20070220

# Este fim-de-semana fui ao cinema ver


Diamantes de sangue com o Leonardo DiCaprio. Mas não vou falar do filme em si. Bem, até posso dizer duas palavras: vale a pena! Afinal foram três. O filme retrata de uma forma muito realista a guerra civil e a violência que assolaram a Serra Leoa no final dos anos 90. É para maiores de 12 anos. Tendo em conta o conteúdo chocante de algumas cenas, não entendi muito bem esta classificação. Ok, mas como eu disse, estou aqui para falar de outra coisa. Quem acompanha este blog há já algum tempo, deve lembrar-se que quando vou ao cinema, tenho três passatempos predilectos: ver o filme, encher-me de pipocas até não poder mais e apanhar gralhas nos filmes. Neste, para grande pena minha, só apanhei uma, para além de uma pequena incongruência que também vou referir mais à frente. Mas voltando à gralha, recordo que a história do filme passa-se nos finais dos anos 90, mais precisamente em 1999.No entanto, quase no final, quando o herói ( leia-se Leonardo) fala ao telefone com a jornalista, passa de relance este carro, um Volkswagen Passat. Só que este modelo é o actual, que tem pouco mais de um ano. Em 99, o último modelo era este.
Quanto à incongruência. É muito simples. O mau da fita sabe onde o diamante está escondido. É num espaço no mato com talvez pouco mais de 16 m2 e a uma profundidade de cerca de 50 cm. No entanto, depois de escavar uma dúzia de buracos, desiste de procurar. Qualquer pessoa com dos pingos de inteligência remexia a área toda e encontrava-o de certeza. Mas enfim!

Meus amigos, um muito bom Carnaval para todos. E não se esqueçam, façam o que fizerem, ninguém leva a mal… aproveitem!

37 Comments:

Blogger mymind said...

eheh eu n sou mt boa observadora,lol

11:20  
Blogger TONY, Duque do Mucifal said...

hum...bem visto essas gralhas. Dizem que os filmes da saga Bond têm bastante gralhas. Olha que o elenco não me seduz. Admito que tenha alguma relutância relativamente aos "MENINOS BOMINOTS" de Hollywood mas há um par de anos a esta parte, tenho vindo a registar os filmes do Brad Pitt. De longe, o Clube de Comabte é o melhor. Bom Carnaval!

11:20  
Blogger Célia said...

Ontem à noite fui ver este filme e gostei bastante.
Em relação às gralhas, tem piada mas só pensei em anacronismos quando vi o portátil e a máquina fotográfica:)
Quanto a passatempos no cinema, conheço alguém (que por acaso é sempre a minha companhia)que tem a mania de adivinhar sempre o que vai acontecer... Optei por lhe encher a boca de pipocas sempre que a abria, e deu resultado:)

11:30  
Blogger Atlantys said...

Confesso que tenho um odiozinho de estimação pelo Leonardo de Caprio mas sou obrigada a dar a mão à palmatória com a evolução que ele tem sofrido como actor ao longo dos anos, nos dois ultimos filmes que fez (este o o Departed) ele tem intrepretações fabulosas.
Agora só mesmo um gaijo para reparar neses pormenores dos carros lol
Aproveita bem o feriado 22 ;)***

12:05  
Blogger lady.bug said...

olho clínico, o teu :)

16:47  
Blogger White_Fox said...

Ya, grande pormenor esse do carro. LoL
Por acaso ainda não vi o filme.
A ver se vejo e dps digo s vi o tal carro. lol.

18:11  
Blogger Paulo said...

Esse filme anda mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo... para ser visto.

19:20  
Blogger Joana said...

Bem, grande observador :D
Bom Carmaval *

20:17  
Blogger A Professorinha said...

Já para não referir o facto de o homem ter escavado o buraco com a mão, enterrando o diamante quase à superfície, e ter necessitado de uma pá para escavar um buraco com o dobro da profundidade para o desenterrar.

MAs o filme foi 5 estrelas! Valeu MESMO a pena :)

Fica bem :)

20:44  
Blogger Eumesma said...

Oláaaa!! :-)

Também já vi o filme, e gostei, embora não tenha reparado nesses pormenores, aliás só reparo depois de os me dizerem..eheheh
Mas é um bom filme de facto, e o Leoneardo tem um excelente papel, o ke não é costume nele.

Beijokas

P.S. Gostei da musiquinha, do sambinha...;-)

20:59  
Blogger brettinha do campo said...

ola!
lolol
vou reparar! vou ver o museu á noite, com as minhas sobrinhas...
gostei do filme!!!
era este ou a teia da carlota, portanto acho que ainda tive sorte!!
lolol
bom carnaval

22:01  
Blogger Ricardo said...

Já não vou ao cinema desde 2006. Não é que seja uma proeza, mas gostava de ter um pouco mais de tempo para ver as dezenas de filmes que já estiveram em exibição, cujos trailers me seduziram...

Pode ser que ainda vá ver este, para apanhar mais algumas incoerências ;)

Oh 22, já acabaste com as respostas pessoais aos comentários? Olha que ainda perdes os fãs.. :D

22:10  
Blogger Capitão-Mor said...

È um excelente filme apesar de tudo. Dentro da mesma linha aconselho-te o "Hotel Rwanda" que está uns furos acima...

22:43  
Anonymous Anónimo said...

hei de ver! um bom carnaval tb pa ti.

um abraço

23:58  
Blogger taizinha said...

As coisas que vocês reparam. Não seria capaz de tal exercício... Demasiado distraída para isso :(

10:27  
Blogger Alda Serras said...

Sobre os carros não me vou pronunciar, nem sobre o filme que não conheço. Agora sobre os vilões, então tu não sabes que no cinema todos os vilões são estúpidos? Só assim se percebe, por exemplo, que antes de matarem o herói (estando eles em vantagem e o herói desarmado) se ponham com conversas, dando-lhe tempo de reagir. Ah, e também têm péssima pontaria.

13:14  
Blogger stela said...

Também fui ver esse filme no sábado e gostei imenso! vale mesmo a pena! Quanto às gralhas... não vi... :)
bjs

21:14  
Blogger Diabba said...

eu tenho embirração com o Leonardo, não vi nem vou ver o filme!

mas... eu tb qse não vou ao cinema... tudo tem k ser gerido de forma a que os mafarricos não fiquem muito tempo sózinhos... salva-se a pirataria feita na net.... hehehe, há bons filmes aki pela caverna...

beijos de enxofre

22:18  
Blogger zé lérias (?) said...

Leonardo di Caprio? - O do Titanic e do Aviador?
Não sou fã.

Um abração

02:30  
Blogger Belzebu said...

Mas esse Leonardo não tinha virado gelo lá para o Atlântico Norte?

eheh!! Isso é que é olho clínico, quando vir o filme vou estar atento!

Saudações infernais!

13:31  
Blogger JustAnother said...

Nao consigo prestar atencao a esses pormenores. Ha filmes em que os erros de producao sao gritantes mas exceptuando esses, passa-me tudo ao lado.

Deixo uma pergunta... nao quebra a capacidade de acompanhar a historia a procura de pormenores?

15:55  
Blogger triss said...

Excelente filme, muito bom mesmo!

16:59  
Blogger Nomyia said...

Deve ser um desafio por esse olho clinico a visionar filmes. Os papa gralhas está-se quase a tornar profissão :D
*****

21:37  
Blogger Claudia Ganhao said...

Tenho de ir ver!!
Bjs

22:02  
Blogger sem-comentarios said...

É um dos filmes que eu tenho em "agenda".
Penso que deve ser imperdível.

Obrigada pela dica ***

23:33  
Blogger Lua said...

É o próximo da lista. Só oiço boas criticas.

Isso é k é estar atento, não escapou nada!

00:14  
Blogger vinte e dois said...

Mymind: Vais ver, se estiveres um pouco atenta, também consegues apanhar algumas gralhas ;)

Tony: Nunca vi "Clube de combate", mas conheço de ouvir falar. Também não sou grande apreciador de "meninos bonitos" de Hollywood, mas neste filme o rapaz até faz um papel convincente ;)

Canochinha: Já me aconteceu uma vez ter alguém que não conhecia ao meu lado (já tinha visto o filme) a antecipar as cenas ao colega, e acho que não há nada mais irritante. Uma vez deixei de ir ver um filme porque me contaram o fim ;)

02:52  
Blogger vinte e dois said...

Atlantys: Se reparares, houve uma tendência para actores que faziam filmes de "consumo imediato" começarem a desempenhar papeis de qualidade. Um caso flagrante é o próprio Bruce Willis com o "Sexto sentido". Segundo consta, vai sair o "Die Hard 4", mas quase de certeza que vai ter um desempenho feito com mais sensibilidade como aconteceu agora com o Stalone e o seu "Rocky..6...7..." (já nem sei em qual vai) ;)

Lady Bug: Isso dá-me jeito para apanhar alunos a copiar... só que nunca apanho. As técnicas são cada vez mais elaboradas ;D

White Fox: Mas está bem atento porque ele passa assim num relance de vista ;)

02:58  
Blogger vinte e dois said...

Paulo: E então, já o viste? ;D

Joana: não te vou desejar um bom Carnaval porque já passou, mas espero que tenha sido bom ;)

Professorinha: Esqueci-me dessa ;) E mais uma vez, os heróis fartam-se de levar tiros e nunca são atingidos... ou quase (não quero estragar a surpresa a quem ainda não viu) ;D

Eumesma: Oláaa também para ti ;) Em relação ao Leonardo, acho que o facto de estar a envelhecer também lhe dá mais credibilidade nos papeis que desempenha. Já não tem aquele aspecto de puto que tinha antigamente ;)

03:05  
Blogger vinte e dois said...

Brettinha: A teia da Carlota também me parece bastante interessante apesar de o achar um pouco parecido com um filme que saiu há uns anos também com um porquito. Acho que se chamava "Baby" ;)

Ricardo: não acabei com as respostas, só que muitas vezes não tenho tempo de responder. Às vezes bem começo mas falta-me o tempo para acabar. E outras vezes, tenho que optar entre responder e visitar os blogs das pessoas que me visitam. E mesmo assim, muitas vezes não consigo retribuir com a frequência que desejava ;)

Capitão- Mor: Fui ver "Hotel Rwanda" e achei-o melhor do que este. Apesar deste ser muito bom, por vezes ainda cheira um pouco a comercial e o outro não ;)

03:14  
Blogger vinte e dois said...

Geo: vai ver e verás que vale a pena. depois diz se gostaste ;)

Taizinha: Também sou a pessoa mais distraído deste planeta e arredores, mas parece-me que sou selectivo com aquilo com que me distraio ;)

Bell: neste filme, também não brilham pela boa pontaria. Uma coisa comum a muitos filmes é o herói ser apanhado pelo vilão e não ser logo morto... deixam uma bomba com um relógio. Depois é evidente que o herói consegue desactivá-la mesmo no último segundo ;)

Stela: volta lá e se apanhares mais alguma vem cá contar ;)

Diabba: também não te conto a quantidade de filme que tenho aqui para os meus lados. É melhor não dizer a quantidade porque alguém pode ouvir e depois.. ;D

03:21  
Blogger vinte e dois said...

Zé Lérias: Eu também não sou fã, mas neste filme, ele até nos consegue conquistar. Vai ver, pode ser que mudes de ideias ;)

Belzebu: ele virou gelo mas já descongelou pelos vistos. Aqui neste filme apanha é mais calor ;)

Tuxa: consigo acompanhar o filme perfeitamente bem. É que eu não estou concentrado só com a ideia fixa de apanhar falhas. Vejo o filme normalmente como qualquer pessoa só que por vezes apanho gralhas. Mas devem-me passar muitas ao lado.

Triss: concordo contigo. Tirando algumas cenas, poucas, que achei um pouco comerciais (muitos tiros e pouca gente atingida), o filme foi muito bom ;)

03:28  
Blogger vinte e dois said...

Nomiya: Posso dizer-te que agora o meu filho, quando vê um filme também já passou a fazer o mesmo ;D

Carraça: vai ver, à parte uma ou outra vez assim um bocado para o forte, o filme vê-se muito bem ;)

Sem-comentários: Para quem gosta de filmes de qualidade, vale mesmo a pena ir ;)

Mystic: ui, deve ter escapado tanta coisa! Mas se voltasse a ver, até era capaz de apanhar mais alguma coisa ;)

03:34  
Anonymous Anónimo said...

Também já fui ver o filme. Confesso que fiquei impressionado com a interpretação do "Leonardinho". Quanto ao modelo do carro...não reparei, mas fiquei na dúvida quanto ao modelo do telemóvel ;);)

16:10  
Anonymous Anónimo said...

Grande filme sim sr! Chocante, sem dúvida. Faz pensar!

Leonardo di Caprio sempre em grande, já era altura de receber um Óscar - apesar de ter sido muito bem entregue ao protagonista d'O Último Rei da Escócia...

Em relação à incongruência, confesso que me passou ao lado, mas carros também não é comigo, por isso até podia ser o carro mais estranho que não reparava eheheh

23:15  
Blogger vinte e dois said...

Aflores: realmente, o telemóvel parecia-me moderno demais para ser de 99. Quando eu arranjar o DVD, hei-de ver com mais pormenor ;)

Bolaxamaria: O DiCaprio nunca foi o meu actor de eleição, mas confesso que de há uns tempos para cá, tem-me surpreendido ;)

00:46  
Blogger rascunhos said...

Cum catano! Olho clínico,esse :-)
gostei do seu blog

11:29  

Enviar um comentário

<< Home