20060727

# Ontem, estive a ver um filme que não tive a


oportunidade de ir ver ao cinema: O exorcismo de Emily Rose. É de louvar o seu estilo à O exorcista, com muito poucos efeitos especiais digitais e o facto do trabalho ser muito bem concentrado no desempenho dos próprios actores e nos efeitos de câmara. Para os saudosistas de um bom filme de terror, é uma boa oportunidade que não se deve seguramente perder. Tem ainda a seu favor um argumento sólido - sem abusar muito do género dos gatos que aparecem de repente a assustar o espectador, apesar de haver alguns – e o facto de ser baseado na história verídica de uma rapariga que morre após ter sido submetida a um exorcismo. O filme tenta, através do julgamento de um padre, reconstruir os últimos meses de vida da vítima, sob o ponto de vista médico- religioso, numa tentativa de explicar a origem das vozes que a rapariga ouvia e das mutilações de que o seu corpo padecia. O filme tem o mérito de nunca, no entanto, cair no tendencioso. Pessoas mais sensíveis devem abster-se de o ver!

Hoje, fui tomar café a uma pastelaria perto da minha casa e encontrei lá um rapaz que já não via há uns largos anos. Entre dois dedos de conversa, ele perguntou-me se lhe podia dar boleia para casa, e como ia para os mesmos lados do que ele, levei-o aproveitando para pôr a conversa um pouco mais em dia:

- Já não nos víamos há perto de 10 anos, não é? - comecei eu.
- Mais ou menos. Na altura devia ter uns 13 e agora estou com 23..
- É isso mais ou menos… e o que tens feito entretanto?
- Estive desempregado dois anos, mas agora comecei a trabalhar na pastelaria onde me viu… não sei se chegou a saber, mas foi-me detectada esquizofrenia muito tardia..
- Com que idade?
- Aos 16, mas normalmente os sintomas costumam aparecer mais cedo.
- E quais são os teus sintomas?
- Quando me dão ataques, costumo partir tudo à minha volta, e também ouço vozes…
- Vozes?!
- Sim, vozes que me dizem para eu fazer mal às pessoas… mas não se preocupe que eu estou a ser medicado…

Mesmo assim, não pude evitar de sentir um arrepio de frio pela coluna acima…

39 Comments:

Blogger Dora said...

Esse filme é potente! Gostei bastante!

07:53  
Blogger LuzHarmonia said...

Desculpa 22 mas desmanchei a rir à gargalhada a imaginar o que sentiste quando o teu amigo disse o que disse...
Quanto ao filme vou tentar encontrá-lo para o ver.
Beijos de Luz
(continuo a rir...)

09:16  
Blogger Eu said...

eu tb sentia, se fosse comigo...
xiça!

09:38  
Blogger viveremsegredo said...

pelo que sei (ou posso estar enganada) a esquizófrenia pode manifestar-se mais tarde ainda , a idade limite ronda os 30 anos... não tenho nenhum caso em gente próxima a mim, mas conheço dois casos 'ao longe' , um quando a conheci já estava a ser medicada, o outro (um vizinho), deu para observar a evolução da doença, e digo...foi assustador, de um miúdo timido com trabalho estável, casa e carro, passou a vadio, destruiu o carro à porta de casa com uma pedra, deixou o emprego e começou a andar a mexer no lixo...sem pai, nem mãe, sem deixar que ninguém se chegasse perto dele para o ajudar. As oportunidades surgem quando menos estamos à espera, o grupo de trabalho que estuda a doença, do hospital amadora-sintra, recolheu-o da rua, abrigaram-no, medicaram-no...agora aparentemente voltou a ser o mesmo miúdo de que me lembro antes da doença... sabes o que acho mesmo, mesmo assustador? O que essas pessoas devem sentir...

10:02  
Anonymous Anónimo said...

Esquiziofrenia é uma doença terrivel.
Um sobrinho do meu padrinho era esquizofrenico. Matou-se num momento de "lucidez". Na carta de despedida disse que se tinha matado por amor á mulher e aos dois filhos, pois vivo iria acabar por mata-los aos 3.
Já agora deixo aqui a sugestão de um filme para veres ( se é que ainda não o viste) a respeito deste assunto o nome é "Uma mente Brilhante", é uma história veridica e o filme é simplesmente espectacular

10:39  
Blogger Stella said...

Bem eu tb sentia.... vai la vai!!! Tenho um primo assim, mas anda sempre com a pedra dos medicamentos que toma... de tempos a outros la ele decide deixar de tomar, e parte, literalmente tudo a volta dele, ou foje e vai para sitios estranhissimos... Enfim, doencas estranhas!! infelismente!

11:34  
Blogger Sapito said...

Olha só do que me foste lembrar!! Também não vi o filme no cinema e entretanto esqueci-me dele...Bigadita pela lembradura! ;)

11:52  
Blogger Aragana said...

Que grande coincidencia pá!!!

Obrigada pela sugestão.. eu que adoro filmes de terror de certo que vou ao clube de video alugar esse já na proxima oportunidade!

12:36  
Blogger Sea said...

Não é o género de filme que aprecio. Aliás, não gosto mesmo. Acho sempre uma palhaçada. Há uma excepção. A única, como todas as regras.

14:06  
Blogger vinte e dois said...

Dora: Potente, é sem dúvida. E não tem aqueles efeitos especiais exagerados que os filmes de Hollywood costumam ter :)

Luzharmonia: Senti-me um pouco estranho, tanto mais que no dia anterior à noite tinha visto o tal filme, e lembrei-me logo dele :)

Eu: Vou voltar a encontrá-lo porque, como a pastelaria onde ele trabalha agora fica a caminho do meu emprego, paro lá às vezes para tomar café. Mas vai ser diferente. O arrepio foi de ter recebido assim aquela notícia sem mais nem menos e principalmente de estar fechado com ele dentro do carro :)

Viver: Eu não sei quase nada sobre essa doença. Ele é que me esteve a explicar que normalmente ela costuma ser detectada mais cedo, mas no caso dele foi aos 16. Ele está consciente que é uma doença para toda a vida. Nessas alturas uma pessoa não sabe muito bem o que responder. Lá fui compondo as coisas dizendo para ver as coisas pelo lado positivo e que enquanto ele estivesse medicado podia viver uma vida quase normal..

Mafaldina: Obrigado pela dica do filme :) Já o vi e confirmo que é um muito bom filme ;)

Me: Estranha mesmo! É que no fundo a pessoa nunca poderá ter uma vida social e familiar normal, quer pelo estigma proporcionado pela doença (mesmo estando medicada), quer pelo risco real de algum acto de violência com consequências desconhecidas.

Sapito: A ver acompanhada se fores um bocado sensível ;)

Aragana: Com fotografia nova :) Acredita, coincidência mesmo!! E veio-me logo o filme à cabeça, não duvides :)

Elsa: É um bocado estranho, sem dúvida. Não é que tivesse ficado muito preocupado, foi mais o momento da revelação que assustou um bocado :)

Sea: Tb não aprecio qualquer tipo de filmes de terror. Mas há deles com qualidade e penso que este é um deles porque tenta explicar um fenómeno quer do ponto de vista médico, quer religioso. E quando pensamos que um dos lados já nos convenceu, aparecem dados que nos levam para outro lado. Se fosse a ti, tentava ver pelo menos este ;)

15:11  
Blogger Elisheba said...

Há muita gente que se suicida porque vai ouvindo vozes para o fazer.Há o espirito da loucura, do suicidio (normalmente é passado de gerações em gerações, entre outros. Mas neste caso especifico sito-te já uma passagem da bilia em que Jesus expulsou um demonio de um jovem que tinha epilepsia.Como podes ver, há demonios que se manifestam como doenças. È uma realidade e não é so nos filmes e em casos de "possessão".Há muito para se falar sobre isto.

15:39  
Blogger vinte e dois said...

Não sei se viste o filme de que falo, mas ele é todo um conflito demónio/doença, e qual das 2 opções será a válida.

15:43  
Blogger Andre said...

e quê, chegas-te a casa inteiro?? ou tives-te que o pôr no porta malas?? :o)
ok..tou a brincar.. mas é fodiscado! a mim não sei se me dava um arrepio ou uma vontade subita de o por carro fora... ;P

16:42  
Blogger Elisheba said...

gostei muito deste género mas confesso que cada vez me impressionam mais.Não sei se por causa da idade(!) ou se por ter mais consciencia.

(vou contar-te um segredo: já assisti a alguns exorcismos. Mas não ficam com a cara da rapariga do "exorcista"....isso é outro tipo de possessao...é diferente.Todos os dias nos cruzamos com pessoas que necessitam disso, embora pareça uma parvoice))mas não me arrasto mais sobre isto, senão....

17:04  
Blogger Elisheba said...

O comentario a cima ficou cortado: digo que estou tentada a ver, o meu filho gostou mas tambem qualquer muido de 15 anos gosta! E sempre gostei desse tipo de filmes.

17:07  
Blogger Amanda said...

coincidências... ou não...

17:55  
Anonymous Anónimo said...

Eles andem aí........
Tenha medo, muuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiito medo!!!!!!!

18:19  
Blogger menir said...

Caro 22, ainda não vi esse filme, mas já tinha conhecimento do mesmo e fiquei curiosa. O problema desse tipo de doenças é que com a medicação as pessoas ficam um bocado anestesiadas da vida e sem ela ainda é pior... Mas é possível viver assim, conheço quem o faça. O que é arrepiante é teres dado de caras com esse moço logo depois de teres visto o filme!

19:01  
Blogger vinte e dois said...

Woman: Aluga e verás que vale a pena :)

Onil: Como eu disse anteriormente, não fiquei assustado, foi mais o impacto de ele me ter dito aquilo com toda a naturalidade possível e de nunca ter convivido com ninguém com essas características. De certeza que o vou voltar a encontrar quando for tomar café à pastelaria onde trabalha agora e não terei nenhum problema com isso :)

Visionária: Acho que o teu segredo já não é segredo :) Não sei se conseguiria assistir a um exorcismo... mas é daqueles coisas que só estando presente é que se sabe a coragem que temos :)

Amanda: Por mim foi coincidência, mas que me fez logo lembrar do filme... Não acredito que ele se tenha cruzado no meu caminho por causa do filme ;)

Ds: Onde?! Onde?! ;D

Menir: Já conheço o miúdo há muitos anos, mas entretanto, perdi-o de vista e agora já está crescido. O que é certo é que ainda me lembro dele como um rapazito bem agitado, daqueles que não pára dois minutos sossegado. E ontem, no carro, o que eu estranhei antes de eles me ter contado, foi realmente que ele falava e deslocava-se com uma lentidão que não lhe conhecia. Depois percebi o pq, é da medicação.

19:53  
Blogger Selene said...

Eu conheço uma rapariga que era colega de escola da minha irmã que também teve esquizofrenia já tarde. Encontrei-a um dia numa aula de ioga e não a reconheci. A medicação fez com que ela ficasse tão gorda que ficou completamente diferente. Disse-me que não podia fazer nada na vida por causa da doença e isso afectava-a muito. Entretanto deixou de ir e nunca mais a vi.

Quanto ao filme "Mente Brilhante" é realmente de ver, ainda por cima por ser uma história verídica.

20:56  
Blogger SentadaAoLuar said...

Aconselhe-te a não ver mts filmes do género, podes correr sempre o perigo de encontrar um serial killer á solta logo a seguir...ehehehe

P.S. obrigada pela visita ao meu cantinho ;)

23:20  
Blogger Yashmeen said...

Vivi bem de perto esse problema, uma vez que assola várias pessoas da minha família mais próxima. Tenho um tio em quem se manifestou já com mais de 20 anos.
Inspiraste-me a escrever um post sobre isto...
Quanto ao filme, vi no cinema e gostei.
Possessões? Perdoe-me a visionária mas não acredito. São manifestações do foro mental explicáveis pela medicina.

23:22  
Blogger desculpeqqc said...

Porra pá!
O teu episódio mete o filme a um canto!

00:40  
Blogger vinte e dois said...

Selene: Mente Brilhante, é realmente um filme que vale a pena ver e rever :)

Sentada: Bom, eu acredito que foi simplesmente uma coincidência, agora apanhar um serial... já não sei se estaria aqui no dia seguinte para contar ;)

Yashmeen: Quando o post estiver pronto hei-de ir ler de certeza. Para mim, até anteontem, a esquizofrenia era um assunto que só conhecia pelo nome.

Lfm: Não sei se o mete, mas que foi um momento um pouco estranho para mim, foi sem dúvida. Mas simplesmente pela surpresa em si, pq como eu disse, não tenho problema nenhum em voltar a encontrá-lo :)

02:41  
Blogger Céu Estrelado said...

Coicidência? lol

08:18  
Blogger Tiago said...

ó 22... espectaculo!

Parti-me a rir com a cena da esquizo...

Eu era capaz de ter um discurso desses só para assustar e depois... atirava-me a tentar agarrar o pescoço e desmanchava-me a rir com a cara da pessoa! LOLOLOL

Sim, tb sou um cado maluco, mas essa cena é de partir o côco!

LOLOLOL fartei-me de rir!

13:11  
Blogger gnoveva said...

ahahahaahaaah

esta foi a melhor de todas!!

corajoso, hein? :)

14:45  
Blogger vinte e dois said...

Céu: Foi sem dúvida coincidência :)

Xixas: Pois mas era capaz de te sair furado. No meu caso estava a conduzir, não sei se estás a ver a cena... ;D

Gnoveva: Por acaso até fui... a não ser o arrepio ;)

ps: não sei onde foste buscar a imagem que acompanha o teu nome, mas cada vez que a vejo acho que tá o máximo!!

15:07  
Blogger Elisheba said...

....EU JÁ FIU EXORCISADA!!!!!!!!!!!!!!!tENHA MEDO...MMMUUUITO MEDO!!!!!





















(AHAHAHAHA....JUST KIDDING!)

16:56  
Blogger Sea said...

carissimo 22, lá porque não aprecio, não significa que não veja, aliás, para opinar é necessário ter conhecimento de causa e, como tal, vi este filme. Continuo a afirmar que não gosto. Filmes de terror para mim são palhaçada. É um bocado como os de fantasia, como aquilo não existe, à partida, é palhaçada, mesmo que sejam muito bem feitos. A questão não é essa.
A excepção que apontei é o Shining.

17:44  
Blogger vinte e dois said...

Visionária: Estou cheio de medo!!!!! ;D

Sea: Mas assim não entendo os teus critérios. É que se formos a ver bem, todos os filmes são fantasia, uns melhores do que outros..

19:08  
Blogger Abelhinha said...

Não vi o filme, nem conheço o rapaz esquizofrénico... mas depois de ler isto fiquei a pensar:

seria a emily rose esquizofrénica? Ou será que o rapaz está possuído?

:):)

20:44  
Blogger vinte e dois said...

Pois abelhinha, uma das coisas que o advogado de acusação (acho que é este o termo) pretendia provar no filmes era precisamente isso, que Emily Rose sofria de esquisofrenia. O rapaz, mistério... mas não me parece ;)

04:06  
Blogger X said...

Bem!!! Depois de ver "O Exorcismo de Emily Rose" deve ser engraçado metermo-nos no carro com um esquizofrénico assumidíssimo como esse! Espero que a casa dele fosse bem pertinho de café ;)

15:56  
Blogger vinte e dois said...

Bom, ainda foram uns 5 kms :)

17:39  
Blogger Sea said...

Que eu saiba existem vários tipos de filme: acção, drama, românticos, comédias, fantasia, comédias-românticas, dramas-românticos, desenhos animados de terror, de horror... so on... so on...
Não queres comparar um filme de fantasia (Harry Potter, por exemplo, com um drama: Nobody Knows, por ex.).
Não entendo qual a parte que não percebeste.

16:29  
Blogger vinte e dois said...

Ok, desisto...

16:33  
Anonymous Anónimo said...

Hi, guantanamera121212

18:27  
Anonymous Anónimo said...

не факт

19:33  

Enviar um comentário

<< Home