20060922

# Pode parecer mentira, mas foi mesmo assim

com todos os pontos e vírgulas.


Missão: comprar fiambre e uvas
Tempo previsto: no máximo 10 minutos

Ontem, ao final da tarde dirigi-me ao supermercado perto da minha casa com a finalidade de fazer umas compritas de que eu necessitava. Entrei, peguei num cesto logo à entrada e alguns metros mais à frente, reparei que uma das asas estava partida. Voltei atrás e troquei-o por um outro, que tive o cuidado de verificar se estava em boa condições.

Cheguei à secção da charcutaria, tirei um talão e esperei pacientemente pela minha vez. Quando o último cliente à minha frente acabou de ser atendido, dirigi-me à funcionária para fazer o meu pedido. E mal tinha acabado de abrir a boca…
Funcionária: Peço desculpa, mas vai ter que aguardar um minuto por favor!
E afastou-se para tratar de um assunto pendente a uns metros mais ao lado.
Esperei, comparei preços, cantarolei e aparece um outro funcionário com um aspecto de caloiro no assunto.
Funcionário: o senhor já foi atendido?
Eu: ainda não.
Funcionário: então, diga lá!
Eu: são 200 gramas de fiambre da pá x, se faz favor.
O rapazito dirige-se ao rolo das folhas de plástico. Chega a outra funcionária.
Funcionária: já foi atendido?

Eu: estou a ser atendido, obrigado!
Funcionário: D. Lúcia, o rolo está vazio…
Funcionária: Vai ali à estante que estão lá deles.
Continuo a aguardar.
O rapaz troca o rolo e vira-se para mim.
Funcionário: disse 150, não foi?
Eu: não, não, são 200.
Corta o fiambre, embrulha-o e coloca-o em cima da balança.
Funcionário: D. Lúcia! A balança não está a funcionar!
Funcionária: Eu sei João, o rolo do papel acabou, troca-o…
Abre a máquina, coloca um rolo novo.
Funcionário: D. Lúcia, a balança continua a não funcionar!
Ela levanta a tampa da máquina.
Funcionária: oh! João… puseste o rolo ao contrário, vira-o!
O meu fiambre é finalmente pesado e sigo directamente para a secção da fruta. Sou o único cliente. Arranco um saco de plástico e começo a enchê-lo de uvas quando ouço a voz de uma outra funcionária que se dirige a mim.
Funcionária: olhe, senhor, sirva-se à vontade e coloque o saco em cima da balança que volto já, já num instantinho!
Escolho as uvas com calma, dou um nó na parte de cima do saco e sigo muito certinho as instruções da senhora que não há maneira de aparecer. Conto os tomates que estão na caixa ao meu lado, admiro as lâmpadas suspensas na barra metálica por cima de mim, verifico se tenho as unhas bem limpas e aparece finalmente a senhora que finalmente me pesa as uvas. Agradeço e sigo caminho. Dois passos mais à frente, olho para a etiqueta e volto atrás.
Eu: desculpe minha senhora, mas tem a certeza que este preço está certo?
Funcionária: de onde é que tirou as uvas?
Eu: dali!
Funcionária: tem toda a razão!
Volta a pesar e cola uma segunda etiqueta por cima da outra. Chego à caixa, vejo duas filas disponíveis e opto pela da direita que tem a funcionária mais bonita. A cliente mais à frente é atendida e só fica mais uma até chegar a minha vez. A funcionária passa os preços na máquina, pega no cartão Multibanco que a cliente lhe passa para a mão e fá-lo deslizar pela ranhura… uma vez, duas… coloca o cartão dentro de um saco de plástico e volta a tentar em vão. Enquanto isso, na caixa ao lado, os clientes vão desfilando a um ritmo alucinante. Olho para o relógio, largo um suspiro vindo quase da ponta dos pés, volto a contemplar as lâmpadas do tecto enquanto a funcionária, que já retirou o plástico, continua a tentar convencer o cartão a cumprir a função para a qual ele foi criado. E os clientes continuam a passar na caixa ao lado. E eu mudo de táctica e começo a bufar.
Funcionária, virando-se para mim: não se importa de passar para a outra caixa?
Pego nas minhas compras que já se encontravam no tapete, volto a colocá-las no cesto e vou para o fim da fila ao lado até ser finalmente atendido!

Missão cumprida em 45 minutos!





32 Comments:

Blogger Unknown said...

Lá está... como as coisas acontecem num timing completamente diferente daquele que a gente pretendia!! LOL

09:39  
Anonymous Anónimo said...

Bem, como eu te entendo. Parece que acabaste de descrever as minhas aventuras nas filas dos supermercados (porque a questão do fiambre e das uvas, bem que ficavam lá). Sempre que opto por uma fila nas caixas, a porra da caixa empanca sempre. Incrível!!!

Já agora, será que o dito supermercado é aquele onde os preços são os realmente mais baixos? Uma vez estive nesse, lá prós lados de Aradas, mais de 20 minutos pra comprar fiambre...e quando vi o preço do dito so me apeteceu mandá-los enfiar o fiambre num sitio que eu cá sei!!!

10:37  
Blogger Cecilia M said...

Há dias assim...

11:03  
Blogger vinte e dois said...

Lúcia: a mim o que me chateou mais (mas nem muito, porque até nem sou de me chatear, acho que tenho uma paciência um bocado à prova de balas) foi que em cada lugar onde estive no supermercado teve que me acontecer alguma coisa... até com o cesto da entrada :D

b. Acho que vou mesmo começar a alterar os meus critérios de selecção nas caixas ;)

Blossom: Este aqui é mesmo um supermercado muito conhecido. Quanto a preços, tem de tudo um pouco ;)

Ana: Nem por isso. Cheguei à conclusão que por vezes a melhor forma de encarar as adversidades é mesmo levá-las na brincadeira e com humor. Mas se estivesse mesmo num dia não era capaz de me passar um bocado, mas só um bocadinho ;D

Moonshinne: Ai, se os há!! Até nem costumo ter muitos problemas com caixas, mas ontem... :D

11:13  
Blogger Joana Carneiro said...

eu ia do supermecado para o psiquiatra!!! :p

12:25  
Blogger menir said...

Bom, apesar da tua descrição ser feita num tom leve, cheguei ao fim também a bufar... ;)

13:51  
Blogger Belzebu said...

ehehehh! Para a próxima leva a tenda e o saco-cama e até pode ser que a menina da caixa fique contigo a fazer companhia e a discutir uns preços!!!

eheheh!! Saudações infernais!

P.S. Essas funcionárias não serão algumas das despedidas da função publica???

14:00  
Blogger desculpeqqc said...

Desta vez deu para reparares, mas se pensares com atenção é sempre assim... é assim que o país faz em 45 minutos o que devia ter feito em 10.
Depois queixam-se

14:03  
Anonymous Anónimo said...

O que vale é que até estavas com tempo e paciência...
Se os meus clientes fossem atendidos a essa velocidade tinham verdadeiros motivos para se chatear!
Bom fim-de-semana!
Beijokitas!

14:56  
Blogger Prof said...

Que aventura! Eu própria fiquei cansada só de ler. Confesso que detesto ir às compras ao hipermercado. Primeiro, aos dias que me dá mais jeito ir (fim-de-semana) há gente por todo o lado; em segundo lugar, somos assediados de 5 em 5 minutos por aquelas meninas que nos querem impingir um sumo ou um pacote de batatas fritas com a aliciante de ganharmos um magnífico boné ou uma caneta; terceiro, a aventura das caixas. Eu também tenho uma sorte bestial: a caixa que escolho ou pára porque alguém se esqueceu de alguma coisa, ou porque o preço não está certo, ou porque o cartão não funciona, etc... Enfim, não há paciência.
Bom fim-de-semana!

16:13  
Blogger Miguel said...

Podes crer ...!
Tens muita paciencia!
Eu não sei se aguentava tanto a cantarolar ...!

BOM FDS!
Bjks da Matilde

16:47  
Blogger passarola said...

tens de ver a coisa desta forma..podia ser pior.. podias ter apanhado uma daquelas velhinhas que paga a conta toda em moedinhas de 1 e 2 cêntimos e tem de contar e recontar outra vez.. uuffffa.. é aqui que eu demoro mais tempo nos supermercados do meu bairro!!!

17:27  
Blogger ruth ministro said...

Detesto ir ao supermercado... como partilho os teus suspiros! :) Beijos e bom fim de semana.

19:57  
Blogger Andre said...

45 minutos!!! não foi nada de grave! vê lá as coisas pelo lado positivo! se tivesses demorado 2 horas, era pior não??!!! abração!

20:40  
Blogger Unknown said...

Bem isso é ridiculo, mas é a verdade, verdadinha. Mas conseguiste que eu desse umas valentes gargalhadas pela espectacular descrição que fazes, parabéns és óptimo, e adorei a tua paciência. Bom fim de semana

01:05  
Blogger Teresa said...

Eu quando estou à espera não olho para as minhas unhas, mas sim para as dos funcionários.. se não estiverem bem limpinhas dão-me umas cólicas e viro costas em dois segundos.. mas tu tens uma paciência de santo, já vi.. ;)

01:06  
Blogger Teresa said...

E adoro a bolinha azul que puseste ali ao canto! :)

01:07  
Blogger Carapaus com Chantilly said...

E agora a fatídica pergunta: uvas & fiambre? tipo uvas embrulhadas em fiambre?
:P

09:43  
Blogger L said...

É de dar cabo da paciência a uma pessoa.

Já agora.... qual a ementa?

jokas

emn***

10:27  
Blogger Boop said...

LOL
Pois é... esperas intermináveis...~
Foste paciênte e bem comportado!
Estás de parabéns!
(não tinhas nada para fazer a seguir, pois não???)

:-)

10:48  
Blogger Utopia said...

Foi uma Epopeia!
Mas portaste-te lindamente!
Eu não teria tanta paciencia, e não sei bem, mas acho que a minha reacção seria bem mais sentida que a tua!!!
BFS

10:52  
Blogger Maríita said...

Bem, gabo-te a paciência, eu teria muito provavelmente desistido!

Beijinhos

17:19  
Anonymous Anónimo said...

há dias que não se devia sair de casa!!!acontece aos melhores.
Xau

21:23  
Blogger Yashmeen said...

Um conselho: faz as compras on-line (www.continente.pt). Vale bem os seis euros.

22:42  
Blogger vinte e dois said...

C. Ovo: Não dava, tinha que ir fazer a comida :D

Et: Pela minha experiência pessoal, há repartições mais rápidas ;D

Menir: Obrigado por bufar comigo e pelo apoio nesse aspecto ;D

Belzebu: não se pode falar mal aqui da função pública porque pode haver por cá leitores e leitoras que trabalham lá e depois estou frito!! ;D

Lfm: Nalguns casos é mesmo!! :)

A. Martins: até nem sou um cliente muito chato, a não ser que me apanhem num dia em que estou mesmo chateado! :D

Jade: por falares em sermos assediados, no Jumbo em Aveiro, quando ele abriu, andava uma senhora a convencer os clientes a aderirem ao cartão Jumbo (e aceitei). Uns tempos depois, ela voltou a abordar-me para me fazer a mesma proposta e respondi-lhe que já o tinha, e que tinha sido tratado por ela. Mais tarde, isso aconteceu uma terceira vez e voltei a dizer-lhe a mesma coisa. Com muita simpatia - pq ela é realmente muito simpática - disse-me que me estava a reconhecer. Desde então, ela já me abordou por trás várias vezes e quando me viro, ao reconhecer-me, ela sorri e diz-me logo " Ah, é você!" ;)

Miguel: Quem canta, os seus males espanta. Não é? ;D

Passarola: velhinha assim acho que nunca apanhei. Mas já apanhei velhinhas a tentarem passarem-me à frente. Suas marotas!! ;D

Utzi: Eu é o contrário, adoro ir ao supermercado e fazer compras :D

Onil: Por muito paciente que seja, 2 horas não aguentava. mandava à fava as compras! he! he!

Sininho: acredita que houve alturas que até me ri da situação :D

Teresa: a bolinha azul já está lá há muito tempo. Mas podes roubá-la... tb a roubei! Não me toques é nos links!! ;D

Carapaus: não, tudo separado, cada um do seu lado :D

Emn: O fiambre era para fazer sandes e as uvas como sobremesa. Mas se quiseres, conheço uma óptima receita com passas, maçãs e lombo de porco... só de pensar nisso já estou quase a salivar!! :D

Inês: por acaso, até tinha que ir fazer a comida :D

Utopia: tb confesso que a vontade enorme com que estava de comer uvas me ajudou a aguentar um bocado :D

Maria: Sabes que se demorasse muito mais tempo, até era capaz de desistir. Tenho muita paciência mas não a tenho toda ;D

Francisca: Ai, se os há!! Se alguém nos avisasse quando é q podemos ou não sair, seria óptimo ;D

Yashmeen: Aqui não há Continente. Acho que os temos todos menos esse. E por falar nisso, até é estranho não haver nenhum :D


txllhn

03:04  
Blogger Sereia said...

Há dias de azar! lol

14:53  
Blogger Lígia said...

há dias de manha em que uma pessoa à tarde não se deve levantar de noite

19:35  
Blogger Tiago Carneiro said...

agora experimenta ires às compras e não perceberes a lingua local. Passado sete meses já me oriento bem mas no inicio uma ida ao super-mercado para mim era uma aventura e as vezes de dicionário na mão, porque aqui nem todos falam inglês.

13:16  
Blogger Unknown said...

Há dias que nem uma simples ida ao supremercado nos corre bem. ;-)

16:31  
Anonymous Anónimo said...

Ora bem ...
estamos em Portugal !!!
:)

19:07  
Blogger T. Santos said...

Parece uma missao impossivel ir as compras nesse estabelecimento...

23:35  
Blogger Lua said...

O que se passou com as uvas e o fiambre nao ... agora a cena do cartão ... tenho uma pontaria desgraçada... acerto sempre com a maquina ou o cartao que nao funciona.

11:40  

Enviar um comentário

<< Home