20060728

# Não sei se já repararam, mas o cinema norte



americano está repleto de clichés, de pequenos detalhes que aparecem com frequência e que por vezes nos passam – ou não – despercebidos. Uns para dar mais ênfase a uma determinada cena, outros são meros adereços publicitários, alguns para melhor articularem a lógica do filme. O que é certo é que eles estão presentes e muitas vezes previsíveis. Vejamos os mais comuns:

- O gato: aparece principalmente nos filmes de terror. Quando um dos personagens está lentamente, às escuras, a tentar fugir do seu agressor, lá aparece de repente o bichinho com o intuito de assustar o nosso herói, assim como o espectador. Já deixei de me assustar nessas cenas porque estou sempre à espera que o bichanão apareça.
- As luzes apagadas: Lá está um dos personagens principais dentro de casa, pé ante pé, a tentar escapar ao seu inimigo, quase em plena escuridão, sem ver quase nada e aos trambolhões às mobílias…mas nunca se lembra de ligar a porcaria das luzes!
- As luzes acesas: Poupança parece ser uma coisa que não existe no dicionário dos personagens dos filmes. Chegam a casa – desperdício de energia – e estão os candeeiros da sala todos ligados. Aliás, nunca vi casas com tantos candeeiros como as casas dos filmes.
- Os telefones: Os números de telefone começam todos por 555. No entanto nos Estados Unidos, não existe esse indicativo. É como se em Portugal, todos os indicativos fossem 98.
- Os computadores portáteis: É muito simples, são da Macintosh. E muito raramente aparece um que não tenha a maçãzinha bem à vista.
- Os PCs: Tomaria eu que o meu ligasse e desligasse com a rapidez dos PCs dos filmes. Carrega-se no botão e em segundos estão operacionais. Nem sequer aparece o logótipo do XP. Para desligar, não há cá opção encerrar para ninguém. Um pequeno toque numa tecla e o ecrã fica logo preto.
- Os automóveis: Num país com tanta criminalidade e tantos roubos, ninguém se preocupa em fechar os carros à chave. Estaciona-se, sai-se do carro e bate-se simplesmente com a porta.
- Os extra-terrestres: Têm o mau hábito irritante de saberem falar inglês. Não é russo, nem francês e muito menos português. É inglês!
- Os moribundos: Moribundo que se preze tem que tossir um pouquinho antes de bater a bota. Quer leve com uma bala, quer morra de uma doença rara, tem que tossir.
- Os maus da fita: São muito descuidados e não fazem a manutenção periódica das suas armas. É imperdoável andarem sempre com as miras desalinhadas. Depois queixam-se que nunca acertam nos heróis.
- As passwords: Gand´a mijo! Quando é preciso descobrir uma password, à segunda ou terceira tentativa, está no papo! Erram à primeira, à segunda, fazem uma pausa, pensam um pouquinho e faz-se luz!

Vou ficar por aqui, mas há muito mais que se lhe diga…


31 Comments:

Blogger José Leite said...

Boas observações!!
gostei deste blog... visita-me e comenta. Serás ben-vindo...

08:38  
Blogger Dora said...

Impecável!
Mas sabes porque é que têm o indicativo 555? Foi mesmo um acordo feito pelo pessoal da indústria cinematográfica...assim nunca ninguém se engana e diz o nº da vizinha do lado!

08:47  
Blogger Unknown said...

LOL
Está de mais... LOL
Mas esqueceste-te de um pormenor... os carros dos detectives da polícia... são sempre verdadeiras máquinas (principalmente BMW pretos) e acabam todos destruidos no fim das perseguições e ninguém parece preocupar-se com o orçamento das forças de segurança!!!


Outra coisa, quando é nas perseguições nas auto-estradas(que são sempre em hora de ponta, mas onde os policias e os ladrões nunca ficam "presos" no trânsito), os desgraçados que por lá andam levam com tudo, policias, ladrões, tudo... e agora eu pergunto: o objectivo de apanhar os ladrões é proteger os cidadãos, certo?! Então porque raio provocam aqueles acidentes todos durante as perseguições de automóvel?!Eles "matam" metade dos cidadãos antes de apanharem os ladrões!!!

08:53  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Pois estava eu a gostar tanto de ler... continua, porque tens muita razão...

09:51  
Blogger Aragana said...

Bem apanhado! Muito bem apanhado!

Bom fim de semana!

10:23  
Anonymous Anónimo said...

Ehehehehehehh!!! Mas que grande observador... Olha nunca reparo nisso senão não vejo o filme...quero lá saber dos pormenores...

11:52  
Blogger T. Santos said...

Eu tenho reparado mais é nas marcas que aparecem, quanto ao resto (gatos, pcs) nao ligo muito, a nao ser que em varios casos uma simples lampada (la no filme) da mais luz que o meu candeiro da sala...

12:38  
Blogger gnoveva said...

e normalmente nos filmes de terror há sempre uma criancinha com um leve sorriso e balançar levemente o corpo e a cantar baixinho, normalmente filmada de frente como por exemplo no final de um longo corredor. é ou não é? :)

14:47  
Blogger Lídia Amorim said...

gostei mt*
Obrigada pela tua visita ao meu blog..
Jokas e um bom fim de semana.. aparece sempre*/ voltarei..

14:52  
Blogger Nomyia said...

Olá. Gostei muito do post. Tenho mais umas sugestões:
1) Os homens ao sair da cama não se dão ao trabalho de vestir as cuecas. É logo as calças.
2) Nos policiais o chefe da polícia é quase sempre negro e grita imenso!
3) Filmes de terror. Familia compra uma casa no campo com passado misterioso após um evento traumatico.
4) Os maus da fita têm a mania de contar o seu plano diabólico ao herói antes de o "tentar" matar.
5) O mau da fita tenta sempre matar o herói de uma forma muito complicada e com requintes de malvadez. Se dessem logo um tiro à personagem principal ela nunca se consiguiria safar!!!
*****

15:29  
Blogger LuzHarmonia said...

Mais uma vez, chorando de tanto rir.
É um balsamo vir aqui ler-te.
Beijinhos de Luz

16:05  
Blogger Elisheba said...

lololol....

A nomya disse o que eu ia dizer...safa...passou-me á frente...bolas!!!


acrescento:Quando pagam alguma coisa, nunca recebem troco!!!!

A secretária de estado dos eua é sempre mulher!!


chiiii...são taºao previsiveis!!!!!!!

17:00  
Blogger Amanda said...

eh pá! então e as gajas?! Qd são boas são para começarema a ser filmadas de baixo para cima... começa-se pelos pés (de preferência a sair do carro), pernas, ancas, peito (e aí mais um décimo de segundo de demora) e só depois a "fronha"... mas é como dizes: o melhor mesmo é ficar por aqui. Beijo e bom fim de semana

17:07  
Blogger Sea said...

São filmes, não são? Qual a novidade?

17:41  
Blogger vinte e dois said...

Rouxinol: As boas vindas para ti. Continua a aparecer ;)

Dora: Realmente, é melhor eles não dizerem nº de telefone nos filmes pq poderia ser mesmo o nº de alguém!! :)

Lucia: Mas olha que essas perseguições que mostram nos filmes são um bocado o reflexo do que acontece na realidade. Salvo erro, ao contrário do que acontece em Portugal, os membros da autoridade não pagam os estragos feitos nos veículos. Por cá, até percebo que a polícia tenho cuidado quando faz uma perseguição. Qualquer estrago tem que ser pago do próprio bolso :)

Amigona: Aqui nos comentários, há mais clichés para leres. Houve actualizações ao longo do dia ;)

Aragana: Bom fim de semana tb para ti... e para todos!!

Elsa: Essa tb acontece. E as mulheres na cama tb costumam tapar os peitos com o lençol quando estão na conversa com o parceiro :)

Ds: Mas olha que é divertido repara nesses pormenores :D

t. Santos: A marca que costuma aparecer com muita frequência, como não podia deixar de ser, é a Coca-Cola :)

Gnoveva: E normalmente, até costuma vestir uma camisa de dormir branca. Não é? :)

Lídia: Volta quando te apetecer ;)

Nomiya: As tuas 5 foram muito bem apanhadas! E há ainda a história das bombas-relógio: o herói consegue desactivá-las nos últimos segundos :D

Luzharmonia: Continua assim, olha que rir faz bem à saúde e à alma ;)

Visionária: É! Normalmente pagam com notas e dizem para guardar o troco. São muito ricos! :) E a maior parte das vezes, o dinheiro fica em cima da mesa!

Amanda: Esqueceste uma coisa. depois das tipas serem filmadas de baixo para cima, costumam acender um cigarro muito lentamente com um gesto sexy ;D

Sea: Minha amiga Sea, estou a falar a sério, ainda não perdi a esperança de te ver chegar um dia aqui ao meu blog mais bem dispostinha ;) Mas respondendo ao que perguntaste, novidade não sei se há, agora que acho estes clichés divertidos, isso acho sem dúvida :)

19:04  
Blogger Andre said...

isso para não falar quando o mau da fita afinal é bom e o bom afinal é amigo do mau e amigo do mau é que é o bom, e no final de contas era o boneco com cara de anjo que se transforma-na num "cereais ao kilo"(serial killer deu p/perceber,não?)...percebes-te?? ufa...ainda bem.. pensei que tinha k explicar como se fosses um miudo..e tal e tal... ( já me ri um bocado aki com o n/ amigo 22 , bom fim semana,abraço)

20:27  
Blogger vinte e dois said...

Bom, para dizer a verdade, vou passar a noite a tentar interpretar o teu comentário, mas segunda se ainda não tiver percebido, peço uma explicação.ok?
Um abraço e bfs tb ;)

20:32  
Blogger Sofia said...

E os super-heróis usam roupas azul e vermelho ( cores da bandeira norte-americana).
Abraços,

21:50  
Blogger vinte e dois said...

Mais, a bandeira norte americana aparece em tudo o que canto. E são sempre eles que salvam o mundo :)

23:30  
Blogger Suzi said...

22, perfeitas, as tuas observações. Mas a que mais gostei foi a das senhas (passwords). É incrível! Muito incrível! São gênios!

Quanto à maçãzinha, eu adoro.
Finalmente, em algum lugar, se esquece o Bill Gates e suas máquinas horrorosas que dominam o mercado. (uso a microsoft por absoluta necessidade - financeira e profissional - pois não tenho grana pra ter um aple, e os arquivos são incompatíveis entre as duas máquinas, o que me obriga a trabalhar com o Sr. Gates) rs*

adorei vir aqui.

23:46  
Anonymous Anónimo said...

Eu gosto é quando há uma cena de tiroteiro e as personagens se protegem atrás das portas dos carros.
É incrivel como nenhuma bala consegue atravessar a porta!!!! :-D

23:53  
Blogger saltapocinhas said...

amanhã vou cuscar o resto. hoje fico-me por aqui que estou cheia de fominha e tenho ali um gelado na arca à minha espera.
Adorei este post, és muito bom observador...
Eu só tinha reparado nas passwords e no facto de todos os ET falarem inglês impecavelmente!
E há uma outra coisa que acontece nos filmes e nas novelas: ninguém vê televisão (ou raramente vêem)

00:33  
Blogger vinte e dois said...

Suzi: Pois, a maçãzinha!! Até eu gostaria de ter, são lindíssimos... e caríssimos, é pena :)

Mafaldinha: Essa é mais uma de que não me estava a lembrar, mas é mesmo :)

Saltapocinhas: Bom gelado ;D

01:40  
Blogger Yashmeen said...

É bem verdade, mas o que é certo é que todos nós consumimos esses filmes que até insultam a nossa inteligência.
Shame on me, pensava que o indicativo 555 existia mesmo...

00:32  
Blogger X said...

Caro 22, não imaginas o quanto me fartei de rir com este post cinematográfico! Looool

Realmente, há clichés que nós próprios, deste lado do Atlântico, até já interiorizámos!

Lembrei-me de outro, nos filmes de ficção científica, quando há explosões no espaço, ouvem-se essas explosões mas, na relaidade, não se deviam ouvir pois o som não se propaga no vazio! ;)

Obrigada pela tua passagem no meu "Amor às Rodelas" :)

15:53  
Blogger vinte e dois said...

Yashmeen: Ai, se insultam!! Pois, o 555 não existe mesmo :)

Amor às rodelas: Exactamente, no espaço as explosões não se deveriam ouvir. Se procurarmos com mais atenção, ainda existem dezenas e dezenas de clichés que poderiamos acrescentar :)

17:43  
Blogger Ghé said...

Antes de mais, parabens pelo blog, está muito porreiro.

Em relação ao post, não te esqueças dos enormes carregadores (invisíveis) dos "bons", parece que as balas não acabam;
Os actores principais raramente precisam de comer, beber ou dormir;
Nos épicos as senhores estão sempre impecavelmente penteadas, pintadas e depiladas (como é que isso se fazia na altura) - mas claro que em relação a isto concordo.

Obrigado pela mensagem no piadaparvadodia.blogspot.com

09:51  
Blogger vinte e dois said...

Já que falas nas senhoras, muitos heróis (James Bond por exemplo), mesmo depois de grandes lutas ficam sempre bem penteadinhos e com a roupa sem uma única mancha de sujidade :)

10:46  
Blogger Sea said...

carissimo 22, não é uma questão de boa disposição, mas sim de realismo. daí que te tenha perguntado: qual era a novidade?
P.S.: podes antes dizer, que faço parte do público mau. Aquele que é difícil de agradar e que não se ri, quando achamos que estamos a dizer a melhor piada do Mundo :D

16:26  
Blogger Totoia said...

Gostei de todas, mas para mim o que mais me irrita é o ar limpinho e bonito com que andam sempre, seja depois de uma noite de sono, uma perseguição, cena de sexo...

23:50  
Blogger vinte e dois said...

Totoia: Pois tipo 007, nunca se suja e nunca tem um único cabelo fora do sítio! E tb há as bebedeiras que passam enquanto o diabo esfrega um olho :)

03:34  

Enviar um comentário

<< Home