20060920

# Para quem anda assim como que um pouco

menos atento à nova grelha de programação dos nossos canais nacionais, ontem foi a estreia da quarta série – sim, quarta! – dos Morangos com açúcar. Puxado pela curiosidade e pelo cansaço que já começava a tomar conta de mim, lá me encostei no sofá atento à novidade. Não se pode negar que até está divertida, fresquinha, com caras novas e tudo… mas aquele Colégio da Barra é no mínimo surreal! Ora vejamos com atenção:
- O colégio, que eu tivesse verificado, não tem um único auxiliar de educação.
- A Ana Zanatti desempenha o papel da nova Directora da escola com a mania que ainda é teenager. Aparece no primeiro dia de aulas vestida com umas calças de uma cor que não lembraria a ninguém e uma T-shirt que já viu de certeza melhores dias.


- Cinzentão, Júlio César desempenha o papel de antigo Director do colégio e actual professor. Veste um fato da mesma geração da T-shirt da Ana Zanatti e dá aulas com a delicadeza de um urso que acaba de hibernar.
- No dia da abertura oficial do ano lectivo, a Directora faz um discurso enfadonho para pouco mais de uma dúzia de alunos que, pelas suas expressões faciais e postura, não parecem ter tomado os seus comprimidos contra o enjoo de manhã antes de sair de casa.
- O universo escolar do colégio parece ser composto por cerca de 30 alunos.
- As matriculas dos alunos no colégio parecem ter sido condicionadas por dois critérios: a conta bancária dos papás e uma inscrição prévia na Elite Models: não há alunos feios.
- Os alunos são uns seres inteligentes, sensíveis, incompreendidos, vítimas do sistema que não lhes permite andarem de patins em linha ou de skate na escola aos empurrões aos outros, nem chegarem com 10 minutos de atraso à aula sem levarem a respectiva falta de atraso.


- A escola pode ser confundida com um hotel de 5 estrelas com acesso a uma piscina privativa e tudo – o que, como toda a gente sabe, é comum à maioria das nossas escolas!
- Os alunos confundem com frequência irreverência e falta de educação. Atirar uma bola de basket aos pés de um professor, com arrogância e altivez, é considerado um acto natural.
- Os alunos entram na sala de aulas de forma ordenada, tomam os seus lugares e esperam em silêncio o início da aula…

Mais não conto. Mais pormenores numa televisão perto de si…

35 Comments:

Blogger Abelhinha said...

Não vejos os morangos com açúcar nem qualquer outro programa da TVI. Nem em zapping vejo esse canal.

08:33  
Blogger Unknown said...

LOL
Eu também vi...seguindo o conselho do meu professor de Semiótica que sempre disse que vendo o 1º e o último capítulo de uma novela, captamos a novela toda... e como eu nunca fui "noveleira" sigo o conselho dele à risca!!
Concordo perfeitamente com o que escreveste!! LOL
Já há muito que os "Morangos" deixaram de ter piada... e tudo o que é em doses massivas, inenterruptas, duas vezes (ou mais )por dia altera o sistema nervoso de qualquer um!!
Não sei como os pais deixam as criancinhas ver esta série... a sério que não sei!!
No meu tempo (que não foi assim há tanto) viamos o "Dartacão", a "Heidi" e, no máximo, o "Dragon Ball" (no meu caso, em galego) LOL...

09:14  
Blogger Blossom said...

Continuando,as novas caras são tudo menos bonitas...são fresquinhas, que ainda cheiram a leite materno. Representar? O conceito deve ser demasiado complicado para eles, pois aquilo é pior que mau. Também reparei na multidão da escola...sim, qualquer escola que se preze, mesmo que seja um colégio privado, tem apenas 30 e tal alunos, e olhem lá! Auxiliares? Isso daria mau prestigio ao colégio, por isso colocaram o tipo do "Anjo Selvagem" como empregado do bar...diga-se uma coisa impensável...etc...etc...etc... Esta série, que quando apareceu na TV confesso que seguia porque era novidade, e as histórias até entretinham tem vindo a decair a olhos vistos, tanto em qualidade de argumento, como nos próprios "actores", que de actores não têm ABSOLUTAMENTE nada!!! Por este andar, acabem mas é com isso, que só perturbam os míudos, dando-lhes a ideia que a escola é aquilo e os comportamentos perfeitamente aberrantes que lá se vêm são perfeitamente normais. Entre isto e a Floribela, venha o diabo e escolha, mas verdade seja dita que esta última prega um mundo de principes e sonhos, que é bem mais saudável para os miudos verem que os primeiros...tenho dito!

09:36  
Blogger Prof said...

Olá 22!
Não vi mas vou ver. No entanto, a tua descrição parece-me muito realista e parece que já estou a ver um colégio "repleto" de alunos bonitos (discutível, ao que parece), com roupas de marca (neste tipo de novela, os "pobres" nunca vestem roupas menos boas),etc, etc, etc. Todos sabemos que os miúdos e adolescentes são altamente influenciáveis e eu pergunto-me até que ponto a realidade retratada pelos Morangos é uma influência positiva para os jovens. Não sou nada pseudo-intelectualóide que considere que toda a televisão é má, mas numa época em que o culto da aparência tem um peso cada vez maior nas relaçõe interpessoais, preocupa-me que se cultive, da forma que tu descreveste, esse estilo de vida.
Isso faz-me lembrar o que aconteceu em Espanha, com os organizadores da semana de moda a impedirem modelos excessivamente magras de desfilarem. Afinal, há centenas de olhos de teenagers contemplando ávidamente e que, comparativamente com uma dessas modelos, se acham sempre gordas. São os problemas inerentes a uma sociedade de consumo!
Um beijo!

10:58  
Blogger Miguel said...

Idêntico ao Mundo real ...!?
Quase ...!

Bem analisado!
Venha a 5ª Dimensão dos Morangos!

Bjks da Matilde

11:21  
Blogger Aragana said...

Eu não vejo e recuso-me a ver.... e aliás.. lá em casa, ninguém vê!

Ditadura contra os Morangos surreais!!!!!

11:40  
Blogger Boop said...

LOL

Se fosse só isso...
E a naturalidade com que há mães adolescentes, pais com várias namoradas, acesso a locais longinquos sem a interferência/conhecimento/concentimento dos pais...
E olha que eu não sou nada concervadora... antes pelo contrário!

Eu lá enhod e ver de vez em quando... chamo-lhe trabalho de casa - isto porque às vezes na consulta me falam deste ou daquele personagem e eu gosto de saber do que me estão a falar!

11:43  
Blogger Maríita said...

Caro 22,

Esta nova série não vi, mas vi os últimos episódios da série de Verão porque tinham cenas em Natal (Brasil) e assustei-me. Houve um diálogo em português (segundo consta) que eu fiquei passada, horrorizada e arrepiada, nunca tinha ouvido algo tão horrendo na televisão. Colocação errada dos pronomes na frase e ainda erros de conjugação verbal...enfim, chegou-me para perceber que não tinha idade para aquilo e que chega uma altura na nossa vida que temos que dizer basta! Por esse caminho não vou.

Beijocas

11:51  
Blogger Utopia said...

E o pior disso tudo são os diálogos, a representação mediocre, o argumento, etc...
POr vezes pergunto-me o porquê de tanta gente ver essa serie, e a única justificação é que além daqueles da minha idade que têem algum saudosismo (mas aquilo não tem nada de real) ALUCINARAM!

12:18  
Blogger marta r said...

Isso é que é poder de observação...
Não é para todos, não senhor!

12:36  
Blogger Tiago said...

Porra... agora sempre que vir a série, vou-me lembrar de tudo o que escreveste e vou andar sempre à cata de qq coisa... xi!

MALDITO SEJAS!!! TIRAS A FANTASIA ÀS COISAS!!!

LOLOL

Fica bem!

13:27  
Blogger just me said...

Não me parece pior do que já era!!!! Mas os putos adoram!!!
Ainda bem que me safei disso. Eu e as minhas filhas.

14:54  
Blogger Dora said...

Concordo contigo em tudo!
Não há gente feia nestes colégios e as toalhas da natação até têm logotipo como nos liceus americanos!

16:34  
Blogger Joana Carneiro said...

esse tipo de series da uma visao distorcida da realidade dos nossos adolescentes. resultado, cada vez mais ha casos de depressao, anorexia, bulimia, tudo com o patrocinio do perfectcionismo apresentado nessas series. Miudas de 16 anos com corpinho de 22... nao é atoa q cd vez mais os nossos adolescentes se sentem mal com o seu corpo, pois tem 16 anos e os problemas normais dessa idadem borbulhas, pc peito, peso a mais, pelos onde n querem bla bla bla... e ao veres coisinhas tao «perfeitinhas» q pensam....«sou um ET!! Com a desvantagem q n faço bicicletas voar!!!»

quem ganha com isso? os psicologos e psiquiatras :P

17:00  
Blogger Joana Carneiro said...

as series dao... nao da...

17:02  
Blogger gnoveva said...

"Aparece no primeiro dia de aulas vestida com umas calças de uma cor que não lembraria a ninguém e uma T-shirt que já viu de certeza melhores dias" - permite-me discordar: a personagem veste muito bem.. quem me dera ter tido professores origanais e coloridos como ela! é decadente ter professores cinzentos, a começar pela roupa..!

18:03  
Blogger teresa.com said...

LOL, estou a ver que à quarta série continua tao mal como à primeira! Haja paciencia!

20:53  
Blogger CP said...

Eu explico com facilidade o que se passou. Tendo em conta que a "novela" Morangos com Acúcar é a versão portuguesa da, já famosa, novela Malhação, os argumentistas tugas provavelmente terão confundido o ginásio que é o cenário da novela brasileira com uma qualquer escola portuguesa. Um erro que, a meu ver, seria de esperar já que através dos diálogos se consegue perceber que os senhores argumentistas jamais puseram os pezinhos numa sala de aula. Bons velhos anos dos cursos de português Planeta Agostini!

21:16  
Blogger desculpeqqc said...

Já comecei a ver mas desisti.
Acho que estás correcto em todos os pontos.

00:22  
Blogger Unknown said...

Eu não vi, mas a julgar pela tua descrição, também não vale a pena, já que é tal e qual a realidade, e sendo assim é um desperdicio ver! :-)

00:42  
Blogger Estranha pessoa esta said...

hehehe
Ainda não vi.
Mas, eu acredito em ti e na tua descrição...

Eu sinto verdadeiramente que as crianças e adolescentes estão a construir a sua personalidade 'à custa' dos morangos.
Ou será, que 'à custa' das crianças e adolescentes os morangos estão a construir a TVi??
Não sei...

O que eu sei, é que um belo dia perguntei a uma adolescente, se ela podesse escolher ser uma personalidade pública ou histórica qual gostaria de ser.
Ao qual, ela responde sem esitar: "Ana Luisa"...
Quem era a Ana Luisa?
Eu não sabia..
Perguntei.
Ahhh não sabe?
Eu: Não!
(cara de incrédula da moça)
É a personagem principal dos morangos...
E eu:
(silêncio)

02:11  
Blogger Sofia said...

Me parece que os tais Morangos com Açúcar são uma versão do não melhor Malhação. Fico profundamente chateada em saber que o Brasil (que tem tanta coisa boa em termos de dramaturgia) exporta esse "conceito" de programas. Mas como o castigo vem a cavalo, recebemos por aqui um tal de Rebelde ( novelita mexicana para adolescentes ) que consegue ser pior que Malhação e Morangos juntos !! Sinto pena dessa geração ...
Abraços,

03:55  
Blogger Sapito said...

Oh 22, desculpa lá, mas parecem-me ser todas características de uma escola, dita normal, do nosso Portugal!! A começar pela piscina e a acabar na atitude arrogante dos alunos, é tal q qual! Lol

11:33  
Blogger passarola said...

os "moranguinhos" são um fenómeno estranho.. uma espécie de vírus que começa a atacar a tenra infância e se alastra aos finais da adolescência..muitas vezes, início de idade adulta.. o que é que aconteceu às histórias de heróis e aventuras? Agora, o que interessa à malta mais nova, é só namoricos e festas nos bares?

12:27  
Blogger menir said...

Caro 22, nem para comprovar o que dizes me convenço a espreitar a série... Mal a "saga" começou fizeram-me um relato parecido, pelo que nunca me dei ao trabalho de averiguar.

15:17  
Blogger Elisheba said...

deveriam era focar a realidade de uma escola oficial com todos os seus probelmas inerentes, inclusive as surras e ma criação para com os professores!!!O que mais se vê...acho eu, de cada vez que olho para o ecran...os putos passam a vida a rebolar e a beijarem-se!! Saaafaaa!!!!!

16:34  
Blogger Nomyia said...

Pois...Este é daqueles casos em que eu terei de dizer " ah e tal deves ter muita razão", porque eu não vejo os morangos!*****

17:22  
Blogger soeumesma said...

É pá, eu confesso que a 1ª vez que li este post achei que estavas a brincar... A sério. Pensei "Que imaginação a deste gajo, pá!". Depois ontem fui a casa da sogra e a cunhada mais nova lá estava agarrada à TV a ver os ditos e fiquei estarrecida... Pensei logo "E não é que o 22 se deu mesmo ao sacrifício de ver isto??". Ahahahahaha!

Realmente é demasiado mau para ser verdade mas perante o fenómeno Floribela eu é que já cho que as minhas exigências televisivas é que não são normais e que realmente devemos ter os programas que merecemos. País que tem gente tão papalva que come aquelas coisas só pode merecer e eu, eu acho que vou emigrar. lol

Valha-me o Funtastic life da TV cabo!!

17:41  
Blogger Andr3 said...

Ok, talvez a melhor descrição detalhada da tal novela, dos ultimos tempos! Parabéns;) eheh, eu vi e veio-me á cabeça os tais pormenores que tb eu tinha reparado! Afinal há um "22" em cada um de nós! eheh
Ficamos sempre com mma sensação no começo de cada série da novela dos novos talentos portugueses; que são maus actores, que não vamos gostar e é o odio! Mas é claro que são principiantes e vão mudar a representação; qto aos ensinamentos escolares e cívicos, talvez tenham que ser revistos!
Abraço, até depois

19:20  
Blogger Unknown said...

Melhor descrição n podia ter sido feita, portanto mais n digo

22:04  
Anonymous Anónimo said...

Sem comentários.Esta tudo dito!!! Xau

22:07  
Blogger taizinha said...

Eu vejo de vez em quando. Ser mãe de dois teenagers "obriga-me" a isso. Não adianta proibir. Só aumentava o desejo. Expliquei-lhes, no início, que ninguém em casa quer ver gente feia na televisão. Se todos fossemos belos os modelos ficavam sem profissão, ou essa profissão não existia. É preciso ver as coisas como elas são. Se a escola não fosse perfeita qual era o interesse de fazer uma novela com ela? Confessem! Gostavam de andar naquela escola, ou não?
Desculpem... Eu não sou fã nem deixo de ser, mas é uma série ficcionada...

10:59  
Blogger Yashmeen said...

LOL!
Vou prestar atenção. No outro dia reparei que aquela malta já parece um pouco grandinha para estar no secundário, mas pronto.

22:44  
Blogger Eb1Eng.ºDuarte Pacheco said...

Pois é...para uma prof, chocante é ver o desfazamento do Colegio da Barra e das escolas que existem no mundo real.Não há pachorra para aquilo e quando principalmente as crianças tendem a imitar o pior da série.Inclusive eu, ja recebi uma resposta torta de um aluno, cujos colegas disseram.me que era a forma como o fulanoX o rebelde moranguito costumava dirigir.se aos profs lá do famoso Colegio da Barra. Enfim...

00:55  
Blogger Lua said...

Acabaste por enumerar algumas das razões pelas quais nao vejo aquilo... eu a pensar que o problema era meu...

11:34  

Enviar um comentário

<< Home