20060720

# O tribunal de Haia acabou de dar razão aos



três pedófilos Holandeses – assumidos - que pretendiam formar um partido político que apela à legalização das relações com crianças a partir dos 12 anos. Recorde-se que a idade mínima em vigor na Europa é de 16 anos. O juiz justificou-se perante a opinião pública referindo que a liberdade de expressão, incluindo a liberdade de criar um partido político, é vista como a base de uma sociedade democrática e que o PNVD - nome do partido cujas iniciais se traduzem por Amor, Fraternidade, Liberdade e Diversidade(!!!) - não tinha cometido nenhum crime…

Posso aceitar que se despenalize as drogas leves, a prostituição, mas encaro esta decisão tomada pelo tribunal de Haia como um retrocesso grave na luta que se tem verificado contra o abuso de crianças. Mais do que um acto irreflectido, esta tomada de posição é um atentado à memória de todas as vítimas e de todas as crianças que ainda continuam desaparecidas e à luta de todos os pais que perderam os seus filhos, e ainda guardam a esperança de os rever um dia.

Como pai, sinto-me frustrado nas minhas convicções na justiça e profundamente revoltado…

41 Comments:

Blogger Unknown said...

Não podia estar mais de acordo... acho que a intenção expressa pelos membros deste "partido" é absolutamente despropositada e acho mesmo que deviam proibir este tipo de "politiquices" (que na verdade superam o lado meramente político e podem ter graves implicações na sociedade)...
Só a cobertura mediática dada ao caso do PNVD já é ultrajante.
Sou a favor da liberdade de expressão, contudo, creio que falar das crianças da forma que estes senhores o fazem, como se fossem mercadorias, e , ainda por cima, como se o facto de pretenderem "iniciar" as crianças nas relações sexuais aos 12 anos, seja um bem que estão à fazer à própria sociedade pois, como eles dizem, estão a preparar as crianças para o mundo real...a forma e aposição que eles assumem é de absoluta arrogância e prepotência...
Eu acredito que os pedófilos são, muitas vezes, pessoas com graves problemas psicológicos... mas estes não têm problemas psicológicos, são completamente doidos...
Esta questão nem devi ser ponderada...
Na Espanha, o partido que representava a ETA foi declarado anticonstitucional por representar terroristas... e agora pergunto, não serão estes homens terroristas ao querer "atentar" contra a vida e a saúde das crianças?!

Na minha modesta opinião, quando li a decisão do juiz, perguntei a mim mesma se o dito cujo juiz não será, também ele, pedófilo!!

08:52  
Blogger mfc said...

Por muito democrática que a decisão do tribunal de Haia tenha sido, a democracia também tem necessidade de se auto-regular. E este seria o momento ideal par mostrar ao mundo que a democracia não é sinónimo de deixar tudo ao deus-dará.

Oportunidade perdida. Confesso que esse é o género de coisas que me assusta quando for pai.

09:43  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Já fiz um post sobre isto e não posso estar mais de acordo contigo. Pela importância do tema, espero que não te importes de o copiar e usar lá no meu sítio. Nunca é demais. Beijo...

09:56  
Blogger Andre said...

é..realmente é incrivel com aquilo que nos deparamos às vezes! parece que estamos à espera do: "era uma piada"....mas não , não o é! e é de ficar frustado/revoltado/indignado realmente... enfim, nem mais comento!

10:05  
Blogger Abelhinha said...

eu não tenho palavras para descrever o que sinto enquanto mãe e mulher, que também já foi criança.

10:26  
Blogger Apple said...

É realmente inacreditavel que isto aconteça. Pergunto-me que mundo é este, que sociedade é esta que tenta legitimar a maior ignominia.

10:30  
Blogger Sea said...

Já agora um de violadores.
Outro de sequestradores.
Um outro de terroristas.
Eu dava-lhes os direitos... dava, dava...

10:46  
Blogger Ana said...

Como outra pessoa disse mais acima:

"Pela importância do tema, espero que não te importes de o copiar e usar lá no meu sítio" - Com a devida vénia.
Também tenho filhos. Há conceitos de liberdade que não sou capaz de conceber.
Tudo o que toque nos "mais frágeis" - crianças, velhos, doentes - me incomoda.

11:22  
Blogger Dora said...

Estes gajos são mlucos...cambada de pedófilos reprimidos. Também li sobre isto e este pseudo partido tinhas coisas hilariantes, como poderem ter relações sexuais e viverem sozinhos a partir dos 12 anos, que a tv poderia passar filmes pornográficos em horário nobre...

Tenho uns primos que estão emigrados na Holanda, que ontem me disseram que o país evoluiu bastante mas há algum tempo que estagnou.

11:25  
Blogger Dora said...

Vou colocar um link para o teu blog no meu ok?

11:26  
Blogger Maríita said...

Eu não sou mãe e no entanto, não deixo de estar profundamente indignada com esta situação. Em tempos, quando se começou a falar sobre este assunto, referi a minha profunda rejeição de qualquer partido político que sequer aflorasse esta questão. Parece-me uma caminhada para o abismo, para a amoralidade e no fundo, algo totalmente animalesco.

A pedofilia é uma doença psiquiatrica.Os pedófilos são pessoas com uma perturbação psiquica gravíssima. Não tem cura.

Aos doze anos, uma criança é uma criança. As meninas oscilam entre os namoricos inconsequentes na escola e as barbies, os meninos entre os video jogos e o futebol. Ninguém tem o direito de privar uma criança da sua inocência.

Desculpa se me excedi, mas este assunto deixa-me completamente doente. E prometo, caso este partido político vá avante, manifestar-me veementemente de todas as formas legais contra ele.

11:41  
Anonymous Anónimo said...

Eu não posso acreditar...

12:04  
Blogger Lígia said...

Podem-se escrever asneiras cabeludas neste blog?! :S Porque as três primeiras coisas que me ocorreram para comentar o teu post eram palavras impróprias. Eu pessoalmente como Mãe sinto-me perturbada com tal notícia.

12:56  
Blogger marta r said...

Não sou pai nem mãe mas acho deplorável a legalização deste partido.
Não se trata aqui de liberdade de expressão mas sim de legalização de um conjunto de ideias que representam verdadeiros atentados aos direitos das crianças.

13:07  
Blogger TR said...

Não encontram uma forma legal de impedir a formação do partido, dizem. O que é muito estranho, a menos que não haja na lei nenhuma cláusula que proiba a pedofilia. E deve ser mesmo isto.... Custa a acreditar...

13:08  
Blogger menir said...

Por muito que existam umas "franjas" da sociedade que assumam essa como a sua luta, a democracia não pode dar o aval a tudo o que surge como anseios das minorias, sobretudo quando essas aspirações vão contra o teor da Carta Universal dos Direitos da Criança e até da Declaração Universal dos Direitos Humanos, regras base da nossa civilização. Mais um caso em que os tribunais decidiram provavelmente porque não acreditam que o movimento em questão nunca vai ter representatividade.
Lembra-vos alguma coisa? Uma ajudinha, a situação da interrupção voluntária da gravidez em Portugal e as declarações ridículas das associações "pró-vida" em relação à alegada impossibilidade de ver mulheres presas por quebrarem uma lei medieval...

13:10  
Blogger menir said...

"porque acreditam que o movimento em causa nunca vai ter representatividade"

13:11  
Blogger maria inês said...

não há comentário possivel a fazer.:)

13:40  
Blogger vinte e dois said...

Não me importo que coloquem um link para o post. Quando eu ouvi a notícia há uns tempos atrás sobre a possibilidade da criação deste partido, lembro-me de ter comentado que nunca na vida isso iria para a frente, que ninguém o permitiria. Mas enganei-me redondamente. Apesar da notícia já ter saído nos jornais anteontem, só ontem é que tomei conhecimento, e ainda me custa acreditar.
Nem quero pensar na possibilidade de um dia o meu filho poder ser vítima de uma tal barbaridade, mas se alguma vez acontecesse e se soubesse quem tinha sido a pessoa, não sei o que faria...

13:42  
Blogger Cecilia M said...

sem comentarios...

13:58  
Blogger Joana Carneiro said...

infelizmente, nao é so em portugal que ha juizes q eram bons para pedreiros (sem ofensa aos pedreiros).

ja agora.... e se um/a filho/a desse dito juiz, fosse iniciado nas fileiras desse partido e das suas ideologias...? teria o dito juiz a hombridade d epensar «eles tem dto á expressao, liberdade, diversidade»???

14:17  
Blogger Stella said...

Como mãe galinha que sou, sinto me completamente frustrada. Li esta noticia anteontem, e fiquei petrificada, com a decisão do Juiz! Aceito tal como tu, a despenelização das drogas leves, as salas de chuto, a prostituição, aceito muita coisa, considero me uma mulher muito Liberal, mas isto não! È uma revolta muito grande ver que estas coisas acontecem, com tanto que se fala sobre a protecção das crianças, como é que é possivel alguém dizer que sim senhor podem ter um partido desses. Em primeiro lugar aqueles 3 membros criadores do partido, deveriam, estar, debaixo de terra, onde merecem estar... como é que alguém lhes pode dar razão, estamos a ser verdadeiros carangueijos, a andar para tras... é vrgonhoso, simplesmente atroz deixarem isto acontecer. Em segundo isto quer dizer, que agora, mais paises vão querer formar partidos pro pedofilia, e que irao sempre ganhar quando forem para Haia.... Não hã mesmo maneira de demonstrar a raiva que sinto ao ler uma noticia destas.

14:52  
Blogger Tia Cremilde said...

olá menino, vim retribuir as visitinhas! ainda bem que picou o ponto, porque eu não conhecia este cantinho e acho que sou gaja para cá voltar (depois das férias...)

qt à "maravilhosa" notícia... eu às vezes penso que não sou a única a sofrer de alzheimer... há muito boa gente com altos cargos que tb deve sofrer de doenças mentais!

15:04  
Blogger Aragana said...

Como mãe concordo totalmente contigo!
É revoltante essa decisão e levanta um precedente perigoso demais!

Acaba por dar vontade de fazer justiça pelas próprias mãos!
Já faz falta um justiceiro...
A justiça de hoje é branda demais....

15:25  
Blogger Susana Anastácio said...

Tudo em demasia acabo por ser mau, e liberdade também.
Exes senhores pedófilos, como se assumem, deviam saber que a nossa liberdade acaba onde começa a liberdade do outro, e o juiz do caso também!

21:03  
Blogger Joana Carneiro said...

depois de ler o post, mesmo depois de ja ter feito um comentario, passei o dia a pensar no assunto. Procurei na minha formaçao juridica alguma argumentaçao. Efectivamente a liberdade de expressao é um dos mais rectos valores defendidos na uniao europeia, mais ate que em outros paises desenvolvidos, como es EUA. Apelar a este conceito para justificar a «liberdade» dum partido politico que tenha o dto de defender algo com qual nao se concorda, é valido sim. Mas para casos como partidos q apelam a liberalizaçao do aborto, das drogas leves, da prostutuiçao... È ja reconhecido no ordenamento juridico na uniao europeia a proibiçao, pelo perigos socias que levanta a legalizaçao de partidos que apelam a subervençao da ordem publica, como por exemplo partidos neo-nazis, ou de cariz fascista (atençao, esses «partidos» existem como movimentos, n confundir. Embora num ou outro caso sejam mesmoa partidos reconhecidos, mas com limitaçoes). No entanto, podemos tambem recorrer a noçao d eliberdade para repudiar a decisao desta mente iluminada. Ora, se nao é reconhecido ao menos de 16 anos capacidade (so é realmente livre quem tem capacidade de entendimento das situaçoes com q se depara) para trabalhar, realizar contratos, (podia aqui citar os artgs do Cod Civil, mas acho q n vale apena), n se pode depreender que uma CRIANÇA de 12 anos tem liberdade para decidir ter relaçaoes sexuais, quer seja com uma mente prevertida de 40, quer com uma outra criança de 16. A relaçao sexual consentida, é-o por ambos (ou mais :P) intervenientes. Para isso, é imperetivel que todos tenham liberdade, entendasse capacidade de entendimento e de livre escolha. Isto que acabei de escrever, é uma analise «fria», um ponto de vista juridico.
Agora a analise como mulher, e espero como futura mae! Com que segurança viveria eu, mae, num mundo onde uma lei permite que um abusador, detorpador assedie sexualmente um filho meu, com 12, 13 anos? Pior...q faça desse «direito» uma bandeira eleitoral! «impostos mais baixos, criancinhas ao pequeno almoço»??

21:31  
Blogger Mim said...

PORRA?!?!?!?!
:O

21:37  
Blogger Elisheba said...

Desculpa-me lá mas esta-me a escapar uma coisa: Afinal o que foi decidido em tribunal: E porque foram a tribunal? Alguem com bom senso acusou-os?È que a noticia da intençao deles eu já sabia mas quanto ao resto estou por fora. Por favor, esclarece-me pois tenho asco a isto e estou horrorizada!

Foi-lhes defendido ao direito á liberdade de expressao ou defendido o ~direito de formar o partido???!!!

21:51  
Blogger vinte e dois said...

Tb tenho andado por fora do assunto. Soube há uns tempos atrás da intenção de formar esse partido, e anteontem surgiu a notícia. Segundo entendi, foi apresentado um requerimento para os impedir de formar o partido (não sei de quem partiu). Como pelos vistos estes 3 homens se achavam no direito de o formar, apresentaram um recurso que foi aceite, pelos vistos com base na lei. A nossa amiga C. de Ovo, no seu comentário aqui em cima, tentou explicar algumas coisas.

22:11  
Blogger Sofia said...

Apenas três palavras das muitas que gostaria de falar (apesar de impróprias): loucos, irresponsáveis e inconsequentes. O Tribunal de Haia caiu no meu conceito.
Abraços,

00:24  
Blogger desculpeqqc said...

Há loucos e malucos.
O louco pensa mas não faz, o maluco faz sem pensar.
Pelos vistos os loucos começam a falar em fazer, enquanto os tribunais estão minados de malucos.

01:03  
Blogger Llyrnion said...

WTF??????!!!!!!

Se alguém estiver interessado: http://www.emb-paisesbaixos.pt/embassypt/f_embassypt.htm.

Acabei de mandar um mail, mas admito q n disse gd coisa. Estou sem palavras, e o pessoal da embaixada n merece ouvir aquelas q me apetece dizer...

A única coisa de jeito q disse, pedi-a emprestada à Sea. Bigado, Sea:

"I expect that your courts will maintain this remarkable liberal attitude when someone decides to create a Terrorist Party, whose policies will include, among others, mandatory explosive training for children. To do otherwise, I presume you'll agree, would be a display of unacceptable discriminatory behaviour."

02:25  
Blogger ruth ministro said...

Partilho os teus medos e a tua frustração no que respeita esta questão. Mas penso que o verdadeiro problema não está no facto desta decisão ser "um acto irreflectido", mas, antes pelo contrário, por ser um acto bem reflectido, pensado e decidido por um orgão de justiça supremo. Dos pontos de vista sociológico, psicológico, humanista, ético e deontológico, temos que nos perguntar: até onde vamos chegar? Todos os valores que contituem e servem de pilares a uma sociedade construtiva e normativa estarão a perder-se? Estaremos a passar de um conceito de normalidade com base na liberdade e bem-estar do próprio e do outro, para um conceito de desvio à norma como "moda" democrática, com base na defesa da liberdade de expressão? Passaremos, pois, em breve a viver num "Reality Show" à escala mundial, onde as regras são apenas as da sobrevivência?
Aqui deixo as minhas questões, esperando que dias melhores lhes venham dar resposta. *

10:16  
Blogger princesa said...

...é triste ter que dividir o mundo com 'tipos' destes.

12:15  
Blogger Sapito said...

Essa novidade ainda não sabia eu!! E na verdade nunca imaginei que parvoíce tão grande pudesse acontecer! Eu bem digo que está tudo louco! LOUCO!

P.S. Bigadinha pela visita ao meu cantinho! ;)

14:08  
Blogger Lígia said...

fonix1 ainda não estou restabelecida de tal notícia, mas tb confesso que não vi nada sobre isso em lado nenhum, há algum sítio onde eu possa ler a notícia online?

16:06  
Blogger vinte e dois said...

Obrigado pelos contributos que têm deixado aqui. Penso que a notícia passou muito despercebida na comunicação social. Não houve grande destaque. Houve quem tivesse perguntado onde podia ler a notícia on-line,tenho pena, mas não sei. Mas salvo erro saiu no JN de terça.

18:27  
Blogger Llyrnion said...

Aqui fica: http://www.guardian.co.uk/international/story/0,,1822972,00.html

Além disso, Google is your friend; uma pesquisa por "netherlands court party" (sem aspas) should do the trick.

22:52  
Blogger vinte e dois said...

llyrnion: Obrigado pela dica. Já fui ao site e já fiz uma pesquisa no Google. Em ambos os casos aparece a informação.

23:18  
Blogger Selene said...

não é nada normal...onde é que este mundo vai parar assim? Sinceramente!!!!

00:03  
Blogger Yashmeen said...

Estou de acordo contigo. Enquanto mãe, apetece-me matá-los a tiro!!

21:55  

Enviar um comentário

<< Home