20060928

# Ontem, à hora do almoço, a conversa entre


amigos/as recaiu sobre o tema infidelidade. E é interessante verificar que o ponto a partir do qual se pode considerar que a outro pessoa foi infiel varia bastante conforme a idade da pessoa e o sexo. Se para uma parte dos presentes com idade mais avançada o simples facto do companheiro/a imaginar uma cena de sexo com outra pessoa já pode ser considerado traição, para outros, da camada mais jovem, a fronteira entre fidelidade e infidelidade dilata-se e estende-se a uma primeira carícia ou a um primeiro beijo, mesmo não dando seguimento a uma relação baseada no sexo. Isolada ficou uma opinião de que só haveria realmente infidelidade a partir do momento em que se dá a consumação do acto sexual. Após uma troca de opiniões que chegou a estar por vezes um pouco acesa, chegou a inevitável questão do perdoar ou não perdoar, da possibilidade ou não de recuperar a confiança no outro. Do lado dos homens ouviu-se um não categórico e redondo. Do lado das mulheres, a resposta fez-se por vezes mais lenta e hesitante. E entre uns não, não sei, surgiram também alguns, mas poucos, talvez

38 Comments:

Blogger stela said...

olá, não sei como aqui cheguei... mas gostei!
A questão aqui é... muita coisa mudou, mas essência contínua a mesma...
bjs

09:08  
Blogger Unknown said...

A traição é uma coisa de que todos falamos, nem que seja uma vez na vida... e dizer, podemos dizer muita coisa... mas, se tivermos, realmente, que lidar com ela... provavelmente reagimos de uma forma que nós nunca achamos que seriamos capazes de agir...
Eu, pessoalmente, creio que seria capaz de perdoar uma traição... excepto se essa fosse encoberta por uma mentira... até agora não enfrentei situações de traição... mas sei que a mentira é coisa que não sou capaz de perdoar!!

09:25  
Blogger passarola said...

epá.. se a infidelidade começa na imaginação..a fidelidade é uma missão completamente impossível.. e se começar então num olhar.. socorro!! Vou já abrir o grupo dos infiéis anónimos.. acho que pode ser um bom negócio!!! ;)

09:34  
Blogger M&M said...

e sera que alguem colocou a questao "porque é que se trai"?

09:41  
Anonymous Anónimo said...

Perdoar? NÃO NÃO E NÃO. Quando se quebra a confiança e se trai...esta NUNCA mais é retomada...a mágoa fica lá sempre e nunca mais a coisa reculta. Aliás, quando se chega ao ponto de trair o outro, é mesmo porque as coisas já não estão bem (não aceito desculpas do, ah e tal, sou homem, não sou de ferro, BALELAS!!!o mesmo se aplica a elas) e se as coisas não estão bem, andar que se faz tarde!!!
Para mim quem trai...desce a um patamar que dificilmente sai de lá!

09:44  
Blogger Unknown said...

aí está um tema controverso e com muita coisa para dizer. eu sou da opinião que a traição começa assim que se passa a fronteira do só olhar, do flirt sem intenção de ir mais além... basta um toque ou um beijo para a traição estar consumada! qt a perdoar? talvez, só passando por ela saberemos a n/reacção... o dificil ñ será perdoar mas esquecer.

09:45  
Blogger Abelhinha said...

Claro que a consumação ou não do acto sexual é importante, mas considero que a pior traição é aquela em que se estabelece uma relação de cumplicidade maior com outra pessoa do que com a pessoa com quem se vive.

Quanto ao perdoar, penso que o traidor deve ao traido o respeito de evitar ao máximo que ele descubra a traição. Se o traido nunca souber não se coloca a questão do perdoar, obvio, mas se o traido tiver que ser colocado na situaçao de decidir se perdoa ou não... isso é já por si imperdoável pela falta de cuidado :)

09:50  
Blogger Eu said...

saber perdoar é uma virtude!

09:56  
Blogger soeumesma said...

Este é um tema controverso e complicado de discutir. Mas vou mante-lo simples. Convém esclarecer que tipo de relação se tem co a outra pessoa e quais as condições estabelecidas à partida.

Para mim traição e infidelidade só existe se a relação é séria (e por isto leia-se se existe amor entre os dois), é má não tanto por o outro ter estado com outra pessoa mas porque o que é destruido é a confiança, confiança essa que é necessária para tantas outras vertentes da relação. Não perdoaria uma infidelidade basicamente porque não saberia viver numa relação onde não confiasse na pessoa que estava comigo. Serei careta, retrógrada, seja lá o que for mas sou assim.

Já "ajudei" em infidelidades? Sim mas eu não tinha nenhum compromisso com niguém e a pessoa que tinha e decidiu trair essa confiança teve sempre a oportunidade de não dar esse passo. Já trai? Não. Já me enrolei, digamos, com mais do que uma pessoa ao mesmo tempo mas as relações eram honestas. À partida esses pessoas sabiam que não eram exclusivas na minha vida, sabiam que a abertura das relações davam para os dois lados e a confiança mantinha-se lá porque existia honestidade. Quando se aceitam esses termos o conceito de infedilidade deixa de existir.

Quando estou apaixonada sou fiel, em tudo. Aprecio um gajo giro mas não tenho ganas de lhe saltar pra cima. Não porque tenho de ser fiel mas porque não sinto desejo por outra pessoa. É simples na verdade. No dia em que começar a trair com a mente é sinal de que a relação não vai bem e que depressinha passarei à traição efectiva. Aí vale conversar e ver se a dita relação de amor não deu já o que tinha a dar.

E se calhar isto não tinha nada a ver com o post mas apeteceu-me! lol

09:57  
Anonymous Anónimo said...

Essa é uma questão demasiado complicada. Primeiro devemos questionar o que é que levou a outra pessoa a trair e reflectirmos e tentar resolver o problema mas acima de tudo assumir que traimos. Por exemplo o meu ex nunca assumiu que me traía com qualquer rabo de saia e isso é grave!!!! Contudo é um assunto delicado!

10:32  
Blogger Andre said...

infedelidade??!!? já fui infiel... ao meu carro antigo! troquei-o por um novo! de resto nunca fui e nem aceitaria tal coisa!! nunca que queria andar com "eles" a bater nos aviões da TAP! mas... quem anda à chuva - molha-se!!:o)
abração!

12:24  
Blogger Joana Carneiro said...

eu tenho uma opniao! quem diria :P

a infedilidade varia muito de sexo, idade e do tipo de relaçao... a frio, acho que é qd ha um envolvimento fisico. Mas qd ha a intençao de ser infiel, ou o «engate», nao acho q seja infidilidade, mas sim despeito a. N sei bem o q é pior... mas, mtas vezes, e acho q no fundo tds ja fizemos isso, o provocar alguem com o olhar, um sorriso...sera desrespeito? Ou qd isso é feito por gozo, ás vezes ate com conhecimento da outra ps, nao passa ms disso, gozo?

12:55  
Blogger Tiago Carneiro said...

A mim o que me chateia é a falta de frontalidade e o não assumir os actos. Se acontece porque não ser verdadeiro, honesto e sincero!!! A ausência dessas 3 caracteristicas é que me chateia porque de resto sexo pode ser sexo e amor é amor!

Nós é que gostamos de complicar tanto as coisas...

13:23  
Blogger Utopia said...

Ser infiel uma vez é-se sempre!
Ser infiel é:
do Lat. infidele

adj. 2 gén.,
falto de fidelidade;

qualidade de infiel;

desleal;

traidor;
E trair é não ser verdadeiro!
Agora vamos lá reflectir podemos estar com outra pessoa e se admitirmos com verdade então não é traição!
Podemos nem ter consumado, só imaginado mesmo, mas não admitir com receio da reacção do outro e ai estamos a trair, porque não estamos com verdade!

Vamos lá agora é pensar na 1ª questão:
Mesmo com verdade, quando se admite ter estado com outra pessoa... O que falta na relação para que tivesse acontecido?
Foi um acto isolado?
Acontece com frequencia?
Se houver verdade e confiança poderá ter sido uma fraqueza mas não será de todo traição!
Uma relação a dois quando há Amor verdadeiro, não há preconceito!
O coração tem de falar mais alto!
Se um dia o meu menino me fosse infiel (conheço-o há 22 anos), penso que nunca o foi, não quero dizer que nunca esteve com ninguém além de mim! Complexo?
Não!
Sincero!
Mas como estava a dizer se ele tivesse com outra pessoa, quando me transmitisse teriamos que analizar os motivos que o levaram a estar...
Depois... depois não direi que não ficaria muito insegura com medo da repetição, mas uma vez que mesmo sendo cruel dizemos sempre a verdade!
Eu acreditaria...
E olha aproveitavamos o que de novo ele tinha aprendido
hehehehehehehehehehe...
Fui clara?

14:27  
Anonymous Anónimo said...

eu tento nao ser mt radical mas neste tema a minha resposta tb é um categórico NÃO

14:37  
Blogger Unknown said...

Nunca me deparei com uma situação dessas, e, como diz o ditado, ninguém pode dizer "desta agua não beberei" e é o tipo de situação que só perante ela se pode dizer com certeza que faria ou não, mas numa primeira análise, a minha resposta é não, não perdoaria, pois a traição quebra a regra mais elementar de uma relação, a confiança, e, sem confiança não há nenhuma relação que consiga vingar, pois mais tarde ou mais cedo as "piadinhas" vão surgindo e isso acaba por destruir o relacionamento.
Mas a questão principal será sempre o que leva as pessoas a trairem...

16:28  
Blogger Boop said...

Como se as relações humanas fossem assim tão simples!
Sinceramente acho que o mais intimo de cada um não cabe nessas conversas.
Já vi muitas vezes essas "traições" serviremm para dar voz a qualquer coisa que estava calada, não dita, pesada, e que a partir daí, juntos ou separados, passarem a ser muito mais verdadeiros!

Não sou moralista.
Não julgo ninguém.
Oiço e tento entender!

16:40  
Blogger Miguel said...

22,

Um assunto que tu podes discutir e debater muito mas na hora de julgares se há fidelidade ou não ... Ou ainda se perdoas ou não ...!?

Ai sim, a decisão torna-se mais dificil!

Tu depende do amor e da capacidade de perdoar de cada um ...!

Bjks da Matilde

17:42  
Blogger vinte e dois said...

Eu já perdoei uma traição há muitos anos atrás. Foi uma situação horrivel mas consegui ultrapassá-la (enfim, nunca se consegue esquecer, mas tenta-se arrumar num canto da memória). Acabou por me sair furada e tomei a decisão firme de nunca mais voltar a perdoar ninguém..

19:43  
Blogger Prof said...

Chego sempre no fim! No que concerne ao assunto em debate, talvez fosse oportuno definir fidelidade mas como podemos verificar há uma multiplicidade de opiniões a esse respeito. A fidelidade no sentido de nunca, ao longo da tua vida, pensares em mais ninguém a não ser na pessoa que está contigo para mim é uma quimera. Como alguém disse, se entendermos assim as coisas, de facto, a infidelidade começa no pensamento. Tratados sobre o tema acabam por não resultar, porque só diante da situação concreta é que podemos aferir o que fazer. Muito mais me apeteceria dizer, mas é melhor não! Um beijinho!

20:51  
Blogger Sereia said...

Eu não sei...

20:57  
Blogger Unknown said...

A infidelidade é 1 assunto tao complicado, mas na minha opinião eu acho k so mesmo situação a situação, eu ´concordo com o Utopia, mas so kem sente na pele é k sabe como lidar com o assunto. Perdoar, eskecer, n perdoar, complicado o assunto, muito mesmo

21:10  
Blogger Sapito said...

Em tempos dizia, sem pestanejar, NÃO!!
Hoje não sei...há tanta coisa que muda em nós e numa relação, que a infidelidade pode às vezes ser um mal necessário!
;)

21:45  
Blogger Mim said...

Tendo em conta as várias idades: eu já fui e continuo a ser infiel.
;)
E nem pensar em perdoar.

23:40  
Blogger LuzHarmonia said...

Se pensarmos que "olhar" já é trair, "imaginar" já é trair, "sonhar" também já é trair, então não acredito que haja uma única pessoa à face da terra que seja fiel...
Perdoar já perdoei, mas aceitar a pessoa de volta... Não.
Mas está perdoada. :-)

09:25  
Blogger maria inês said...

perdoar??? já perdoei, e tentei voltar, só que não resulta! fica sempre uma desconfiança, um desconforto!!!

é a vidinha!!!! ( de quem ama)

10:43  
Blogger sem-comentarios said...

Para mim, não há discussão sobre tal assunto.
Acho que devemos respeitar a pessoa que está conosco.
E no caso de nos sentirmos atraídos por alguém e que algo possa a vir acontecer.
Antes de trair, falamos com a pessoa que temos uma relação.
Acho que a frontalidade numa relação é essencial.

Bom fim de semana**:)

10:58  
Anonymous Anónimo said...

O assunto Fidelidade/Infedilidade, é um tanto ou quanto poderoso.

Todos temos as nossas meneiras de pensar e encarar certas situações. O problema é quando nos deparamos na situação em si. Agiriamos exactamente como os nossos valores o ditam ou seriamos mais OpenMinded em relação à pessoa com quem temos uma história.

Em relação ao que eu acredito, jamais perdoaria uma infedilidade, mas isso agora..... é o agora!

jokas

emn***

11:15  
Blogger Barão da Tróia II said...

Pois, isso do perdoar é com mais jeito. Bom fim de semana.

14:36  
Blogger Fran Rebelatto said...

De fato um tema difícil, que pode ser simples na teoria, mas muito complicado na prática. Pois o que é ser fiel, ou leal, pois as vezes uma pessoa pode nãos er fiel, mas ser leal. E o que é certo ou errado, imaginar outra pessoa, pra mim é traição, muito maior às vezes do que o prórpio ato, não sei...

Quanto a perdoar, é difícil, muito difícil, mas creio que isso só vivendo mesmo pra saber o que fazer.Mas acho que infidelidade é um sinal de que as coisas não estão bem entre um casal, e se não estão bem não tem por que continuar...

Pois para mim relacionamentos, tem que existir para fazer bem as pessoas, não para machucar ninguém. A partir do momento que estiver fazendo mal, não tem por que continuar, senão traição vai ser inevistável, certamenete..

Nossa, vim por curiosidade e acabei gostandp muito dessa discussão...Muito bom teu blog...

Beijos e visita-me...

14:45  
Blogger Unknown said...

Penso k perdoar a infidelidade pode acontecer, já o eskecer esse será kuase impossivel, e virá à baila numa mais acesa discussão, e será talvez a mancha negra de kualker relação kuando a infidelidade existiu. Penso k antes de cometer a tal infidelidade vale pensar se vale a pena perder o k se tem só por um simples caso, ou kerer experimentar uma coisa nova, pode com toda a certeza levar a perder tudo.

15:15  
Blogger vinte e dois said...

Nem sempre uma traição é motivada por problemas numa relação. Pode ser simplesmente o fruto de uma curiosidade pontual, de uma tentação súbita..

16:10  
Blogger marta r said...

Infidelidade para mim é sinónimo de deslealdade. E isso não se perdoa. Pode aceitar-se mas não se perdoa.

17:16  
Blogger Cecilia M said...

Infidelidade! Tema complicado. Há algum tempo atrás se me colocassem este tema como discussão diria que infidelidade nunca aceitaria, ou nunca seria infiel... hoje digo que nunca é muito tempo e que somos humanos, não movidos apenas pela razão, mas sim e muito pelo sentir e pelo sentimento e sei que não seria capaz de julgar se me traíssem porque não gostaria de ser julgada se traísse... e para além disso será que por alguém trair é uma pessoa pior que outra que é fiel? E é fiel porquê? Porque é melhor? ?orque resiste mais á tentação? Ou porque ainda não teve "oportunidade" de trair?

17:27  
Blogger Enfim... said...

isso tem a ver com a mudança de gerações e não só tal como tu referes e muito bem, acho que isso já faz parte da forma como cada um lida com essas situações, eu por exemplo lido bastante mal e se calhar eu considero uma infidelidade aquilo que uma geração mais nova pode considerar uma simples amizade(atenção ainda sou novinha)lol.Bjokas

11:34  
Blogger Utopia said...

22 Quando uma relação é duradoura e forte perante uma tentação deveriamos sempre saber analizar se as consequencias saõ piores ou melhores que o proveito!
E na maioria das vezes os prevericadores chegam á conclusão que por um momento tão efemero não vale a pena estragar o que de bom já se tem! Além de se perder a confiança!

23:46  
Blogger Marta said...

aquele que ainda não foi infiel que atire a primeira pedra, infiel em pensamentos, numa mentira inocente, numa conversa, numa brincadeira, num dado momento...enfim, infelizmente nenhum de nós é perfeito e por isso acho que todos nós merecemos uma segunda oportunidade. Perdoar parece-me uma expressão demasiada cristã, eu ouviria e aceitaria ou não. Não sei se iria doer e se doer como é que eu sofreria mais? a aceitar ou rejeitar?
Por certo aprenderia alguma coisa...

Gostei de chegar aqui!

22:32  
Blogger vinte e dois said...

Quando eu referi em cima que uma traição podia ser um caso pontual motivado pela curiosidade ou por outra razão sendo a relação duradoura, sei que pode acontecer (não fui, eu mas aconteceu comigo). É evidente que se põe a relação em perigo, mas por vezes quem o faz, só pensa no momento e não nas consequências futuras.

23:24  

Enviar um comentário

<< Home