fazer queixa às autoridades competentes e depois disso passar a noticia para jornais e televisões e eles que se ponham em campo. ficar de braços cruzados é que não.

07:55  
Blogger Unknown said...

Eu cá não sou expert em combustíveis (nem em nada que tenha a ver com automóveis), mas o meu pai passa a vida a dizer que os combustíveis dos Hipermercados não são genuinos e têm uma mistura qualquer...
Aqui a Je já tem pópó (não tem é carta de condução) mas os meus motoristas (pode ser a mana ou o papá) abastecem sempre em Espanha, onde os combustíveis são bem mais baratos!! (Esta é só para me gabar de viver em zona de fronteira) hehe

09:18  
Anonymous Anónimo said...

É, 22, quando abasteci as primeiras vezes com o gasóleo mais barato, confesso que sempre achei que rendia menos, tanto em quilómetros, como em desenvoltura do próprio carro. Acontece que agora não acontece isso. Meti 46 euros de gasóleo nesse mesmo posto de combustível, o que rendeu 47 litros e tal e já fiz 600 e tal km, sendo que estou a começar a entrar na reserva. Posso estar a dizer uma grande barbaridade, mas acho que o carro se habitua ao combustivel mais barato, e ao fim de algum tempo, não se nota a diferença. (digo eu com os nervos). mas é de facto incontestável que os gasóleos normais são muito melhores para o carro (eu até cheguei a pensar que eles misturavam água para dar mais).
Bom fds e o gasóelo, mesmo a 93 cts, é uma roubalheira!!!

10:33  
Blogger Utopia said...

Não conheces o ditado:
- Quando a esmola é grande o pobre descunfia!

Por alguma coisa existe!
Devem ter colocado algum aditivo volatil que contabilizou, mas evaporou... E Esperemos que não seja nocivo para o carro!
Bom Fim de Semana!!!

10:44  
Blogger Cláudia said...

Aqui na minha zona também vão abrir umas bombas dessas (outro hipermecado) e eu confesso que estou desejosa... estou farta de gastar um balurdio em gasolina...
Bom fim de semana

11:20  
Anonymous Anónimo said...

Provavelmente combustivel rasca!!!O que é barato sai caro!!!

11:21  
Anonymous Anónimo said...

Realmente esse combustivel é o refugo dos outros. Eu também já pus desse material e realmente parece que o carro nem se quer desenvolve. Nunca mais pus.

11:43  
Blogger Enfim... said...

aqui na minha zona tb acontece isso se calhar ebra com gazolineiras diferetes...como estamos mt perto de espanha é onde a maioria das vezes se mete gazolina mas a gazolina dura...dura...dura...mas temos duas gazolineiras destintas onde tb acontece isso o ponteiro baixa com mais facilidade porque não sei mas é algo que tb me indignou...
Bjokas

12:18  
Blogger Eumesma said...

Pois...é como tudo na vida, tudo o que é mais barato, traz água no bico, está visto.

Nunca experimentei essas bombas, porque gosto de acumular pontitos na Galp eheheh, e porque me chateia, por exmplo aqui em Lisboa termos uma, que só lá se pode ir a um determinado dia da semana, enquanto que para a outra tenho que ir ao Montijo e o dinheiro que fazia em kms a mais (17 + ponte, 2, 10€) não compensava...
Mas ainda bem que o não fiz porque pelos vistos existe aí qualquer coisa de muito estranho no combustivel...até é capaz de fazer mal ao motor e tudo, cuidado com isso.

12:35  
Blogger Joana Carneiro said...

meu caro verdinho...

é como se desses ao teu filho alimentos q sao compostos de leite, mas que na verdade nao sao leite....

o combustivel do carefur, do intermache é mais barato pq tem mais «agua»... dai sair mais barato, mas andas menos, ou seja, é falacioso!!!

O meu concelho: anda a pé q enrigesse o rabo!!! :P

12:51  
Anonymous Anónimo said...

Não é nas octanas que vai o mal.
Há uma instituição do estado que é responsável pela fiscalização e não sei se a mesma para verificar e aferir pesos e medidas.
Há a DECO para lhes morder as canelas, embora com esses esteja zangado.

Dever cívico é mais do que denunciar, AGIR... sai post.

14:17  
Anonymous Anónimo said...

e quando isso acontece nas gasolineiras "normais" - sim, porque no outro dia abasteci nas GALP na A5 ao pé das Amoreiras e aconteceu-me o mesmo!!! senti-me enganadíssima...

15:22  
Blogger passarola said...

pois..é o que se costuma dizer.. o barato, sai caro.. há poucas excepções a esta regra..

15:24  
Blogger marta r said...

Olha, vou reter esta informação...

16:44  
Blogger Maríita said...

Que pena! Eu pensei que essas bombas de gasolina associadas aos hipermercados vinham resolver os nossos problemas relacionados com o preço exorbitante da gasolina...
Bah!

Beijinhos

19:22  
Anonymous Anónimo said...

Diz que é verdade... Mas quem sou eu!

23:28  
Blogger CP said...

É por essas e por outras parecidas que o meu meio de transporte sou eu. E mesmo assim também me deparo de quando em vez com algumas diferenças na kilometragem dependendo do combustível utilizado!
Nota: Burger King = +/- 20KM :P Sweet!

02:57  
Blogger Boop said...

banha da cobra...

09:40  
Blogger TONY, Duque do Mucifal said...

essa não sabia. Eu costumo utilizar os talões de desconto do COntinente para obter mais gasolina por menos dinheiro, mas confesso que nunca fiz as contas que tu acabaste de fazre. Dá para pensar e MUITO!

10:27  
Blogger Lua said...

xica!!anda tudo a roubar!
A gasosa já não é nada barata e ainda fazem estas cenas, que vergonha. Ainda bem que ando de transportes públicos.

12:06  
Blogger Andreia said...

Pois é, já tinha ouvido falar disso. O barato sai caro...

12:18  
Blogger Miguel said...

22,

Quando a esmola é muita, o pobre desconfia ...!

Já não se fazem milagres!

Um BOM FDS!
Bjks da Matilde

PS: Ciberdependente ou BlogoDependente!?

12:56  
Blogger Alien David Sousa said...

Será que o barato sai caro? :O
Estranho caso!!

17:10  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa said...

Interessante, deveras interessante...
Quem sabe esse gasóleo dava potencia ao teu carro e não aproveitas-te, não deves ter reparado!!!
Menos kilómetros, mas mais rapidez... (mais rapidez a gastá-lo!!!)

Abraço, até outro instante

*Já soube de casos em que os litros marcados não correspondiam aos litros metidos no depósito do carro, mas não deve ser o caso, ou será????

18:35  
Blogger Anne Marie said...

Olá!
Pois... de combustíveis e afins não percebo nada. Mas agora tenho gasto muito menos dinheiro porque: VOU A PÉ!!!!!
Nunca tinha tido gd coragem, mas de casa ao trabalho faz-se bem em 30 mn... sempre a direito. Se fosse de carro era todo o stress e o estacionamento...
... não dá para ires a pé? é muito longe? é um bom exercício! :)
Bem, beijinhos!

19:14  
Blogger menir said...

Ui... Obrigado pela informação.

13:54  
Blogger Unknown said...

As bombas podem ter alguma forma de não deixar passar o combustivel pela totalidade, ou seja a quantidade que está a marcar não é directamente proporcional á quantidade que colocas no carro...não eram os primeiros a fazer isso..

23:00  
Blogger mfc said...

Vai ser uma história empolgante!!
Que acontecerá depois daquela curva a li à frente??!!

18:06  
Blogger vinte e dois said...

Qual curva? :D

20:35  

Enviar um comentário

<< Home