20061019

# Ainda se lembram deste livrinho? Início

(Clicar na imagem para aumentar)

da década de 90? Não?! Recordo-me que naquela altura, não havia festa de aniversário que se prezasse sem que o feliz aniversariante não recebesse um exemplar, quando não eram dois. Era imprescindível, tal como sucedera uns anos antes com o famoso Livro em branco. Mas ao contrário deste último, para o qual se tinha que desembolsar perto de mil e tal escudos por páginas brancas, este era constituído unicamente por perguntas: 243 para ser mais exacto. Cada uma dela representa um desafio à sinceridade do leitor, ao conhecimento de si próprio. Sem grandes pretensões literárias, por motivos mais do que evidentes, tornou-se contudo num best-seller a nível mundial.
Transcrevo aqui duas perguntas retiradas deste livro e deixo ao leitor a livre vontade de responder… ou não.

1- Qual é para si o limite máximo de idade para alguém o atrair sexualmente? E o limite mínimo? (A resposta deve ser dada evidentemente de acordo com a idade de quem responder)

2- Gostaria de ler os diários íntimos e as cartas que a pessoa que ama escreveu durante um romance anterior e que aconteceu muito antes de vocês se conhecerem? Se acha que sim, explique porquê. (E já agora, se não, porquê também)

Como podem verificar, também fui contemplado com um bonito exemplar!! E há muitas perguntas para as quais ainda não consegui encontrar uma resposta.

29 Comments:

Blogger Boop said...

Não conhecia o livro....
LOL

(ainda bem!) LOL
Acredito que as perguntas são formuladas quando há um contexto para elas, e às vezes nem são para serem respondidas!

08:36  
Blogger viveremsegredo said...

ora aqui está um livro que não conhecia :), o livro em branco sim! embora nunca tenha tido nenhum... em branco só cadernos mesmo...

09:52  
Anonymous Anónimo said...

you got to keep on trying...

10:28  
Blogger Atlantys said...

Olá vim retribuir a visita e gostei do que vi, vou voltar mais vezes =)

Por acaso não conhecia o livro mas deve ser bem interessante =D

11:00  
Blogger Miguel said...

Apesar de não ser um grande leitor, esse livro era capaz de despertar alguma curiosidade!

Boa sugestão para oferta de Natal!

Bjks da Matilde

11:36  
Blogger Paula said...

Oi! De vez em quando passo por cá, mas acho que ainda não tinha comentado!
Eu não conhecia o livro! Vou responder às perguntas, apesar de ninguém o ter feito ainda! Quanto à primeira pergunta, o limite mínimo de idade rondará os 25 (é a minha idade), quanto ao limite máximo é mais complicado porque depende de outros factores, mas talvez entre os 35-40 anos!
Quanto à segunda pergunta, eu gostava! Conhecer uma pessoa implica conhecermos também o seu passado! Costumo perguntar sobre relacionamentos anteriores e analiso as respostas!

11:41  
Anonymous Anónimo said...

Não conhecia o livro!
Mas ainda bem! Pelo que contas iria fazer-me pensar em coisas que eu não quero lool

11:45  
Blogger Enfim... said...

não conhecia o livro...Bjokas

12:08  
Anonymous Anónimo said...

Não conhecia o livro. Já agora não há limite para a atração ou o amor.

12:49  
Blogger marta r said...

Não conheço o livro. Sempre me baldei muito a festas de aniversário...

14:32  
Blogger passarola said...

mesmo encontrando respostas..tenho a certeza que a muitas perguntas, ía responder de formas diferentes ao longo da vida.. dos contextos..das situações. Nada como sermos colocados perante factos para nos surpreendermos com as nossas respostas. ;)

14:33  
Blogger Cláudia said...

Não conhecia o livro...
Mas parece-me ser engraçado.
Beijinho

14:56  
Anonymous Anónimo said...

1) Pá limites, pois, a mim atrai-me tanto uma rapariga nova como uma mulher madura, não são tanto as idades mas outros factores que atraiem. Não tenho é tendências pedófilas, isso garanto !

2) Quando era mais imaturo, nas minhas primeiras relações amorosas, sempre tive curiosidade de saber e, ao saber, ficava fulo da vida ... pois ainda aí não tinha chegado (lol)

Desconhecia o livro, talvez na altura a colecção dos CINCO dominasse as minhas leituras.

Abraços 2e2

16:20  
Blogger Alda Serras said...

1- 10 anos abaixo e 10 anos acima.

2- Preferia não saber e as razões são semelhantes às da Elsa.

Sou mais uma que não conhecia o livro. De certeza que foi um best seller?

17:31  
Blogger vinte e dois said...

Foi mesmo um best-seller e o primeiro (O livro das perguntas - só se chamava assim) ainda vendeu mais. Talvez em Portugal não tenha tido o mesmo alcance que noutros paises... e pela quantidade de pessoas que não o conhecem parece ter sido isso ;D

17:41  
Blogger Unknown said...

Não tive o privilégio de o ler...
Pela descrição parece ser uma obra naive própria dos "inocentes" anos 90 :-)
Mas curiosa, apesar de tudo curiosa...
"Amor & Sexo" é melhor praticá-lo do que lê-lo. Não acham ?
Mas quantas obras-primas o tema não gerou e continua a gerar...

17:42  
Anonymous Anónimo said...

Eu só conhecia a capa ...nunca vi o conteúdo...mas deve ser um excelente manual, do género da Dra. Ruth, não ?

ehehe

Bjs**

19:24  
Blogger Maríita said...

Mas o livro serve objectivamente para alguma coisa?

Bjs

19:28  
Blogger vinte e dois said...

Realmente, é um livro tipicamente anos 90, com umas perguntas que realmente dão que pensar ( e até nos deixam sem resposta) e outras que nem lembraria ao diabo :D Se é como o da Dra. Ruth, não sei pq nunca li nada dela :D
Segundo o autor, o livro serve para as pessoas responderem às perguntas com a maior sinceridade possível de forma a se conhecerem melhor ;)

20:03  
Anonymous Anónimo said...

nunca tinha ouvido falar desse livro...mas deve ser interessante, n me importava q me oferecessem. se bem q, eu ja faço tantas pguntas a mim mesma, axo q n era boa ideia...lol

21:53  
Anonymous Anónimo said...

Que giro... não conhecia o livro!

Mas para responder a estas perguntas digo:
1ª pergunta - Acho que atraentes somos sempre, basta sentirmo-nos assim e desta maneira sobressai.
2ª pergunta - Para quê saber do passado???? Curiosidade???? talvez. Mas acho que não me iria chatear com essas coisas.

jokas

emn***

23:23  
Blogger Unknown said...

Nunca tive um livro desses que pena, mas ainda vou a tempo... Respostas: 1 - Não existe limites para a atracção, ela acontece em todas as idades 2 - Não, não gostaria nada. Porque o passado já lá vai, cada um com o seu, e cada amor que nos acontece não é pautado sempre da mesma forma, por isso odiaria que me invadissem o meu baú, por isso não invado o do meu companheiro

23:41  
Blogger Brottas said...

tambem nao conhecia o livro... deve ser muito fixe responder a todas as perguntas com sinceridade...

1- acho que o amor nao tem idade... mas contudo nao acredito em muitos dos amores que se veem na tv de pessoas de 90 anos com jovens de 20, onde a pessoa de 90 anos e sempre indescutivelmente podre de rica...

2- tinha curiosidade em saber... mas so com o consentimento da pessoa... "sou bue da cusco"... lol

09:35  
Blogger Tiago Carneiro said...

POis eu tb não conhecia esse livro mas o facto é que em 1990 tinha eu 12 anos e ainda era um pouco inocente. Mas agora vou fazer uma pequena pesquisa sobre o livro.

Qto às respostas às perguntas:

1- Dos 25 aos 32. Eu tenho 28. Claro que pode haver excepcoes mas por norma esse é o leque de idades que mais me atrai.

2- É-me indiferente saber ou não esse tipo de pormenores. Se os sei não me faz confusão se não sei tb não faz pk não sei da existencia deles. Claro que uma certa curiosidade é normal mas não tenho a curiosidade de saber tudo e mais alguma coisa sobre as relacoes anteriores.

E já agora pq não respondes tu tb a essas mesmas perguntas?...

10:54  
Blogger soeumesma said...

Juro que daqui a nada começo a cantar, a sério. "Sim eu sei, que tudo são recordações...". Ehehehe!

Também tenho essa bela pérola da psicanalise sexual. Do livro em branco nem se fala, se não me engano ainda ofereci alguns que se chamavam "Tudo o que os homens sabem sobre as mulheres". lol

Eu hoje també estive dada a recordações no meu blog mas as minhas são verdadeiramente vergonhosas.

Beijocas e bom fim-de-semana.

12:10  
Blogger stela said...

Não conheço o livro! se tiveres algum para troca :-)
Acho que por vezes os anos passam e cada vez "sabemos" menos...
bjs

13:54  
Blogger vinte e dois said...

Finalmente alguém tem essa pérola!! :D Pelos vistos, só devia ser uma moda aqui de Aveiro e arredores oferecer esse livro nos aniversários. Não me importava de o trocar mas este é o meu único exemplar :)

Tb fui desafiado a responder às perguntas. Ok, então aqui vai:

1- Não tenho uma idade em números redondos mas penso que andará perto dos 30 no mínimo. E no máximo, é a mesma coisa. Não consigo dizer um número exacto, mas que passe uns anitos para além da minha idade. Mas isto é só um bocado uma ideia um pouco vaga, pq se calhar, a pessoa certa (com uma idade fora destes parâmetros) tb pode agradar.

2- Por vezes é uma tentação, mas acho que não queria porque podem ficar na nossa memória imagens que não queremos e que podem de alguma forma estragar um pouco a relação.

15:21  
Blogger Unknown said...

Não conhecia este livro, mas parece ser bem interessante, acho que vou coloca-lo na lista de compras. ;-)

00:54  
Blogger vinte e dois said...

Passados tantos anos, não sei se ainda o vais encontrar à venda. Nunca mais o voltei a ver à venda nas áreas comerciais :)

01:19  

Enviar um comentário

<< Home