20070105

# Na minha já longa e assídua carreira de



tomador de café, tive a oportunidade de conviver de perto com os mais variados tipos e feitios de empregados de balcão. É o privilégio de quem não se esquece de picar o ponto à frente da chavenazinha 6 ou 7 vezes por dia. O meu bólide funciona a gasóleo, eu funciono a café. Já fiz as contas e fica-me mais barato sustentar o carro. Mas enfim, continuando. Esta oportunidade diária de conviver com estes senhores, de observar o seu habitat natural, os seus movimentos, o seu acasalam… - não, esqueçam, essa parte não foi observável - permitiu-me, após um elaborado trabalho de pesquisa e catalogação, deixar aqui em primeira-mão os resultados de vários anos de apurada observação sobre a relação destes trabalhadores com os trocos. Queria deixar bem claro que estes resultados foram laboriosamente compilados e cientificamente comprovados com muito suor no campo. Não vos vou fazer esperar mais e deixo já de seguida os meus apontamentos:

1- O empregado de balcão modelo:
Este espécimen, cada vez mais raro, tem a particularidade de receber o dinheiro do cliente, de dar logo de seguida o troco, contando as moedas uma a uma e colocando-as na palma da mão estendida do tomador de café.

2- O empregado de balcão a precisar de uma consulta na Optivisão:
É o espécimen mais irritante da sua classe! Vai buscar o troco e coloca-o em cima do balcão mesmo ao lado da mão estendida e bem aberta do tomador de café. Quem tiver as unhas compridas safa-se bem e pega as moedas com facilidade. Quem tiver as unhas curtas, não tem outro remédio se não fazer deslizar as moedas até ao bordo e deixá-las cair na outra mão aberta um nível mais abaixo.

3- O empregado de balcão fanático do jogo da malha:
Este é o tal que atira os trocos com algum desdém para cima do balcão ou da mesa, e a mim dá-me vontade de lhe atirar com o pires à cabeça!

4- O empregado de balcão tipo atira barro à parede para ver se pega:
É sem dúvida um dos mais perigosos. Pede-se para este espécimen atenção redobrada! Esta espécie testa a memória do cliente.
- Está aqui o seu troco!
- Olhe, desculpe mas dei-lhe uma nota de 10 €…
- Tem razão! Tem razão!
Nunca põe em causa a palavra do cliente. Vai buscar a nota de 5 € que falta para completar o troco e entrega-a sem um ai nem um ui. O cliente seguinte que se cuide!

5- O empregado de balcão que abusa do queijo – partindo do princípio que o queijo faz mesmo perder a memória:
Esta ave rara não dá simplesmente o troco. O tomador de café dá o dinheiro, toma a sua dose de cafeína, lê o jornal, fuma um cigarrito e das duas, uma: ou se esquece que não recebeu o troco e vai embora todo contente da vida ou então é obrigado a pedi-lo e recebe em troca um desculpe muito mal disfarçado de quem está chateado por não ter ficado com mais uma gorjeta!

Bons cafés para todos!

45 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E depois aind ahá tb o empregado com problemas de surdez... aquele a quem pedimos o café e parece que não ouviu porque nos deixa especados no balcão à espera.

08:42  
Blogger Eu said...

LOL.. muito bom!

09:37  
Anonymous Anónimo said...

Eu que também sou uma tomadora de café, vou-te dizer que até agora só me apareceram empregados da espécie dois. Só me saiem duques e cenas tristes!!!

11:21  
Blogger marta r said...

O que mais me irrita é aquele que olha para nós com um ar ASSASSINO só porque queremos beber um café e as mesas estão postas para o almoço!

11:37  
Anonymous Anónimo said...

por causa da especime 5 deixei de frequentar um café. Isso enerva-me.
Até agora só deixei de frequentar 2 cafés. Um pelos frequentes faltas de memória. Outro porque queria á força viva que eu consumisse o que ele bem entendia. Era como se diz no marketing satisfazer as necessidades do cliente..!

12:50  
Blogger Prof said...

O espécimen um (não é empregado de balcão mas serve às mesas)podes encontrá-lo na Pastelaria Avenida; o espécimen quatro podes encontrá-lo no Drinks e o empregado surdo que alguém falou podes encontrá-lo no Autocarro Bar.
Bons cafés também para ti!

12:58  
Blogger vinte e dois said...

Freemind: E também há aqueles como me aconteceu esta semana que estão na conversa ferrada atrás do balcão e nós à espera pacientemente que eles acabem. Mas a estes, normalmente, costumo interromper e deizer que estou com um bocado de pressa ;)

Eu: Obrigado! ;)

Ds Gaia: Experimenta o 2 e verás como te apetece fazer tiro ao alvo ;D

Marta: Essa nunca me aconteceu mas à primeira oportunidade tenho que experimentar ;D

Tony: Em relação ao 5, experimenta ires embora sem pagar o café. podes ter a certeza que aí ele não se esquece que não pagaste! ;D

Jade: Boas dicas não me estás a dar! Desse 3 locais o que costumo frequentar com mais assiduidades (já foi muito maior quando andava ao lado na universidade) é o Drinks, mas até hoje nunca me calhou nenhum espécimen 4. Ando com sorte a mais! ;D

14:39  
Blogger stela said...

Eu também são assídua do cafézinho! Já deixei de ir a 2 por serem das espécies raras! aqueles a quem pedimos o café, 10 x e nada! Aqueles que queremos pagar e nada (dá vontade vir embora sem pagar)! e depois há esses todos!
Boa observação! Gostei!!
beijos

14:43  
Blogger Maríita said...

Eu tenho tido muita sorte está visto, agora só apanho espécimens do tipo 1. Bom estudo científico!

Beijinhos e bom fim-de-semana

15:21  
Blogger Peste said...

e os arraçados de caracóis???

q só se arrastam com pouca vontade até ao cliente??

há tandos :S

15:54  
Anonymous Anónimo said...

Eu tb sou uma grande "tomadora de café" e onde vou todas as manhãs... a dona da pastelaria tem tão mau feitio, que uma vez ouvi um sr dizer : "quero um café com bons modos, por favor".
Apanhamos de tudo mesmo, mas o que fazer, se gostamos tanto da "bica" :))

16:36  
Anonymous Anónimo said...

hehe, isto eh k foi um estudo aprofundado!
lool
esse k atira as moedas eh msm irritante!
=)
bm f-d-s!*s

18:23  
Anonymous Anónimo said...

Ainda me recordo do cavalheirismo dos empregados da Brasileira no Chiado que recusavam o pagamento antecipado. Diziam-me: "Aqui nesta casa, os clientes primeiro disfrutam e depois pagam". Verdadeiros mestres do bem servir!

20:47  
Anonymous Anónimo said...

E aquele que deposita o troco na tua mão e aproveita para a "acariciar" como quem não quer a coisa?

21:17  
Anonymous Anónimo said...

Durante a semana só costumo beber café no trabalho aí é self-service sou sempre bem atendida :)
No fim de semana o atendimento é o 1, sou uma priveligiada :)

21:50  
Blogger White_Fox said...

6 cafés por dia!!! Muitos, não?
Grande trabalho de campo. Concordo com todos eles...

22:10  
Blogger Marina said...

Mas que trabalho de alto nível cientifico! =)

Que saudades da minha escolinha do ano passado onde as senhoras ate sabiam como eu gostava do cafe...

Bom fim de semana!

23:43  
Blogger zé lérias (?) said...

lolololol.

Bom fim de semana!

02:05  
Anonymous Anónimo said...

:) bonito. Não bebo café, mas não gostava de apanhar o número 5.

02:08  
Blogger Belzebu said...

Li atentamente o teu post ou não fosse eu um consumidor selvagem de café! Posso dizer que conheço todos eles e para os castigar todos os dias os obrigo a servir-me cafés desenfriadamente sem apelo nem agravo!

Castigo-os dando-lhes trabalho!

eheheh!! Saudações infernais!

03:03  
Anonymous Anónimo said...

Amigo 22... sou uma previlegiada!!! O meu religioso café matinal é tomado num estabelecimento a 30 metros da minha casa, quando vou a virar a esquina ouço o bater daquela coisa de pôr o café na máquina... ao chegar ao balcão está o pires com uma colherzinha e sem açucar (como eu gosto!) e o café é "personalizado" com um pouco de água fria (como eu gosto!! para ser mais rápido), tudo isto sem pedir nada, a minha boca só se abre para os bons dias e para esboçar um sorriso ao sr Manel que é tão simpático que derrete qualquer tipo de mau-humor-matinal!!!

10:10  
Blogger Unknown said...

Tudo verdade e poderia aplicar-se a tantas outras profissões. O que mais me irrita é a falta de brio profissional que há. (e não me venham com a história de serem mal pagos e tal.) lol

gostei do seu blogue, tenho é que passar mais tempo a ler para comentar como deve ser.
até

11:37  
Anonymous Anónimo said...

Eu também sou tomador de café mas mais soft, 2 a 3 por dia ...!

Engraçado a tua analise do empregado de café ...!

Detesto aqueles que te impingem qq coisa mais ...!

Um BOM FDS!
Um abraço da Matilde e Cª!

14:02  
Blogger Andreia said...

lolol,

nunca tinha pensado nisso!

19:06  
Anonymous Anónimo said...

LOLOL excelente post!!!!

21:46  
Anonymous Anónimo said...

LOL

gostei do blog hei de vir mais vzs!

00:17  
Blogger Nomyia said...

Raramente bebo café. E quando tomo vou aos sitios do costume. Por isso nada de falahar nos meus trocos ok?
*****

13:28  
Anonymous Anónimo said...

café sempre... sempre que a tensão o permite :(

DELTA ;)

14:15  
Blogger Lusófona said...

é minha primeira visita :)

Muito bom esse post, há muita gente mal humorada e mal educada a trabalhar em atendimento ao público em geral.... o que será?

Bjs e Feliz 2007

16:40  
Anonymous Anónimo said...

raramente tomo café fora de casa ou fora do escritorio (temos uma daquelas maquininhas), quando tomo é sempre no mesmo sitio. Mas também funciono a café! 90% do meu sangue deve ser cafeína! lol Bom ano! Beijos

16:41  
Blogger david santos said...

Olá!
Bebo muito café, logo, tenho de ficar por aqui.
Ah, não. Não fico nada. Só para dizer que o nosso Beira-Mar anda de rastos, mas que Aveiro é um mundo.
Abraços.

19:30  
Anonymous Anónimo said...

O que mais me enerva, mesmo assim, é o que coloca as moedas ao lado da minha mão estendida. Dá-me raiva não ter feito uma bolinha com a nota e ter-lha atirado a um olho!

10:03  
Blogger tiagugrilu said...

...E também há o aziático. Sim, com "z", aqiele empregado que faz tudo correctamente: entrega o troco certinho, na mão, diz "obrigado", etc...

... Mas sempre com uma cara de quem está com uma azia de favas com chouriço.

11:51  
Blogger Atlantys said...

Tão, mas tãooooo certeiro =D
Áté me deu vontade de beber um cafézinho, és servido? =P

14:42  
Blogger luna said...

olá 22 em primeiro lugar quero agradecer as palavras deixadas no meu mundo. Em segundo que já sou acidua do teu blog,pois fazes me sempre rir. mais uma vez bigada beijinhos da luna

15:19  
Blogger luna said...

Atras de um balcão encontra se vário tipo depessoas , mas uma coisa é certa se for mal atendida não volto lá e prontos...

15:27  
Anonymous Anónimo said...

E quando o balcão é arredondado do lado do cliente?
Esquece, o melhor é esperar que acertem no cesto dos papéis...

23:36  
Blogger Blondie said...

lolololol
Gostei especialmente do empregado fanático do jogo da malha!! Muito divertido!
beijinhos

00:03  
Anonymous Anónimo said...

Bebo muito café no trabalho e à borla. Para além desse café que sai numa máquina toda supimpa da marca SAECO aqui no trabalho, adoro o meu café expresso de casa, onde sai um dos melhores.

Digo-te isso pois sou, como tu, "cafeínodependente".

Mas reparo que preparas uma dissertação de Mestrado ou Tese de Doutoramento sobre a matéria ;). Caso pretendas ajuda aqui de outro fã de café apita ;)

10:00  
Anonymous Anónimo said...

tu as oublié les sourds, qui se demande le café, et il devient à demander…..et ils arrangent le vaisselle, les couverts, ils nettoient le balcon et rien de nous entendre…nous restons avec volonté de .....rien.

17:22  
Blogger Unknown said...

Muito bom já me apareceram todos, mas em particular um que me fez uma verdadeira feirada kuando lhe disse que lhe dei 10 aerios e ele só fez o troco a 5. Falei até me parecer razoável, ele ficou com o troco dos 5 aerios e nuncamais lá voltei e por onde passo só digo mal

22:20  
Anonymous Anónimo said...

O jogador da malha é o tipo que mais detesto. Às vezes enervo-me tanto que viro ou parto alguma coisa ou assim... do sistema nervoso, claro. ;)

03:00  
Anonymous Anónimo said...

Quero lá saber do ambiente e do atendimento, quando vou tomar café, só preciso de um bom café.. Se não sair bom é que já há problemas =P * Beijos!

18:32  
Blogger Eumesma said...

Ehehehe

Está muito boa esta análise dos empregados de café...:-)

Acho que já encontrei todos os especimens, mas de qualquer das maneiras nada me tira o prazer de beber um coffe algum lado...:-)

Bjs

16:27  
Blogger sofia said...

Genial!
E ainda há os que se deixam ficar encostados atrás do balcão a conversar com os colagas da cozinha, ou a alinhar criteriosamente os tabuleiros do almoço, enquanto o balcão se enche de gente para atender. Depois, num ataque de "eu-sou-muito-trabalhador", passam pela tua mesa e enfiam no saco do lixo a tua tarte de natas ainda por acabar, só porque estás animadamente a conversar com a pessoa ao teu lado e pausaste por breves instantes o teu pequeno almoço!

Bons cafés! :)

11:32  

Enviar um comentário

<< Home