20061021

# Depois de ler hoje um artigo sobre consumo


de tabaco no nosso país, lembrei-me de fazer umas continhas. Peguei numa máquina de calcular e tomei como ponto de referência a marca mais consumida em Portugal, o SG Ventil que custa 2,75 €. Optei por um consumo moderado de um maço por dia e fiz as contas aos gastos de um fumador durante um ano. Obtive a bonita quantia de 990 €. Se algum dos amigos blogista que por aqui passar estiver nestas condições, vamos ver o que poderia ter comprado ao fim de um ano com esse dinheiro se o tivesse posto de lado, numa caixinha, até agora:

Opção A: um Smartphone I-MATE KJAM, um Leitor de MP3 Creative Zen V Plus 2 GB e uma Câmara Fotográfica Digital Kodak Z650

Opção B: um Portátil HP Compaq NX7400

Opção C: um LCD - TV 26" Grundig Amira LXE 68-7512, um Leitor DVD Kiss DP-1100 e um Leitor de MP3 Creative V100 512 Mb


Opção D: uma estadia num T2 para 4 pessoas, durante 13 dias no Monte da Várzea d'Água de Salteiros (turismo rural)

Opção E: um tratamento spa cruzeiro beleza completo e um cruzeiro vila SPA golfe de 2 dias


Quem fumar dois maços ou mais, multiplique isto por dois para ver o que perde!

No meu caso, os gastos em tabacos são muito inferiores aos apresentados, mas mesmo assim ainda dariam para comprar alguma coisista :)

51 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acontece é que perdem o que perdem e...
eu vou fumar uma cigarrilha, faz pior, é mais caro mas sabe bem.

09:45  
Blogger Alda Serras said...

Eu não sou fumadora e não consigo juntar esse dinheirito no final do ano... Alguma coisa devo estar a fzaer mal...

10:22  
Anonymous Anónimo said...

Eu não fumo, e realmente nunca tinha feito estas contas pode ser que algum deixe de fumar. Bom fim de semana.

11:23  
Anonymous Anónimo said...

...e os não fumadores?não nos deveriam oferecer umas férias maravilha apenas por não fumarmos e aceitarmos pacificamente os fumadores!?..pensem nisso...

12:36  
Blogger Enfim... said...

pois eu fumo á volta de dois maços embora me fique mais barato...Tenho a visinha espanha aqui msm ao lado.Bjs

12:58  
Blogger Nomyia said...

E quem não fuma mas continua a não ter esse dinheiro para gastar?
Embora desse jeito algumas das coisas que estão ai: ai o turismo rural...ai a máquina digital...
*****

13:27  
Blogger Utopia said...

Pois pois, eu deixei de fumar há 1 anito! E também pensei que me ira sobrar uns dinheiritos, uma vez que eu fumava um maço por dia.
Mas o que me aconteceu é que já não tenho que contar tanto os tostões para o tabaco chegar... mas dinheiritos nem por isso esgota-se na mesma!!!!
Bom fim de Semana

13:51  
Anonymous Anónimo said...

Confesso que não fumo, mas gostava de ter esses dinheirito no final do ano...mas nada. Pelo menos fico com a saude que já não é mau

18:24  
Blogger Maríita said...

Eu já não fumo, mas gostava mesmo de ter esse dinheirinho disponível...

Beijinhos

18:58  
Blogger Joana Carneiro said...

bem, os berdre, eu deixei de fumar!! Mas nem por isso tive ferias em spas, ou turismo rural, nem comprei lcd's, ou um portatil novo!!

Conclusao: nao tive esses beneficios de exfumadora!! Vou reclamar!!!!!!!

19:21  
Blogger passarola said...

dá realmente que pensar.....

19:44  
Blogger Boop said...

Não fumo...
Eh eh eh

Mas já aprendi que há contas que não vale a pena fazer.
Para quem fuma, há também o prazer de um cigarrinho - isso não conta?

De uma não fumadora liberal
LOL

20:17  
Blogger Tia Cremilde said...

eu não fumo, mas só o vejo a sair... é a puta da crise!

20:27  
Blogger Prof said...

Olá 22! Por algum obscuro motivo do computador ou do teu blog não tenho conseguido comentar os teus posts. Tinha escrito um comentário todo bonitinho ao post anterior e perdi-o. Claro que tive preguiça de voltar a escrever tudo de novo. Relativamente ao consumo do tabaco, só tenho uma coisa a dizer: ainda bem que não fumo!
Beijinhos!

20:59  
Blogger Eumesma said...

Eu tb não fumo, nem nunca fumei...por essa, pela principalemente pela questão da saúde, isso sim, mto mais importante do que o dinheiro que poderia poupar...

Mas dá que pensar essas contitas, portanto desejo a todos os que fumem, que pensem nisto, e que deixem de fumar, fazem um favor a quem não fuma, e empregam o dinheirito em coisas muito mais prazeirosas...:-)

Bom fds

21:01  
Anonymous Anónimo said...

Já que não fazem essas contas que tal as de, idas ao médico, radiografias e outros exames, ou ainda a da operação ao pulmão, tiróide, cordas vocais, ou outra. Façam as vossas contas :)

21:14  
Blogger Unknown said...

Pois, eu fumo um macinho por dia, por isso dava para eu viajra um bocadinho que era mesmo o que queria.

22:14  
Blogger Estranha pessoa esta said...

...
fskjfdkjsd
fdsçdfsçfdlfldsçlf
dsfçlsfdlksd

Não preciso fazer mais contas.
Está tudo aí.

....
Tal como o visinho de cima diz... dava para a malta viajar mais um 'cadinho' ...

..

22:16  
Anonymous Anónimo said...

essa conversa, para quem fuma (tipo eu) dava pano pra mangas!!pois mesmo quem não fuma, gasta dinheiro "mal gasto"! ao fim de contas...cada um que olhe por si! gdr abraço!

04:43  
Anonymous Anónimo said...

Na falta de outro assunto...
20 coments depois confirmo a minha teoria.
Vai outra cigarrilha.

10:05  
Blogger Carla said...

A mim não me atinge, pois não fumo - mas mesmo assim não consigo juntar dinheiro para comprar nada - isto está cada vez pior.
Beijinhos e um bom domingo.

11:18  
Blogger Tiago said...

:D Diz 15 de Janeiro próximo faz dois anos que deixei de fumar... fiz as contas e dava no mínimo para pagar o seguro do carro e toda a manutenção...

;)

11:36  
Blogger Teresa said...

Bem, acho que vou premiar-me a mim própria por não gastar dinheiro em tabaco e fazer o mesmo.. 2euritos por dia.. e no fim do ano.. "Toma! Isto é por teres escolhido ser uma menina saudável!"

Mas se calhar depois tenho que descontar a média de 2 cafés que eu bebo por dia.. :P

Beijinhos

13:44  
Blogger Sapito said...

Então e quem fuma um maço de marlboro por semana??
Bem sei que daria para comprar algumas coisitas, mas pensando no exemplo que deste, sou uma miúda poupadita!
;)

14:14  
Blogger just me said...

Ainda bem que aqui no Brasil um maço de Marlboro cusa só um euro!!! Assim custa-me muito menos!! Eheheheheh!!!!
Mas sim, é uma foruna que se gasta neste vício. E agora, e só por causa desta conversa, vou ali dar umas bafuradas!!!!

15:10  
Blogger Cláudia said...

Eu não fumo, mas vou começar a juntar 2.70 por dia!!
Quero comprar um portatil...ehehe
Sem dar conta o dinheirão que não se gasta em tabaco!!
Beijinho e boa semana

23:06  
Blogger desculpeqqc said...

tens de deixar de fumar

23:58  
Blogger vinte e dois said...

Destes comentários todos gostaria de fazer um pequeno reparo:

Fiquei bastante admirado (pela positiva) com a quantidade de pessoas que aqui passaram e não fumam. Estava a contar que fosse exactamente o contrário tendo em conta que a tendência é precisamente cada vez haver mais fumadores :)

00:21  
Blogger Unknown said...

Eu sou fumadora, e nunca tinha feito as contas...mas mesmo que deixe de fumar a verdade é que provavelmente não conseguiria colocar esse dinheiro de lado, já que na melhor das hipoteses o que aconteceria é que deixaria de contar as moedas para o tabaco. ;-)

00:53  
Blogger vinte e dois said...

Anonymous: não custa nada escrever um nome. Vá lá, faz um pequeno esforço ;)

02:20  
Anonymous Anónimo said...

Tens razão devemos ligar à pequeninas, da mesma forma que ligamos às "piquenas" ;?

Quanto ao explosivo... ou tudo ou nada, mau feitio meu.
Não pretendia ser um contraditório.
É antes o aproveitar a oportunidade para uma acção contra o "militante civicamente correcto" que grassa.

Boas e profundas passas.

08:55  
Anonymous Anónimo said...

fumei desde os meus 14 anos (para ser homem mais cedo – acontece a quase todos ) felizmente vai para 10 anos que não fumo.

09:02  
Blogger Atlantys said...

Ainda estou no principio da luta mas há cerca de mês e meio que me deixei disso, vamos ver onde vou conseguir ir de férias para o ano =)

10:18  
Anonymous Anónimo said...

Deixei de fumar à já algum tempo e, pasmei-me, ao não sentir que tenha mais dinheiro !!!

10:36  
Blogger asdrubal tudo bem said...

já tentei explicar iso aos meus amigos que fumam mas sem sucesso. a este montante há que juntar o dinheiro que vão poupar no futuro em médicos para lhes tratarem dos problemas que vão sofrer por causa do tabaco.

11:04  
Blogger Coisas de Mulher said...

Bem, estive aqui mais de meia-hora a ler este blog. Começei e já não consegui parar...
Fartei-me de rir e ainda aprendi umas coisitas...
Os meus sinceros parabéns.
Está excelente!...

13:17  
Blogger Lígia said...

eu fumio tabaco de enrolar, 3.75€+os "papelitos" 70cts... por semana no max... por vezes o tabaco dura-me 2 a 3 semanas... dá bem menos! mas nunca vi ninguém deixar de fumar pelo dinheiro que gasta, De qualquer forma deviamos todos deixar de fumar

13:49  
Anonymous Anónimo said...

Aqui esta PPG já deixou de fumar à mais de ano e meio...e não fumava do tabaco em questão no post, era daquele vermelho e branco, um nadita mais caro ainda...e era sempre um pacotinho fresco e fofo todos dias, quando nã se atingia o segundo...
Para além de ter ganho imenso em saúde, ganhei também em euros...OK!!! E em quilos...sim, porque eu também engordei quando abandonei o vício....mas não tou nada arrependida!!!
claro que também ainda não tenho nada das opções que colocas...os euros, gastam-se de outra forma qualquer, mas com certeza bem mais saudável.

13:54  
Blogger Tiago Carneiro said...

Se o dinheiro fosse o único benefício... Antes de mais pensem que os fumadores normalmente têm uma esperança média de vida inferior, sem contar com a performance sexual que se vai deteriorando aos poucos!!!!

Uma das coisas boas de ter saido de Portugal: Deixei de fumar. Ninguém aguenta ir à rua com vinte graus negativos só para fumar um cigarro eh eh eh vá agora só estão menos seis!!!

14:31  
Blogger Elisheba said...

Podes crer...e há muita gente que nao dá aos filhos o que necessitam para comprar essa droga.


Esqueceste-te de acrescentar os artigos/roupas de crianças, que ás vezes precisam...


BOLAS E REBOLAS PARA ISTO!

17:51  
Blogger TONY, Duque do Mucifal said...

boa contas. Eu como não fumo...diz-me onde poupar dinheiro! eh eh eh

17:54  
Blogger Alien David Sousa said...

Sabes que mais 22, há ALiens Burros. Eu sei disso e continuo agarrada à xuxa.
Quanto ao meu Blog e à tua mensagem, basta passares do 1º post para perceberes o que o ALien´s corner ITS ALL ABOUT! ;)

19:04  
Blogger Belzebu said...

Nunca como agora quis evitar fazer contas! Pensando desta forma chego mesmo á conclusão que devia têr um BMW, dois Mercedes e sei lá que mais!

Saudações infernais e fumegantes!

19:08  
Anonymous Anónimo said...

Sem fumar, não se junta dinheiro na mesma !

Portanto, vou fumando os meus 4 cigarritos de LM ligth por dia :))

bj*

20:37  
Blogger vinte e dois said...

Deixo aqui as boas vindas aos nossos novos amigos e que voltem sempre que lhes apetecer ;) E quem quiser pode entrar a fumar, que não me importo... ou então com uma Kodack ao pescoço ;)

01:45  
Blogger Selene said...

Como ex-fumadora tenho a dizer que comecei a gastar o dinheiro do tabaco em comida :) Pelo menos logo depois. Mas também se poupa saúde...nessa eu vejo o balanço positiv ;))

23:49  
Blogger Brottas said...

acho que tenho de começar a fumar para logo depois deixar e poupar esse dinheiro todo.... lol... nem e preciso dizer e fazer contas ao dinheiro so a saude que se ganha por nao fumar vale tudo...

00:13  
Blogger CP said...

22 um excelente post sem dúvida contudo não achas que tal acontece com qualquer outro vício?
Não fumo e tenho consciência que o tabaco, como vício, é dos piores mas mesmo assim penso que não é por gastar dinheiro (rios de dinheiro) que um fumador vai deixar de fumar. É claro que fumará menos caso o preço do tabaco aumentar ainda mais mas penso que dificilmente deixará de fumar por se aperceber do dinheiro que está a jogar fora.
Basta fazer as contas de outro vício bem menos nocivo mas também dispendioso, falo da ligação à internet!
por ano gasto mais coisa menos coisa 420 euros. Ora 420 euros tb dá para umas coisas fixes né? Contudo prefiro gastar esse dinheiro em algo que me dá prazer e que, neste caso, me possibilita comunicar com vossas excelentes pessoas!
Suponho que um fumador mesmo sabendo do preço que paga por fumar irá fazer exactamente o mesmo. Provavelmente dá-lhe muito mais prazer aquela "passa" da manhã todos os dias do que gozar de um tratamento completo num spa ao fim de um ano!
:P

01:28  
Blogger vinte e dois said...

Acontece com certeza, mas o post calhou ser sobre tabaco (tb fumo, mas muito pouco)por eu ter lido o artigo a esse respeito e talvez porque deve ser um dos vícios mais prejudiciais para a saúde. Quem optar por deixar de fumar tem dois benefícios, uma boa saúde e artigos que talvez noutras condições talvez tenha mais dificuldades em comprar :)

01:40  
Blogger Rivera said...

Eu na minha loja vendo tabaco e vejo muitas pessoas que se estão sempre a queixar que não têm dinheiro para isto e para aquilo mas depois levam sempre o belo do maço de tabaco.

Ou então ainda pior, uma mulher que aqui vem pedir para lhe dar de comer porque tem muita fome bla bla bla, mas depois traz sempre dinheiro para carregar o tlm...

O que este povo precisa é de saber identificar as prioridades

08:51  
Blogger Miguel said...

È só escolher ...!

Mas em todo o caso, mesmo que poupemos esse montante, nunca será aplicado nesses bens ou serviços ...!

Aumento dos Juros? EDP? IMI? Gasolina? ETC? ...!

Bjks da Matilde

13:03  

Enviar um comentário

<< Home