20070720

# Quem fala assim... (16)


Os professores são culpados do insucesso escolar?

Sim. Se metade dos alunos chumbam não é porque são mais burros que os outros. A culpa é dos professores e de quem os educou. A Ministra está a ser corajosa.

Inês Pedrosa Escritora

Não sei qual é o jornal mas o recorte está aqui

- Lógico, minha amiga! Os alunos são umas vítimas nas garras dos professores mauzinhos e exigentes. Já agora, a culpa também foi dos teus professores se não sabes que não se diz Se metade dos alunos chumbam, mas sim, Se metade dos alunos chumba?

Etiquetas:

53 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os alunos também têm culpa do insucesso escolar, pelo seu desinteresse e falta de respeito pelos seus docentes. Contudo , 22, tenho-te a dizer que na escola que andei a tirar o nono ano, aquilo é o " Deus ta livre". Professores que não estão habilitados a dar certas disciplinas e dão-nas na mesma. Tipo: o que é que um professor de línguas percebe de ciências????? E por aí adiante. Devo dizer-te que só tive professores de jeito no secundário. E depois admiram-se do insucesso... Se todas as escolas agirem como aquela ( tipo cunhas) não vamos longe não!

10:35  
Blogger mymind said...

assim como há maus alunos há maus professores! ensinar é mais do que saber pra si proprio.

11:03  
Anonymous Anónimo said...

A culpa é dos alunos e dos professores. Porque há muitos professores que deviam era estar casa e não a dar aulas. Tive muitos professores ( tanto no secundário como na universidade)não sabiam ensinar... quem perdeu fui eu.Que nunca terminei o curso graças aos belos professores que andam por aí!!!Mas tb tive professores espectaculares, que sabiam ensinar e se preocupavam connosco. Isso é ensinar. Não é só despejar a matéria é preciso saber interagir com os alunos.
Bom fim de semana.

11:57  
Blogger R. said...

AHAHAHAHHAHAHAHAHAHA

bom, mas convenhamos que ha professores (especialmente no superior, e nomeadamente de fisica e matematica) que sao bem responsaveis pelo facto de pessoas que vêm do secundario com media de 19, nao perceberem NADA.

e eu nao andei em colegio particular

13:00  
Blogger Geoca said...

Existe maus alunos e maus professores.
Mas enquanto houver maus professores haverá sempre maus alunos.

13:36  
Blogger Prof said...

Esta Inês Pedrosa não é uma que escreve livros?!! Ah, já vi que sim porque identificaste a personagem. Como sempre tens a observação certeira na ponta da língua, neste caso na ponta do teclado.
É uma mera opinião como já ouvi tantas outras...
Nem vale a pena comentar...

Beijinhos!

17:13  
Blogger Ana Rodrigues said...

Na maior parte das vezes a culpa é dos alunos. Claro que há maus professores. Mas se um aluno é bom, mesmo com um mau professor, safa-se.

18:33  
Blogger Belzebu said...

Coitada da Inês Pedrosa! Ela é só mais uma que se vendeu ao poder Xuxalista e deve aspirar a algum cargo! Ainda vai parar à DREN!

Um abraço infernal!

18:33  
Blogger Carmen. said...

Oh coitada.. ela gosta de chumbar a malta em grande plural! ;D

00:59  
Blogger Bolinha said...

Temos de analisar o insucesso doutra forma, h� culpas de v�rios lados, Pais , Profs ,Alunos,etc etc, mas todos temos a obriga�o de mudar alguma coisa, tem de come�ar por n�s ,sabermos o que queremos, logo desde pequenos termos algu�m que nos ensine a escolher e a perceber que aprender n�o � chato e que devemos faz�-lo sempre.
Mas temos tamb�m de saber viver com as criticas que nos fazem... b�jos a todos

10:29  
Blogger Unknown said...

É tão mais fácil responsabilizar os professores pelo insucesso dos nossos filhos... afinal, aos prof's "pagam-lhes" para aturar aquelas criancinhas tantas vezes sem educação, sem apoio dos pais, sem controlo algum...
Talvez devessemos começar por assumir a nossa responsabilidade na educação dos mais pequenos e ajudar os professores...
Como diz a minha mãe: "Na escola ensina-se, em casa, educa-se!!"
Todos nós tivemos maus professores... mas também tivemos professores fantásticos... se não conseguimos aproveitar o que eles nos dão, a responsabilidade é de cada um de nós e não dos professores que não estão aí para "formatar" as cabeças dos alunos, mas para os orientar e apoiar no estudo...
Agora, se os putos não são motivados a estudar e ainda se esquivam sempre de castigos porque as más notas são culpa dos prof's, então, nada feito... o insucesso escolar vai continuar e piorar!!!

Os meus pais só têm a antiga quarta classe... cedo deixaram de nos poder apoiar nos trabalhos de casa... mas isso nunca significou que não nos motivassem a estudar... que nos motivassem a aproveitar ao máximo a oportunidade que tinhamos de estudar, de melhorar... hoje, somos "estudados", mas, acima de tudo, somos educados... sempre soubemos respeitar os nossos professores, mesmo os maus e os incompetentes... e nunca deixamos de dar o nosso melhor...e quando as coisas nos corriam pior, mais nos esforçamos, mais trabalhamos!!!

Neste país, ser professor, além de exigir vocação (coisa que começa a escassear pois há muita gente que segue ensino porque não tem notas para entrar em mais nada) é necessário ter muita coragem para conseguir enfrentar, não só, o dia-a-dia mas as criticas tantas vezes despropositadas!!!

É tão fácil criticar!!! Porque é que não toma ela a iniciativa de dar um ano de aulas... queria ver se depois falaria desta forma!!!

13:23  
Blogger Nanny said...

Aiiii! Prometo que não me vou alongar... mas não vou deixar de ser polémica, podem atirar-me com os chinelos, mas...

... também há responsabilidades nas escolas, nunca poderemos julgar o todo por algumas peças, mas existem professores que são verdadeiras peças, e isso tem muita influência na capacidade futura dos alunos...

Era altura de começarmos a olhar para o início, para aquilo que hoje se chama de básico e começar a agir aí, quer na qualidade do ensino, dos professores, das bases que se dão às crianças para o futuro de estudo que têm pela frente.

Beijos controversos

13:49  
Blogger Nanny said...

Esqueci-me de dizer que:

Não podemos culpar, muito menos de forma tão leviana, toda uma classe profissional que trabalha exclusivamente para formar e educar os futuros homens e mulheres deste país, mas temos de ter em conta que um mau professor pode desmotivar um aluno para uma matéria para o resto da vida... portanto os impactos são enormes!

13:51  
Blogger Boop said...

Fiz uma ligeirissima alteração... Larguei a Betty e fiquei só com a Boop!
Não me estranhes por aí...

(é que todos os dias tinha 20 pesquisas do Goggle à procura de "tatuagens da Betty Boop" "ponto cruz da Betty Boop" "Betty Boop na praia" "malas da Betty boop"... Não há paciência!)
Sinto-me devassada!
E contra grandes males... grandes remédios!

15:02  
Blogger teresa.com said...

eheh, bem visto!

21:24  
Blogger FL said...

A tipa está é ressabiada devido à ausência dos seus livros nos programas de português.

12:49  
Blogger peter_pina said...

mas pk? axavam k a ultima geraçao tinha sido concebida nalgum curral dee idiotas?

21:17  
Anonymous Anónimo said...

"Metade dos alunos" é uma expressão partitiva, pelo que se pode fazer a concordância do verbo no plural ou no singular. Não tenho pachorra para ler o resto do blog para tentar perceber o que faz, mas se juntarmos isto ao facto de as suas leituras incluírem o Nilton, olhe, só lhe digo que espero que não seja professor de Português...

21:24  
Blogger S* said...

Confesso que não tive paciência para ler todos os comentários e os que li, limitei-me a passar os olhos. Sorry...
Relativamente ao post, essa senhora Inês Pedrosa não deve fazer ideia do que é uma escola e do que acontece lá dentro. Não deve fazer ideia da responsabilidade dos pais na educação dos filhos (raio de mania de pensarem que a escola tem de educar, quando em casa ninguém se preocupa com isso). Não deve fazer ideia da forma como o actual sistema de ensino promove o facilitismo, desautoriza os professores e não impõe regras aos alunos. Essa senhora Inês Pedrosa deve pensar que "ah e tal, são crianças, coitadinhas" mas não deve saber que as crianças e adolescentes são os futuros adultos e devem ser educados e sobretudo responsabilizados pelos seus sucessos e insucessos. Como em todas as classes profissionais, existem bons e maus professores. A maior destes últimos são o resultado de anos e anos de maus tratos aos professores, de se sentirem desvalorizados e uma classe inferiorizada, resultam de todo um processo de stress chamado burnout que leva a um desinteresse, desmotivação pelo trabalho. Essa senhora Inês Pedrosa devia tentar dar aulas... queria ver quantos alunos iriam chumbar com ela. Talvez ela fosse daquelas que "ah, coitadinho, se o reprovar ele vai ficar desmotivado e no próximo ano não vai querer estudar... bora lá passá-lo" e assim o aluno aprende que, não importa a sua aplicação ou esforço, o resultado é sempre positivo.

Enfim... mas que autoridade tem esta senhora Inês Pedrosa para dar este tipo de opiniões?

**

PS: Não, eu não sou professora! :)

23:20  
Blogger vinte e dois said...

Ds Gaia: infelizmente, há realmente professores que não têm habilitações para dar determinadas disciplinas, mas isso, é o sistema que o permite. O que eu acho mal, que se diga de passagem. E o mais provável será haver professor com formação que estão no desemprego. Mas não se pode generalizar, porque em qualquer profissão há bons e maus profissionais e não se pode meter tudo no mesmo saco como faz esta senhora. Segundo a sua teoria, se um aluno chumbar num exame é porque o professor é mau, e nem sequer põe em causa o facto do aluno não ter estudado... que é o que acontece cada vez mais. Actualmente, mal se exige um pouco de estudo ao aluno (que nem seria necessário exigir), é um Deus nos acuda porque o miúdo pode apanhar um trauma por não poder passar as suas 3 ou 4 horas diárias no MSN. E olha que quando eu digo 3 ou 4 horas, para alguns miúdos, estou a dar-lhes por baixo, e sei o que digo :)

Mymind: em qualquer profissão há bons e maus profissionais, mas ultimamente está muito na moda culpar os professores de todo o insucesso escolar quando as causas são muito mais profundas... ;)

01:27  
Blogger vinte e dois said...

Francisca: concordo plenamente contigo que ensinar é muito mais do que despejar matéria, mas há uma coisa que é importante e é preciso ter em conta. Os programas são extensos, alguns, mesmo muito extensos e por vezes é preciso fazer opções: ou se dá a matéria toda para cumprir o programa, e nesse caso tem mesmo que ser a correr e a despejar (é que no final do ano, se o aluno tem exame, tem que ter o programa todo dado) ou então dá-se a matéria nas calmas, fazendo actividades lúdicas diversificadas com o aluno, e o programa fica por cumprir. No fundo, é um pouco ser preso por ter cão e por não ter ;)

Salseira: não há dúvidas que há professores responsáveis pelo fracasso dos alunos, mas nunca se pode generalizar como esta senhora faz de forma tão radical :)

01:38  
Blogger vinte e dois said...

Geoca: sem dúvida que enquanto houver maus professores, haverá maus alunos. Mas um aluno que não trabalhe não pode fazer com que o professor seja considerado mau professor :)

Jade: eu sei que não vale a pena comentar, mas são opiniões deste género, em plena comunicação social, vindas de pessoas com o peso que têm na sociedade, que fazem com que uma determinada ideia se torne numa verdade aos olhos de determinadas pessoas menos informadas..

01:46  
Blogger vinte e dois said...

Marciana: não pretendo afirmar que não há maus professores, porque sem dúvida que os há. Não se pode é fazer uma afirmação tão radical como a que esta senhora fez e culpar os professores de todas as reprovações sem ter em conta o facto do aluno poder reprovar, não porque tem um mau professor, mas simplesmente porque não estudou o suficiente :)

Belzebu: eu não tenho nada contra esta senhora, só não concordo com a sua afirmação. É quase como dizer que se os automóveis avariam, a culpa é dos fabricantes, sem ter em conta que os respectivos donos têm que fazer a respectiva manutenção dos seus veículos :)

01:59  
Blogger vinte e dois said...

Carmencita: acho que ela gosta é de dar uma opinião sobre um assunto do qual não anda muito bem informada :)

Bolinha: é realmente fundamental que os pais tenham um papel primordial na educação dos filhos para o estudo. O que os alunos aprendem na escola deve ter continuidade em casa e passa por os alunos reservarem diariamente nem que seja meia hora para rever a matéria. E em muitos casos, não é isso que acontece e não são raros os casos em que Encarregados de Educação se queixam que não sabem como fazer para retirar os filhos da frente do computador para os fazer estudar. Eu acho que é muito simples, qualquer aparelho eléctrico tem um interruptor... basta desligá-lo :)
As críticas que nos fazem são muitas vezes saudáveis e permitem-nos até reflectir sobre determinadas coisas que talvez nos passam ao lado, mas também temos o direito de não concordar com elas :)

02:07  
Blogger vinte e dois said...

Lucia: muito sinceramente, adorei o teu comentário. Não pelo facto de vir em defesa dos professores (o que eu agradeço, apesar de tudo), mas por mostrar uma realidade que cada vez mais deixa de ser uma realidade. Actualmente, os alunos têm todo o tipo de informação ao seu dispor, e na net então é que não falta. Mas apesar de tudo, na generalidade, não se dão ao trabalho de a aproveitar. Cada vez mais esperam que tudo lhe caia do céu já feitinho, pronto a engolir. Existe uma passividade assustadora perante a vontade de adquirir conhecimentos. Qual será o futuro dessas crianças no mercado do trabalho em que a competitividade é cada vez mais forte, em que é preciso dar provas de se ter garras para vencer? E o mais triste é que muitos desses alunos acabam por tirar um curso superior porque os pais têm possibilidades monetárias para os manter numa universidade privada ou então para os aguentarem anos a fio numa pública fazendo duas ou três cadeiras por ano enquanto que outros alunos com vontade de estudar ficam pelo caminho porque os pais não lhes puderam proporcionar uma continuação de estudos..

02:25  
Blogger vinte e dois said...

Nanny: não foste polémica :) É uma realidade que há professores incompetentes. Mas será que essa minoria de professores incompetentes é culpada do insucesso escolar do nosso sistema? Dá-me a impressão que é isso que esta senhora nos quer fazer acreditar.
As bases são realmente importantes para a formação futura dos alunos e é importante que estes comecem bem o seu percurso escolar. Mas em muitos casos, bons alunos acabam, ao longo do seu percurso escolar, por perder o seu interesse pela escola. E aqui seria importante descobrir as verdadeiras razões do insucesso, que não passam unicamente por o professor ser bom ou mau, penso eu :)

Boop: não te vou estranhar tanto mais que reconheci o teu avatar ;)

02:37  
Blogger vinte e dois said...

Boleia: é só uma opinião pessoal :)

Fl: quem sabe! ;)

Pedropina: sei lá, hoje em dia já não digo nada ;)

02:39  
Blogger vinte e dois said...

Anónimo(a): todas as opiniões são bem-vindas aqui e não estou à espera que toda a gente diga coisas que eu queira ouvir porque, assim, não teria piada nenhuma. Gosto no entanto de saber com quem estou a falar (neste caso, a escrever). Até cheguei a pensar que fosses a própria Inês Pedrosa e que, por indicação de alguém teu conhecido, tivesses vindo até aqui ler o post sobre ti , mas acho que seria um privilégio demasiado grande para mim.
Em relação à dúvida de "metade dos alunos", até podes ter em parte razão, mas nesse caso, seria bom que os "Senhores Entendidos" nesta matéria decidissem acertar de uma vez por todas as suas opiniões pelo mesmo diapasão. É que numa consulta aos escritos de uma "Senhora Conceituada" também na matéria, o que escrevi no meu post estaria correcto (para além da consulta a pessoas amigas também ligadas ao assunto). De qualquer forma, não é isso que está em causa no meu post, mas sim uma afirmação feita tão ao de leve por uma determinada Senhora e que considero que teria merecido mais alguma ponderação, mas enfim.
Se não tens pachorra para ler o resto do meu blog, não posso, nem quero obrigar ninguém a fazê-lo.
Quanto às minhas leituras, se tivesses lido o post com olhos de ler, terias verificado que, em relação ao Nilton, aparece lá "Prenda de Natal". Isso significa que não fui eu que o comprei, foi oferecido. Mas não teria qualquer problema em comprá-lo caso estivesse interessado na sua leitura. Infelizmente, em Portugal, existe ainda muito aquela mania (que pelos vistos tens) de se mostrar que somos uma cambada de intelectuais. É de bom tom dizer que se leu a obra X ou Y,nem que o livro nunca tenha sido aberto e sirva unicamente para as visitas verificarem a nossa(falsa) intelectualidade. É a hipocrisia em plena acção! Eu tenho na minha biblioteca pessoal a obra quase completa de Saramago (lida, não é só para enfeitar)... isso já faz de mim uma pessoa com mais valor? No teu ponto de vista, acho que subi uns pontos na tua escala de consideração por mim... mas eu não preciso disso, lamento dizer.
Que poderia ter colocado, nos 5 últimos livros lidos, obras de grande relevo... poderia, porque também tenho dessas leituras, mas não sou hipócrita ao ponto de me estar a querer exibir quando as minhas últimas 5 leituras não foram essas!
Em relação ao meu blog, é o meu canto, onde deixo de parte aquele tipo de escrita rebuscada e pensamentos intelectuais que poderia efectivamente ter, mas que não me serviriam de escape. Pretendo que este blog sirva unicamente no sentido de me divertir e divertir quem por aqui passa, se assim o pretender.
E ponto final!

03:35  
Blogger vinte e dois said...

Ic: bem, fizeste uma análise excelente da situação do nosso ensino ;)

03:42  
Anonymous Anónimo said...

22: eu não generalizei, simplesmente dei-te um exemplo que foi vivido por mim. Claro que sei que hoje em dia é muito complicado leccionar, muito por culpa dos pais que deixam fazer tudo aos filhos. Como tu dizes pode traumatizar uma criança/ adolescente se se exigir certas coisas e privá-los de outras. Como passar horas na net a ver porcaria e a falar no msn com quem não se conhece. Dá menos dores de cabeça aos pais se os filhos não chaterarem , não é? Enfim...

09:49  
Anonymous Anónimo said...

Bem, estive a ler os outros comentários e tenho que bater palmas . Só para dizer que não gosto de Saramago. Isso faz de mim o quê? Uma inculta? Temos de ter a mente aberta e ter a curiosidade de ler todo o género de livros... Duh!!! É tipo um rótulo " ah só gostas de livros de chacha? então és inculto" Detesto este tipo de pessoas que se pensam eruditas! Duh!!!
Ps: eu li Saramago, ou melhor, tentei ler.

10:03  
Blogger Marta said...

São esses mesmos maus alunos que um dia serão maus professores!

10:05  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

O que dizes no final esta mesmo muito bem apanhado. MESMO muito bem apanhado :)

Beijo meu,

A Elite

11:07  
Blogger tiagugrilu said...

...Mas olhem que ela tem razão...
Devia ter sido chumbada a Português, e não foi... Culpa de quem ?

LOL

11:12  
Blogger con-tradicoes said...

Eu gosto dos livros dela e tento separar a escrita da "personagem" que faz estes comentários generalistas e irritantes em relação aos professores!
Seguindo a lógica dela, se em Portugal há índices de leitura tão baixos a culpa também será dos escritores que não sabem cativar os potenciais leitores para essa actividade ;-)

17:48  
Blogger Unknown said...

Adorei o teu aparte ao texto, aplaudo e saudo, em relação à ministra nem me apetece comentar tamanha burrice, mas podia ser só uma, mas a sra. dá-lhe todos os dias, porra para a sra.

21:02  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro, nesta vida já vi de tudo como na farmácia. Por isso, não será novidade eu dizer que sim!!!...já vi alunos chumbar por causa do professor.

Grande abraço.

22:35  
Blogger redonda said...

Eu até costumo gostar do que ela escreve, mas aqui não podia divergir mais.

22:42  
Anonymous Anónimo said...

Eu ando na escola. vou para o segundo ano. Eu quero aprender muito para não dar muitos erros.
Gostei do teu blogue.
Dou-te um beijinho

00:58  
Anonymous Anónimo said...

Acabei de comentar o teu post sobre varinhas magicas (no inicio do blog) e ate estou envergonhada com o disparate k escrevi lol
Auinda vou pensar se nao meto parecido no meu blog familiar :P

13:42  
Blogger Eu said...

ahahahahahahaha
muito bom!!!

08:57  
Blogger Cristina said...

haha gostei do fim
:)

Hoje é dia de festa, vem festejar comigo
:)
beijinhu

12:23  
Blogger White_Fox said...

1. Realmente se foi o que a senhora disse (e não uma gralha do jornalista) o caso é grave!
2. A senhora Ministra, e desculpem k lhes diga, não está a fazer um bom trabalho! Então nos exames nacionais... Bem, melhor nem falar! Os exames deveriam ser feitos por alguém k conhece os programas e a situação nas escolas (quer no básico quer no secundário). E é o que não se passa!
Outra coisa! Não se admite que num exame haja uma pergunta de escolha múltipla que tem as opções todas incorrectas e que depois o aluno ainda seja prejudicado (em vez de receber a cotação toda dessa pergunta, só recebe parte! Estúpido).
3. Há professores e professores! Há professores que nunca deveriam de o ser, pois não têm capacidades para isso!
4. Há alunos que não tiram boas notas porque NÃO QUEREM! Se um professor der aulas a uma turma onde metade dos alunos pensa assim, é normal que metade da turma chumbe. E aí a culpa não é do professor...
5. Resumindo, há maus profissionais em todo o lado! E é isso que o Ministério tem de reconhecer! Até mesmo dentro do seu espaço...

13:05  
Blogger Peste said...

o segredo para o sucesso é arranjar um bode espiatório!

17:30  
Blogger vinte e dois said...

Dsgaia: também me mete um bocado de confusão que nos julgam pelo que lemos, tal como as pessoas que nos julgam pela música que ouvimos. Eu sou um curioso. Gosto de ler, ouvir, ver um pouco de tudo e não gosto de me limitar ao que é socialmente aceite como cultura. Aliás, o que é que se pode considerar cultura e não-cultura? ;)

Marta: bom, mas isso aplica-se a todas as profissões. Um mau aluno dificilmente um dia será um bom profissional ;)

03:02  
Blogger vinte e dois said...

A elite in Paris: beijinhos também para ti, Elite ;)

Tiagugrilo: pois, de quem? ;D

Con-tradições: ou será também como dizer que se o nosso país está no estado lastimável em que está, economicamente falando, a culpa é dos nossos políticos ;)

Sininho: da nossa Ministra espero surpresas novas a cada dia que passa ;)

03:07  
Blogger vinte e dois said...

Aflores: acredito perfeitamente bem. Há professores que nunca deveriam estar à frente de uma turma, como políticos que nunca deveriam estar no governo, gestores que nunca deveriam estar à frente de determinadas empresas e a lista seria ainda grande ;D

Redonda: que me lembre nunca li nada escrito por esta Senhora, mas fiquei com curiosidade em ler ;)

Soletrar: tentei deixar um comentário no teu blog mas não consigo ;) E parabéns, no segundo ano e já sabes tão bem escrever... deves ter um(a) professor(a) muito bom/boa! ;D

03:12  
Blogger vinte e dois said...

Loira: não fiques envergonhada, até teve muita piada! ;D

Eu: ;D

Cristina: já fui festejar e já deixei prenda como viste ;D

White_Fox: em relação aos exames, dá-me a impressão que quem os faz nunca deve ter posto os pés numa sala de aulas ;)

Peste: pois, muitas vezes resulta ;D

03:16  
Blogger susemad said...

Nem sempre os alunos têm culpa, como também nem sempre os professores são os culpados.
Um pau de dois bicos, é o que é!
Quanto ao erro da escitora, pois... que poderei dizer... errar é humano. :)

09:34  
Blogger Mim said...

O piot é que a dita Inês supostamente é jornalista, e até é uma das fundadoras do "independente" e até escreve uma coluna no "expresso".
Enfim...
"Errare humanum est"
;)

01:03  
Blogger Lua said...

Tadita... perdoai-lhe Senhor que ela não sabe o que diz....

23:36  
Blogger Patricia said...

Há realmente professores que não se preocupam com os alunos... mas felizmente sempre tive professores preocupados com toda a turma. Sempre houve aqueles colegas que faltavam, que não se preocupavam, mas os professores nunca deixaram de se preocupar com eles.

11:14  
Blogger vinte e dois said...

Tons de azul: exactamente, a culpa pode estar dos dois lado, por isso não se pode acusar só uma das partes ;)

Mim:Bem, disso não sabia! ;)

Mystic: ela está perdoada, não te preocupes ;D

Patricia: concordo contigo. Há bom e maus professores, mas o número de bons supera de longe os maus ;)

01:06  

Enviar um comentário

<< Home