20060718

# Tinha acabado de completar 17 anos.



Como era hábito, todos os dias no intervalo da manhã, ia tomar café à pequena tasca que fazia esquina em frente à minha escola. Adorava aquele ambiente, o espaço exíguo, o pequeno balcão velho e gasto pelo tempo. Mas atraía-me principalmente aquele aroma a café incrustado nas paredes do velho edifício. E regressava à escola, com o mesmo passo tranquilo, pelo mesmo caminho, num ritual que infalivelmente teimava em repetir diariamente.
E foi numa dessas manhãs despreocupadas que o meu olhar cruzou o dela, ficou prezo, agarrado ao seu rosto fino e moreno, e despoletou em mim uma sensação estranha. Tinha acabado de me apaixonar.

Amor à primeira vista?

As opiniões divergem. Há quem acredite, e há quem pense que não passa de uma utopia. Mas o que é certo é que a comunidade científica tem vindo, de há uns tempos para cá, a trazer alguma luz sobre este assunto e a tentar explicar toda a mecânica que estará por detrás de todo este processo. De uma forma muito simplista, esclarece que todos nós temos gravado no nosso subconsciente uma imagem da pessoa ideal - pela qual sentimos amor - com todos os traços fisionómicos muito bem definidos e delineados. E o chamado amor à primeira vista dar-se-ia quando o nosso cérebro identifica, no meio da multidão, um rosto que corresponde às características da pessoa que nos pretendemos. Esse amor, que nutrimos por uma imagem, é então transposto para a realidade, para a pessoa que acabamos de conhecer…

20 Comments:

Blogger Abelhinha said...

Então devo dizer a essa comunidade que eu devo ter "n" rostos gravados no meu subconsciente.

Acerdito no amor à primeira, à segunda e à terceira vista.

Acho que quando passam muitas vistas... se não aconteceu nada poucs probabilidades há de acontecer algum sentimento lindo. (Mas às vezes também acontece)

10:52  
Blogger menir said...

Os francófonos têm uma expressão engraçada para esse estado, coup de foudre, cuja tradução literal é choque ou golpe provocado por uma descaga electroestática...

11:17  
Blogger princesa said...

...e o AMOR é lindo!

12:35  
Blogger vinte e dois said...

Abelhinha: Devemos aqui distinguir duas coisas. Há o amor que se vai conquistando no convívio com uma determinada pessoa, que é um processo gradual e há o tal encaixe que a comunidade científica tenta explicar. Nós podemos encontrar, ao longo da nossa vida, mais do que uma pessoa que encaixe nos parâmetros de pessoal ideal. Pelo menos, foi o que eu percebi :)

Menir: É isso. Coup de foudre significa "Golpe de trovão ou trovoada". Acho que o termo francês define com mais exactidão o que acontece realmente quando acontece o tal amor à primeira vista :)

Lxexpo: Concordo plenamente contigo!! :)

13:29  
Blogger Joana Carneiro said...

ha coisas engraçadas... normalmente qd menos esperamos.
Um belo dia, estava eu no bar onde vou religiosamente tds os fds ha ja alguns anos, qd tive um desse «golpes». Foi mutuo. E pela primeira vez dei o meu numero de tlm a alguem que «conheci» neste tipo de ambiente. N me arrependo :PPPP

14:26  
Blogger Light said...

Quem me dera saber isso há uns anos atras,talvez tivesse olhado para a pessoa certa...

14:41  
Blogger viveremsegredo said...

nunca me lembro de ter amando à primeiras vista, em tempos achava que apenas se tinha um grande amor...e que depois disso nada mais tornaria a ser assim tão intenso...enganei-me...e ainda bem... já me rotularam de pinga amor...que não sou, mas já gostei mais do que uma vez, de todas elas não me cruzei com a pessoa certa...ou seria? gosto de pensar que não, já que não foi com elas que fiquei... mas o meu primeiro grande amor...o único em que achei que era para sempre...esse demorou bastante tempo a acontecer...não o amei à primeira vista, nem á segunda... até tive uma altura em que nem o podia ter à minha vista eheheh...curioso...faz masi de 10 anos que não nos cruzamos mas nunca o vou esquecer...mas também sei que não mudaria em nada a atitude que tive na altura... acabou, acabou! Não acho boa politica voltar atrás neste tipo de decisões...

15:44  
Blogger marta r said...

Quando se fala de amor, acredito em tudo. E não gosto de misturar ciência com sentimentos. Não combinam.

15:52  
Blogger teresa.com said...

com ou sem ciencia a mistura, acredito no amor a primeira vista... e tambem a segunda e a terceira! Acredito no Amor. Ponto final.

17:29  
Blogger Aragana said...

Quando temos 17 anos é tudo tao bom e tão intenso...

Que saudades...

Bjus

18:13  
Blogger just me, an ordinary girl said...

Oh, que hei-de eu dizer? eu, uma romântica, mas que nao acredita no amor à primeira vista.
Mas, juro, gostava tanto de acreditar...

Um beijoooooo

19:11  
Blogger Susana Anastácio said...

Nunca ninguém descobrirá os segredos do amor e nunca ninguém o conseguirá exprimir por palavras.
Sem sabermos, tomamos alguém por aquilo que idealizamos e não por aquilo que é na realidade e vivemos um amor irreal.
Obrigado pela visita, passa por lá mais vezes.
Parabens pelo teu blog.

20:21  
Blogger Maríita said...

Até hoje o tal relampago ainda não me atingiu, não perco a esperança. Vais ver o meu subconsciente não tem um tipo físico masculino bem definido e baralha-se...HELP!

De todas as formas, eu apaixono-me gradualmente...

23:20  
Blogger Mim said...

Será mesmo assim?
Eu apaixono-me quase todos os dias à primeira vista, o que é chato é que não sou correspondida, é pena.
;)

23:59  
Blogger vinte e dois said...

Peço desculpa por não responder a todos um a um, mas vou tentar fazer um apanhado de tudo :) Pessoalmente, acredito no amor à primeira vista, tanto mais que este caso foi verídico e tb único. E quem ainda não passou por esta experiência, talvez nunca se tenha cruzado com o/a tal. Mas qualquer momento pode ser o momento certo :) Se acredito na explicação científica? Acredito, porque penso que tudo tem explicação, e porque não científica. E mesmo que inconscientemente não saibamos como é essa tal imagem, conscientemente, cada um de nós sabe definir qual o seu tipo de homem ou de mulher preferido. Eu sei que tenho uma apetência por mulheres morenas, cabelo liso, cortado direito à Cleópatra e com o rosto fino. Mas isso não significa que não me possa apaixonar por uma mulher com características completamente diferentes. A minha ex, por exemplo, não encaixava em praticamente nada do que é o meu ideal de mulher, e no entanto... Bom, mas é a minha opinião e cada um tem evidentemente a sua ;)

00:34  
Blogger Mim said...

(eu quando estico o cabelo fico com ele liso ;))

12:44  
Anonymous Anónimo said...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

09:22  
Blogger ruth ministro said...

Também existe na comunidade científica quem defenda um estímulo mais primitivo no que respeita o "amor à primeira vista". Falo de um estímulo olfactivo. Existe um componente químico no cheiro da outra pessoa que nos atrai de imediato, apesar de não nos apercebermos disto. Esta explicação tem base nos nossos antepassados, quando o olfacto era a forma do macho escolher a fêmea para acasalar. Até já há quem explique a perda do chamado "sex appeal" das mulheres a partir dos 40 com base na diminuição da secreção deste composto químico. Daí alguns dos mais conceituados perfumes usarem pequenas doses destes componentes na sua composição. Claro que o estímulo visual complementa este primeiro e dá, ou não, sequência ao processo de "enamoramento".
Bom... fico por aqui :)

10:28  
Blogger vinte e dois said...

Utzi: Muito obrigado por este acrescento. Não sabia :)

12:52  
Anonymous Anónimo said...

Olha eu acredito em amor á 1ª vista.
Há onze anos atrás, na noite de S. João cruzei olhares com um rapaz no meio da imensa multidão. Tinha 15 anos. Foi amor á 1ª vista.
Estamos juntos desde esse dia.

00:21  

Enviar um comentário

<< Home