20061023

# Podem chamar-me esquisito se quiserem, mas


se há uma coisa que eu dificilmente como num restaurante é o pão – apesar de saber que a própria comida por vezes também pode ser duvidosa. Mas o pão é diferente. O cesto do pão farta-se de passear de mesa em mesa. Reparem. Entram uns cliente num restaurante, sentam-se à mesa e aparece logo o empregado com o cestinho, umas manteigas e mais não sei quantas coisas que no final são cobradas mesmo que não lhe tenhamos tocado – por isso convém sempre verificar a factura e reclamar se for necessário. Aquilo até abre o apetite e toca a remexer no pão à procura do melhor bocado. E vai uma conversa, e outra, fala-se com a boca cheia: lá vão saltando uns bocaditos de pasta de sardinha, umas bolitas de pão com manteiga. A conversa anima-se, bebe-se um bocado, os salpicos de pão são substituídos por uma chuva fina de cerveja, de vinho que cai inevitavelmente em cima do bendito pão e do cesto. Vem o prato principal e a dança aérea continua. No final, o cesto é recolhido com as fatias que sobram, é de novo abastecido e continua a sua ronda na mesa dos próximos clientes que chegarem!

Um facto: nos Estados Unidos, é habito encontrar em cima dos balcões dos cafés - à disposição dos clientes - umas taças com amendoins. Foram feitas análises ao conteúdo de uma dessas taças e foram detectados 28 tipos de urina diferentes!

45 Comments:

Blogger Paula said...

Depois do facto de que falaste acho que nunca mais coomo pão nos restaurantes!

22:49  
Anonymous Anónimo said...

Mais te baralho:

Um estudo referiu que a escova de dentes em descanso numa casa de banho, apresenta sempre indíces de contaminação microbiologica, nomeadamente por coliformes fecais.

Olha para não te assustar com os talheres, copos e loiças dos restaurantes que, aparentemente se encontram lavados ... aparentemente !!!!

Coragem !

23:00  
Blogger Sapito said...

Obrigadíssima por frisares todos esses aspectos - tudo coisas que sabemos, mas que preferimos esquecer! :)

23:03  
Blogger desculpeqqc said...

Lá me lixaste tu a vida. Eu adoro pão...

23:42  
Blogger Boop said...

Bolas...
É que eu gosto mesmo de comer pão nos restaurantes!!!!!!

Há um restaurante no Mezio (algures entre Lamego e Viseu, que tem um pão quentinho feito lá, no forno a lenha, TÃO bom!!!

Não! Não me tiras o prazer de comer o pão!!!!

LOL

00:06  
Blogger vinte e dois said...

Acontece-me às vezes comer pão, mas o restaurante tem mesmo que me inspirar confiança por uma razão qualquer. Mas normalmente evito.
Talheres sujos, já me aconteceu encontrar, mas normalmente peço para o trocarem :)
Não pretendo induzir as pessoas a deixarem de comer pão, eu é que evito sempre que posso ;D

01:22  
Blogger mfc said...

28 tipos de urina??!!
Então o restaurante tinha poucos clientes!!

01:54  
Blogger vinte e dois said...

Sim, 28. Ou seja, houve pelo menos 28 pessoas que mexeram nos amendoins que estavam dentro da taça. pode ter havido mais, mas que terão lavado as mãos e não terão deixado vestígios. Repara que diariamente apertamos a mão a muitas pessoas. Se mandássemos analisar a nossa pele, nem quero imaginar o que lá descobririam. Como diz o Lois mais acima, até nas escovas de dentes de encontram matérias fecais. Não sei se o restaurante tinha poucos clientes, mas até um cinzeiro num café pode ter vestígios de urina, basta para isso que alguém que não tenha lavado as mãos lhe tenha pegado :)

02:20  
Anonymous Anónimo said...

Realmente tens razão, mas axo que se formos pegar por todos os "pequenos" detalhes não ingeriamos nada. Viva o pão, eu adoro e se for o meu Alentejano ainda melhor. Já agora já foste a alguma padaria ver fazer pão? Se calhar também não comias pão em casa.

10:00  
Blogger Abelhinha said...

pois... já tinhas falado nisso no meu blog, do teu hábito de não comer o pão.

Agora essa história da urina mete mesmo nojo

11:03  
Blogger Joana Carneiro said...

acabaste de me tirar o gosto pelo paosinho com amnteiga....

odeio-te! :PP

11:07  
Blogger asdrubal tudo bem said...

tens toda a razão mas se começamos a pensar assim estamos lixados. eu conhecia um tipo que quando pedia um café bebia-o com a mão esquerda porque dizia que uma vez que havia muito menos gente canhota também havia muito menos gente a beber por aquele lado da chávena.

11:44  
Anonymous Anónimo said...

Se vamos pensar assim não comemos nada sem ser em casa e mesmo assim... Sabemos lá por onde é que andaram as coisas antes de chegarem ao nosso saco do supermercado!

11:46  
Blogger vinte e dois said...

O meu problema é mesmo só com o pão, e sei que algumas cozinhas de restaurantes deixam muito a desejar, mas aí está... não se vê :)
E devemos pensar noutra coisa importante, é que algumas doenças passam-se pela saliva...

12:29  
Blogger Sea said...

Bom... se penssassemos mesmo mas, mesmo a sério, provavelmente nem comeriamos nada nos restaurantes.
Tenho duas manias, uma delas, agravada pelo que me aconteceu ano passado. 1ª limpo os talheres dos restaurantes com um guardanapo, quando não está muita gente a olhar, vai copo e prato também :D
2ª em bares e discotecas, só bebo por palinha, ainda que as coisas estejam nos copos.
Bebidas de lata, limpa-se por fora, antes de abrir e enfia-se lá dentro a dita da palhinha.
(agora que penso, até mais... mas pronto :D:D)

12:42  
Blogger Utopia said...

Sabes depois do meu filho ter imensas gastroentrites, eu preocupada perguntei ao médico porquê, poie eu era tão cuidadosa com a higiene das coisas dele principalmente,e sabes o que me disse?
-O seu filho precisa de vitamina M.
Eu procurei e não encontrei essa vitamina,quando voltei ao consultório assumi a minha ignorancia e perguntei que vitamina seria...
O medico riu-se muito e disse é MERDA mesmo minha senhora, o seu filho precisa de lidar com a porcaria para ter defesas!
E agora?
Qual será o correcto já nem sei!

12:47  
Blogger vinte e dois said...

Tb costumo limpar os talheres e os pratos, mas não me preocupo que me vejam :)

Concordo com a vitamina M. Mas é diferente de comer um alimento com saliva ou comida mastigada de outra pessoa :) Acredito que o excesso de higiene hoje em dia nas crianças não as beneficia em nada precisamente porque não ganham defesas. E nunca fez mal a ninguém comer um bocado de terra ;D

12:55  
Blogger Dora said...

Onde tens andado gajo??

13:06  
Anonymous Anónimo said...

Raramente como pão nos restaurantes (e verifico SEMPRE se o couvert foi ou mão facturado)...mas há aqueles restaurantes que têm o paozinho quentinho, acabadito de cozer...aí é impossível resistir...constumo frequentar um que, para além do pão, trás um piresito com paté caseiro de atum e tostinhas em volta...aquilo tem cá um aspecto...parece que está a 15 dias no frigorifico (isto se for ao frigo), todo ressequido...nojento, mesmo!
Também tenho muita impressão com essas coisas...e no que respeita à comida, nem vale a pena pensar o que se passa lá pro detrás, senão ninguém nunca mais consegue comer num restaurante...

13:08  
Blogger Enfim... said...

bem...muitas vezes tb penso nisso e até já criei um habito, ou não toco na comida, (por exemplo pão), ou então toco e o que sobra estrago, é a unica maneira de assegurar que aquele pão não irá novamente para mais mesa nenhuma...Deixa-me contar-te uma á dias fui ao restaurante de um modelo almoçar, quando para meu espanto encontro perante um bitoque encontro varios bocados de carne junto de um bife inteiro, ou seja eram autenticos bocados de carne vindos de outro prato...Bahhh.Bjokas

13:17  
Blogger cá-cá (Portugal) said...

Epá ó 22 tu tem paciencia!! Isso é lá nos EUA, que os gajos são porcos!! Por cá é tudo mais calmo!! Mas é melhor não fazerem análises ao pão, nem mesmo antes de ele ir para a mesa...

13:35  
Blogger Os 3 porquinhos said...

Epá, fizeste-me olhar de maneira diferente para os pães com manteiga de alho que comi num restaurante madeirense...e eu fui um dos que falei com a boca cheia...

AS

14:22  
Blogger Eumesma said...

Esta historia fez-me lembrar a historia dos restaurantes chineses aqui há um tempo...
Confesso que fiquei sem mta voantde de comer pão, no restaurante depois de ler isto, mas como não comer, se sou daquelas que não consegue comer uma refeição, sem um bocadinho de pão a acompanhar?? Isto deve ser devido a ser filha de alentejanos...ehehhe

Mas olha, o meu lema ás vezes (sei que é um lema parvo) é o "que não mata engorda", e se formos a ver há tanta coisa que não se devia passar nos restaurantes, tanta porcaria que existe e continumaos a lá ir, não é??
E também deve haver caso e casos, não se pode generalizar.

Poratnto, olha que me perdoes, mas vou continuar a comer o paozinho, prncipalmente akele quentinho que vem para a mesa..hummmmmm

;-)

14:23  
Blogger Maríita said...

22,
Eu entendo a tua repugnância em relação ao pão, eu nem me choco muito com o pão, mas ando a desenvolver um sentido apurado com os copos, talheres e chávenas... o raio do batôn...

Beijinhos

17:34  
Anonymous Anónimo said...

olha q isso é muito bem visto...mas eu tb n costumo comer pão no restaurante, pk p além d n ir mtas vezes a restaurantes (pk sou estudante e a vida tá cara come-se em casa e passeia-s depois...) regra geral n como pão às refeições =) apesar d adorar pão..então com manteiguinha...
já tinha ouvido essa cena da urina...é mt mau!

17:47  
Blogger ruth ministro said...

Bolas, este post até me tirou o apetite po jantar... :s ainda bem que janto em casa! ;)
Beijinhos das nuvens

19:15  
Blogger Cláudia said...

Muito sinceramente prefiro nem pensar nisso...ehehehe!
Beijinho

19:34  
Anonymous Anónimo said...

Bem pensado !

Restaurantes chineses eu já não entro e sempre escolho na maioria das vezes, restaurantes com a cozinha á vista.
Mas...essa do pão...tens toda a razão, sem duvida :)
Melhor mesmo, é comermos nas nossas casas :))

Bj*

19:51  
Blogger menir said...

Não costumo comer pão nos restaurantes, só quando muito esfaimada... Raios 22, o que te foste lembrar... :I

19:57  
Blogger passarola said...

isso é mesmo uma visão aterradora.. o problema é que se me derem a escolher o pãozinho tradicional que anda a passear de cesta em cesta e de mesa em mesa ou um pãozinho artificial embalado em plásticos que vão directamente da mesa para o cancro do planeta.. que venham as migalhas dos outros..

20:19  
Anonymous Anónimo said...

Pronto! Convenceste-me! Nunca mais toco no pão, nos amendois, nos tremoços e seja lá o que estiver em cima da mesa, que possa viajar a essa velocidade!
Beijokitas!

20:41  
Blogger Andreia said...

Txii! Que nojo, nunca mais como pão num restaurante!

p.s. obrigada pela visita ao meu blog, volta sempre!:)

20:45  
Blogger 13 said...

28 urinas diferentes! Cá nojo...

21:22  
Blogger Unknown said...

Ai mas agora deu me fome, vou comer pãozinho com manteiga mas em casa, volto já

Já voltei e eu n consigo resistir a um pão seja em k lado for, na minha adolescência kuando andava na rua até mais tarde ia a uma padaria, e o k se via lá dentro: chão com serradura, pão no chão volta a por no cesto e etc.
Bom apetite...... mas eu continuo a comer o bendito do pão

22:45  
Blogger Brottas said...

eu ca nem quero pensar nisso... desde que trabalhei numa fabrica de bolos que andei uns tempos sem comer bolos... mas se pensarmos nisso nao se come nada...

00:10  
Blogger Sofia said...

Hmmmm, que nojo. E olha que eu sou apaixonada por pão!!
Abraços,

00:53  
Blogger Estranha pessoa esta said...

lol
Estou a rir dos comments da maltinha eheheh :P
Pois..
Essa dos 28 tipos de urina diferentes é que me lixou.

Mas, como diz um visinho aí de cima... é pah ó 22 aquele paozinho quentinho com requeijao e doce de abobora.. é pah... isso não se pode rejeitar :P
Mas, tal como outra visinha tb diz, nada como escolher um restaurante com cosinha à vista :)


Um abraço grande e desassossegado para ti. :) **

04:17  
Blogger Rivera said...

Epá, que nojo!
Numa tinha pensado nessas coisas em relação ao belo do pãozinho...

08:38  
Blogger Carla said...

Realmente bem pensado - é daquelas coisas que nem nos passam pela cabeça.
Beijinhos.

08:56  
Blogger Prof said...

Olá 22! Nunca tinha visto as coisas por essa perspectiva. Acho que vou passar a fazer como tu fazes.
Um beijinho!

13:57  
Blogger Rúben M. said...

voces sao e muitos esquisitos, eu ca sou muito simples, ou seja; se tiver de barriga cheia, e nao morrer estou feliz :D ( tirando essa da urina e saliva ) lol .
Tem cabelo ? nao comas essa parte come o resto lol ;D

16:53  
Blogger Papoila said...

Pronto, já não há mais pão para ninguém!
Nunca tinha pensado nisso.É que quando a fome aperta...o pão nasce para todos!lol

09:58  
Anonymous Anónimo said...

Acho que até podes ter razão... mas por outro lado, acompanhar a refeição com o pão é tão bom...

O melhor é mesmo esquecer esses "pormenores" (chamemos-lhe assim) e comer na boa.

Se formos por aí... podemos ver que o bolo de aniverário é salpicado de cuspo por quem canta à volta dele e ainda mais por quem sopra as velas.

A travessa da comida (no restaurante) é salpicada também pelo cozinheiro que diz antes de acabar "sai a grelhada mista para a mesa 4"... (já para nao falar no empregado que poe a mesa e não sabes se lavou as maos)

.. e por aí fora.

14:59  
Blogger Miguel said...

22,

Essa promiscuidade existente nos nossos estabelecimentos de restauração é deveras intrigante ...!

Nem faço mais comentários ...!
O meu avô dizia:
"O que mata, engorda!"

Bjks da Matilde

13:00  
Blogger Yashmeen said...

Tens toda a razão. Por isso é que em grande parte dos países civilizados o pão vem embalado.

20:00  

Enviar um comentário

<< Home