20061115

# Há certas coisas que, por muito que me esforce

não consigo entender. Talvez por eu não ser assim, não sei. Não percebo como é que uma pessoa que não me conhece de lado nenhum, e que fala comigo pela primeira vez, me conta a sua vida quase toda de ponta a ponta! Foi assim hoje com uma Encarregada de Educação. E não foi necessidade de desabafar, porque essas pessoas reconheço-as e ouço-as, foi mesmo prazer em falar e desbobinar quanto mais melhor. Só faltou mesmo brindar-me com alguns pormenores mais íntimos da sua noite de núpcias. Com pessoas embriagadas, já estou habituado. Normalmente, por muito cheio que um café esteja, é comigo que metem conversa, mas neste caso, não há paciência para esta gente.

Nota posterior: No meu post tive o cuidado de fazer a distinção entre dois tipos de pessoas. Há realmente Encarregados de Educação (salvo raras excepções, são senhoras) que por vezes desabafam comigo as dificuldades que têm em casa, que passam muitas vezes por problemas com o alcoolismo dos maridos, agressões físicas de que são vítimas e calam, e problemas económicos porque o marido prefere gastar o dinheiro em saídas nocturnas do que beneficiar a família com ele. E ouço-as porque sei da necessidade que têm por vezes de partilharem determinadas coisas que sabem que ali, vão ficar no segredo da relação professor/Encarregados de Educação. Há situações que me comoveram, situações chocantes que me custa acreditar que ainda possam existir nos nossos dias, mas que infelizmente são o dia-a-dia de muitas mulheres. E sei que essas pessoas, por vezes saem mais leves, não por terem resolvido um problema, mas por terem deitado cá para fora o que talvez há muito tinham fechado dentro de si e calavam por vergonha.

E há as outras pessoas, aquelas que falam de tudo e mais alguma coisa - independentemente de serem Encarregados de Educação ou não. O exemplo de ontem foi simplesmente um ponto de partida. Pessoas que falam pelo prazer de falar, da vida delas e ainda mais da vida alheia. Pessoas que não se limitam a falar, mas também disparam farpas a torto e a direito. E não contentes com isso, ainda nos tentam sacar informações da nossa própria vida. E é para essas que não tenho paciência, porque as outras são alvo da minha admiração e simpatia…

43 Comments:

Blogger Catia Soares said...

Professor sofre! ;-)

04:42  
Blogger Unknown said...

I know the feeling...
Comigo são, geralmente, pessoas de idade... nas paragens do autocarro, no autocarro, na rua, no supermercado, no Centro de Saúde, na farmácia... e até no trabalho!

E terminam sempre com a fabulosa frase: "És uma boa menina, os meus netos não são assim!"

Eu respeito, oiço, procuro compreender... Mas acabo sempre a pensar "PORQUE A MIM?"... LOL

A minha avó diz que é porque tenho estampado na cara, "Boa neta"!! hehe

09:09  
Anonymous Anónimo said...

Será que não tens cara de padre (estou a brincar). Será que essa pessoa não tinha necessidade de desabafar? Deves ser bom ouvinte se calhar...

09:18  
Anonymous Anónimo said...

Hummm... se calhar a encarregada de educação queria era prolongar a conversa e não arranjou outra maneira... lol, lol, lol

09:31  
Blogger Eu said...

secalhar tinha falta de atenção?!
nao?
bem, sabes aquela máxima "Professor sofre"...

09:34  
Blogger asdrubal tudo bem said...

Se não é um daqueles casos de solidão emque precisam muito de falar então é porque era uma chata do pior.

09:57  
Anonymous Anónimo said...

Não sei muito bem o que diga sobre este post porque, por um lado, acho que as pessoas às vezes exageram (e acham mais facil desabafar com um desconhecido), mas por outro lado, se ela o fez, foi porque estava mesmo necessitada e viu em ti alguém com quem podia desabafar. Lá pró meio já devias estar a pensar: alguém me suicide, rápido! mas coitada da mãe...Por outro lado, na qualidade de educador que és, e sendo encarregado de educação do filho/filha da dita, tens de ouvir e calar...porque se não ouves e calas, ainda te lixam por cima. Ossos do oficio. Os professores também têm qualquer coisa de padres (lol)

10:32  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro, cá para mim é:

Solidão; intranquilidade; estado nervoso e uma grande necessidade primária de ser ouvida, compreendida e aceite.

;)

11:09  
Blogger Maríita said...

Bem-vindo ao clube!

Beijinhos

11:34  
Blogger Utopia said...

Por vezes é mais facil falar com quem não nos conhece!!!
E depois deves ser daquelas pessoas que olhas nos olhos quando falam e isso transmite muita segurança e confiança!
Embora nos coloque em situações desconfortaveis isso, na minha opinião é um DOM!

11:51  
Anonymous Anónimo said...

Há pessoas assim... há que ter paciência e ser um bom ouvinte!
Beijokitas boas

14:34  
Blogger marta r said...

Será que porque hoje em dia as pessoas se ouvem cada vez menos umas às outras?

14:42  
Blogger Alda Serras said...

Como directora de turma, há muito que adoptei a estratégia de os deixar falar. Funciono como uma espécie de psicóloga. Aprende-se muitas coisas assim, ficamos com uma visão geral de como é o ambiente familiar do aluno.

14:50  
Blogger Cláudia said...

Há pessoas que falam como se não existisse amanhã...
Beijinho

14:55  
Anonymous Anónimo said...

Os directores de turma passam sempre por essas situações, é normal, todos os pais tentam de alguma maneira justificar, o bom ou o mau desempenho dos filhos. Como só vêem na sua vida a razão para tal, muitas das vezes somos nós que temos de os ouvir a desabafar, mas com o tempo vai habituar-te, continua é nesse caminho vais ver que te dá uma nova visão do outro lado :)

15:08  
Blogger viveremsegredo said...

pior mesmo é saberes que não podes interromper com um 'isso não me interessa nada'...:)

16:54  
Blogger Cusca said...

Deixei-te um desafio no meu blog ;) Bjs

17:32  
Blogger Joana Carneiro said...

22, eu tb sofro desse mal.. é smp cmg q vem desabafar... a minha mae diz q eu tenho na testa um post it a dizer «muro das lamentaçoes»

18:31  
Blogger mymind said...

axo k hoje ha mta carencia de atenxao, a vida smp a correr, as novas tecnologias afastam as pexoax, enfim...eu as vexex encontro tb pexoax axim, eu ja sou calada entao com exax pexoax fiko completamente muda, so elas eh k falam! Af...haja paxienxia!
=)

18:32  
Anonymous Anónimo said...

infelizmente são verdade essas duas realidades: a das mulheres que levam uma vida miserável e vêem no prof director de turma um meio de desabafarem, e a dos «fala-baratos», com os quais tb já tive a minha quota parte nos transportes publicos...
bem, tu como professor és um potencial alvo para estas duas realidades...coragem, é so o q te digo! lol

19:25  
Blogger menir said...

(Com este post mereces um beijito, não há muita gente que tenha tempo ou paciência para ouvir os outros... Os fala-baratos são sempre o outro lado da moeda.)

19:46  
Blogger Unknown said...

Mereces um grandes beijos pela tua paciência, de facto deves atrair essas mesmas pessoas mas concordo contigo em relação áquelas pessoas que desabafam só pk lhes apetece e falam da vida dos outros, é horrivel

21:42  
Blogger Yashmeen said...

Há por aí tanta solidão...

23:24  
Blogger 13 said...

Professor sofre e muito! Também já me aconteceu...

13:17  
Blogger Enfim... said...

a mim tambem me faz um bocado confusão , mas á pessoas que tem essa necessidade e as vezes que remedio temos nos em ouvir as suas historias de vida lol.Bjokas

13:29  
Blogger Blondie said...

Hummm... cá para mim ela queria outras coisas... será?

Seja como for, ela deve ter visto em ti alguém afável, compreensivo e, sobretudo, um bom e paciente ouvinte:)
Beijinhos

13:30  
Blogger Dora said...

Acontece-me o mesmo...mas acho que são como o segundo tipo a que te referes: contam as coisas más e desabafam um bocado...
Até nem me importo.

13:37  
Blogger Joao Forte @ Blog said...

Faço minhas as palavras da Blondie!lolo
Abraço

14:33  
Blogger mfc said...

Será defeito meu,mas não tenho de todo paciência para ouvir essas pessoas e interrompo-as de imediato!

15:16  
Blogger Buttafly...fly...fly... said...

Só para dizer que estou contigo, dear prof... Ainda ontem apanhei uma seca mas daquelas senhoras secas com uma estimada EE que só me apetecia mandar àquela-parte-que-a-gente-cá-sabe...

Bjoda da Buttafly-Teacher-e-DT-Su ;-)

18:48  
Blogger Andreia said...

pois, há casos e casos!

19:40  
Blogger Unknown said...

A necessidade de falar da vida dos outros é normalmente causada pela falta de vida própria...

21:34  
Blogger Boop said...

O que tu falas não é "falar"
Chamo-lhe "vomitar" ou "evacuar".
Nã0 tem qualquer objectivo de comunicação... só serve para despejar!

22:55  
Blogger Belzebu said...

Meu amigo, manda-as para aqui para o meu inferno, porque afinal de contas a tua função não é de sacerdócio!!! Há gente que por e simplesmente não se veda!

Saudações infernais!

00:12  
Blogger Capitão-Mor said...

Desabafar sobre a vida sobre desconhecidos? Não vejo nada de especial. Muitas das vezes os amigos e familiares não nos ouvem. Queixam-se do eterno mal da falta de tempo...

00:17  
Anonymous Anónimo said...

Essas pessoas normalmente têm uma vida tão monotona, que a vida dos outros fazem lhe demasiada comichão.

bj*

03:09  
Blogger Catia Soares said...

Adorei a nota posterior! ;)


Tenho cá para mim que deves (posso tratar-te por tu? :D) um excelente prof! ;D

05:17  
Blogger Miguel said...

22,

È sinal que transmites confiança ás pessoas caso contrário elas não falariam tanto!

Mas também há o caso das tagarelas ...!

Mas opto pela 1ª hipotese!
È assim, vida de professor é lixada! E ultimamente muito mais!

Um BOM FDS!
Um abraço de um futuro EC e da sua Cª!

15:02  
Anonymous Anónimo said...

Muitas vezes o nosso Anjo da Guarda fala-nos através de estranhos...

Bom fim-de-semana!

14:26  
Anonymous Anónimo said...

Será que tens ar de padre?

03:08  
Blogger TONY, Duque do Mucifal said...

devem saber que és professor e veem em ti alguém que lhe possa indicar algum caminho...alguma sabedoria. MAs essa situação de pessoas se dirigem a um de nós e começar a desboniar tb já me aconteceu "n" vezes. Agora imagina alguém desbonidar um tema que até nem te interessa muito...pois...sim só posso dizer pois, pois...

11:27  
Blogger vinte e dois said...

Opá, cara de padre, acho que não tenho ;D
Mas dou atenção às pessoas quando elas falam e talvez por isso sintam à vontade para continuar.

12:07  
Blogger Bi said...

Sei bem como é a saga de "aturar" pais. Como aqueles que entravam no meu consultório e que apenas sabiam dizer que os filhos tinham de certeza um problema e não conseguiam (ou não queriam) perceber, por mais que lhes explicasse, que o único problema eram as suas práticas educativas. Lamentável de facto... as crianças e os jovens muitas vezes são apenas vítimas de pais, que simplesmente se demitem do seu papel parental, e que os despejam nas escolas e nos consultórios e esperam que os professores e os psicólogos façam milagres ... Haja paciência

00:31  

Enviar um comentário

<< Home