20060915

# As melhores ideias são por vezes as mais


simples e surgem de forma inesperada, num relâmpago de lucidez inconsciente. Que o diga aquele rapazinho que aluga os pixeis do seu site à unidade para publicidade, e que está neste momento milionário – para quem ainda não conhece, é aqui – e que o digam também os donos de um estabelecimento comercial da Foz do Douro que tiveram a ideia luminosa de cobrar 20 cêntimos por cada copo de água da companhia que os clientes costumam pedir para acompanhar o seu café. Se aparentemente a quantia parece insignificante, feitas as contas, os lucros são fenomenais. Ora vejamos. O SMAS do Porto cobra 1,77e por cada metro cúbico de água. Cada metro cúbico permite encher aproximadamente 4000 copos. Se multiplicarmos essa quantia de copos por 20 cêntimos, obteremos a bonita soma de 800 euros!!

Caros amigos da matemática, desafio-vos a calcular a percentagem de lucros destes senhores, que eu sou de letras e para além disso já estou cheio de sono...

33 Comments:

Blogger Utopia said...

Deves ter razão, mas tens de pensar também no detergente que gastam para lavar o copo e no tempo que o funcionário dispoem para o fazer, ou então na energia gasta pela maquina de lavar...
Contabiliza isso ao fim do dia e quantos copos de água um café leva para as mesas e verifica que são gastos dispendidos!!!
Mas quanto muito aumentam o café!

12:13  
Blogger Unknown said...

Matemática n é comigo, mas em relação aos copos de água, já há muitos anos em S. Martinho do Porto na esplanada do Café Samar, se cobrava 10,00 ESCUDOS por um belo de um copo de agua, será que o lucro obtido nos outros produtos n dará para o copito com agua?

12:22  
Anonymous Anónimo said...

é a chamada...roubalheira!
ou tenho tido sorte ou então moro numa zona de gente com pouca visão para o negocio pq ainda nunca mei foi cobrado um copo d água del cano.

12:25  
Blogger M&M said...

pois, gastam dinheiro nos copos de agua, mas tb têm um lucro brutal com o cafezinho... e agua nao se nega a ninguem....

12:25  
Blogger Miguel said...

"No aproveitar é que está o ganho!!"

BOM FDS!
Bjks da matilde

12:33  
Blogger Unknown said...

Mais rentável que isso... só começarem a cobrar pra podermos respirar!!! LOL

12:48  
Blogger marta r said...

Não dou muitos anos para passarmos a pagar todos o bendito do copo de água que acompanha o cafezinho.
É só espalhar-se por meia dúzia de estabelecimentos....

13:03  
Blogger Boop said...

O melhor é nem sequer beber café!
LOL

(pronto, eu sou daquelas raras pessoas que não gosta de café...)

13:15  
Blogger vinte e dois said...

Realmente o café dá mesmo muito lucro, por isso existem em centros comerciais espaços comerciais dedicados principalmente à venda de cafés.
O detergente que têm que utilizar e o tempo passado a lavar os copos já devem estar muito bem incluídos no preço do café ;)


Não há mesmo ninguém que consiga calcular a margem de lucro?

13:25  
Blogger Carapaus com Chantilly said...

e quanto não ganharam com o euro?
o que mais me deixa louco são as transições 100 escudos = 1euro
isso sim, fruto da mais pura esperteza tuga que só faz com que todos percamos poder de compra

13:26  
Blogger vinte e dois said...

Com 800e (160 contos + ou -) dava para eles pagarem um empregado a tempo inteiro para lavar copos, para pagar o detergente, a água utilizada na lavagem e ainda ficavam a lucrar :D

13:35  
Blogger Stella said...

Sem duvida que é um negócio lucrativo, mas cobrer copos de água... Mana eles em energia para lavar e detergente não devem gastar, nao devem lavar os copos, e tudo reciclado para queles lados.

14:32  
Blogger LoiS said...

Não farei contas amigo 2e2, apenas dissertarei sobre o negócio em si:

Um café que cobra a água "del cano" aos clientes ao invés de lucrar, neste momento, a curto e a médio prazo acabará por perder mais que esse hipotético lucro.

Hà uma variável que se tem que ter em conta no negócio, muito importante, a satisfação do cliente !

Com a venda da água, os clientes migrarão para o café do lado, que não a cobra, mesmo sendo mais caro o " simbalino " por aquelas bandas. É que é a precepção por parte do cliente que conta ...

Quem não gosta de receber um rebuçado sem estar à espera ? quem gosta de pagar o que não espera ?

Abraços

15:17  
Blogger Joana Carneiro said...

ao lucro, dps tirem o q eles vao ter q pagar se alguem denunciar o q eles fazem, ja q é ilegal :PP

15:24  
Blogger L said...

A água devia ser grátis, mas mesmo grátis. Ou então só de borla.

jokas

emn***

17:54  
Blogger passarola said...

eu incentivo os clientes a... levarem uma garrafita de água no bolso com eles...

ou então... a mudarem-se para o café mais próximo... pagar pela água..eraoquemaisfaltava!!!!!

17:55  
Blogger Estranha pessoa esta said...

Eu sou de matemática...
Mas, realmente nem vou fazer contas... deixaria me verdadeiramente deprimente ehehhe
Eu a contar os tostões para ir de férias...

naaaaaaa
Definitivamente não vou fazer essas contas eheheh

Bjs
Bom fim-de-semana para ti
***+

18:46  
Blogger Unknown said...

Todos nós achamos mal que se cobre a àgua, eu própria também acho, mas a realidade é que se pensarmos no assunto, os copos de àgua que cada café ou restaurante oferece, teem os seus custos...
A ideia de alugar os pixeis é realmente fabulosa. :-)

19:43  
Blogger desculpeqqc said...

Isso não é assim tão simples...
Temos de ter em consideração todos os custos do café (electricidade, renda, manutenções, empregados, alugueres, mensalidades, etc...) para além dos custos adicionais ao copo (lavar, servir, detergentes, poder partir, etc...)
Claro que o mais certo é o cliente dizer mal do café e não voltar a pôr lá os pés, pois esse café trata os clientes à boa maneira...

20:09  
Blogger Fallen_Angel said...

Owa :o)

vender pixeis fogu isso sim, uma autentica maquina de dinheiro :o)

Beijinho bom fim de semana

21:24  
Blogger Sapito said...

Mas porque será que eu não me lembro destas coisas?! Já podia estar rica!! E na verdade, continuo probezita, pobrezita! ;)

15:48  
Blogger Teresa said...

Mt espertinhos.. mas olha q eu não voltava lá.. n gosto nada d chulices!.. só o lucro q eles fazem com cada café.. chega bem, ou não? :P

16:04  
Blogger Belzebu said...

ehehh!! Isto quando se trata de ganhar uns cobres, os tugas também dão cartas!!!

Saudações infernais!!

16:56  
Blogger menir said...

Ai... daqui a pouco vai ser como nos filmes:
"Aquele senhor quer-lhe pagar um...copo de água..."

17:17  
Blogger teresa.com said...

(cof, cof) essa malta da Foz do Douro tem todos a mania!!...
LOL! Mas que parvoice! E nunca mais peço o meu copinho de agua... qual é mesmo esse estabelecimento?...
bjo ☺

21:38  
Blogger Dora said...

Mas também quem são os anos que são 0.20€ por um copo de água??

02:45  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

De que mais se irão lembrar????

08:20  
Blogger Unknown said...

Oi, antes de mais bigado pela visita ao meu blog. É mais um a ler estas tretas (eh,eh,eh). Pois é, os irmão servem para muito... o meu era para me chatear! Enfim... o teu blog está muito giro e vai ser mais uma das minhas visitas! Beijocas

17:25  
Blogger Prof said...

Não acho piada nenhuma a essa ideia (na perpectiva do cliente, claro). Os donos do dito café não devem achar o mesmo. Um beijo!

17:59  
Blogger vinte e dois said...

Um dia desses tb se vão lembrar de cobrar o rebuçado que por vezes acompanha o café. Hoje uma colega disse-me que a solução passa simplesmente por levar um copo em plástico e ir à torneira da casa de banho enchê-lo... realmente a água é a mesma ;D
ps: o artigo no jornal não indicava o nome do estabelecimento.

02:51  
Blogger Tiago Carneiro said...

hummmmm qual é o café??? Acaba-se já com o lucro de quase 500%. É que não se pode cobrar aos clientes pos pedirem um copo de água da torneira. O establecimento é obrigado a fornecer isso caso lhe seja solicitado, acho eu!!!

12:55  
Blogger LoiS said...

Rectifico agora que voltei aqui :

" ... É que é a percepção por parte do cliente que conta ... "

Sorry sr. prof.

19:32  
Blogger vinte e dois said...

Oh, Lois, não te preocupes com isso, às vezes lá me escapa tb um . São coisas que acontecem e então quando escrevemos à pressa ainda mais ;)

12:04  

Enviar um comentário

<< Home